terça-feira, 6 de maio de 2008

O tempo está bom



Houve uma época em que eu não precisava olhar a previsão do tempo. Era só abrir a janela. Agora acontece um pouco de tudo. Tem granizo. Tem ciclone. Até furacão. E antes não havia nada disso. Também não sei se adianta olhar a previsão do tempo. Eles continuam errando muito. Mas agora eu olho. Eu acho que preciso olhar.

Hoje o tempo está bom. Existem grandes nuvens, mas estão pouco aglomeradas. Esparsas. São cirrus cumulus. Tripinhas de algodão que engrossam muito, de repente. Ou apenas grandes cumulus. Chumaços gigantescos de algodão. Tem ainda algumas cumulus-nimbus e acima de onde estou, vejo o véu fininho de umas stratus. Todas as nimbus são sombrias, carregadas. E a previsão não diz nada sobre chuva. Mas eu acho que vai chover. Lá para o final da tarde deve chover.

Eu poderia ser um meteorologista amador.

Eu apareceria na televisão e diria as coisas que as pessoas querem ouvir, mas nunca ouviram, sobre o tempo.

Atenção, Senhoras e Senhores. Hoje vai fazer um calor infernal. Ninguém vai conseguir trabalhar. Fiquem em casa. Hoje o sol vai ser de rachar mamona. De fritar ovo. Mantenham as crianças debaixo do chuveiro frio. Encham uns baldes de água. Brinquem um bocado. Deixem tudo para amanhã. O calor vai durar das oito às dezoito. Fiquem na sombra. Arrumem uma brisa. Leiam um livro. Peça para uma pessoa te abanar e cantar uma música. Quem gostar de namorar com suor, hoje é o dia ideal.

É lógico que aí iam querer me demitir. Mas no dia seguinte eu compensaria. Eu diria assim, com os dedos cruzados: Olha gente, foi brincadeira. Eu nem sabia que estava no ar. Amanhã eu vou falar diferente. Serei otimista e produtivo. Querem ver?

Atenção, Senhoras e Senhores. Hoje vai fazer um frio danado. O que é ótimo para o trabalho. Aumenta a concentração, tira a vontade de conversar. Em compensação, todo mundo vai ficar mais focado. Vai produzir mais e consumir mais. E além disso, vai poder usar aquelas roupas quentes que ficam no fundo do armário. Todo mundo fica super mais bonito com roupa de frio, não é não? E além de trabalhar mais, vocês vão poder fazer compras mais tarde. Porque quando faz frio dá gosto sair para fazer compras, né? Então é isso aí, galera, vamos ralar!

Mas aí, na hora h, eu diria tudo diferente.

Gente, pessoal. Olha, hoje vai fazer um frio de ficar grudado em quem a gente gosta. Fique de meias. Pode preparar o cobertor. De orelha. Liga pro trabalho e diz que ficou doente, muito doente. Você tem tudo o que precisa em casa. Mesmo assim, pede para o teu chefe mandar levar uma canja. Fala para sua mãe que vai filar um rango, logo mais à noite. Deixe o seu amor feliz, dê preferência no chuveiro. Quente, de soltar vapor. Arrume e mande as crianças para a casa da sogra. Coloque uma música legal. Depois, muito depois das coisas esquentarem, tire um cochilo. E aí comece de novo.

É lógico que aí não iam querer mais conversa. Minha carreira de metereologista amador seria muito curta. Uma última chance, pessoal? Por favor?

E então eu diria assim, em rede nacional de metereologia:

Pessoal, hoje é o meu último dia aqui. Queria agradecer o apoio de todos. E como última previsão, prevejo que amanhã vai ser dia de sol e chuva, com muito vento no período da manhã. À tarde, onde não fizer sombra, fará sol. A umidade relativa do ar estará mais para úmido do que para relativo. Vai ser um dia muito agradável para ficar lá fora, sem fazer nada. Ligue para o trabalho e convide o seu chefe para uma pizza, um chopp. Mas antes, pegue as crianças e vá soltar pipas, qualquer coisa. Mas não fique em casa. Hoje não.

E depois, podia tentar a carreira de astrólogo.

14 comentários:

Paulo Bono disse...

nunca prestei atenção à previsão do tempo. até porque aqui em Salvador, você sabe, o clima é um só mesmo.

abraço

Careca disse...

Paulo,é verdade. Abraço,

Rodrigo Carreiro disse...

Aqui é fácil: se tiver nuvem no céu vai chover, mas com quase 100% de certeza, em algum momento do dia o céu vai abrir e fazer sol.
Frio? Nunca.

Careca disse...

Rodrigo, aí é o paraíso com acarajé! Um abraço,

Anônimo disse...

magina, você subiria o ibope com certeza! aqui em sp, é fácil: agora temos: frio, sol gelado (se estiver com muita roupa, na volta do dia, você fica cheirando lã queimada!) e garoa gelaaaaaada à noite (às vezes).
abraço

Careca disse...

Uai, bela descrição do tempo aí em SP. Um abraço,

Mwho disse...

É...
Mas acho que você não teria chances com as aspirantes a apresentadoras de telejornal...

Careca disse...

Mwho, você deve estar brincando! Se você me visse de calça colada, com a careca brilhante, aposto que mudaria de idéia!

Mwho disse...

Mas não se preocupe, você certamente escreve melhor do que elas!
Abraço,

Careca disse...

Mwho, prevejo que vai chover na sua horta! Um abraço,

Anônimo disse...

tem uns macetes que os antigos usam pra saber o que vai rolar com o tempo. dor no joelho, direção que os pássaros voam, sapos coaxando... essas coisas hehe

Anônimo disse...

careca, eu me acho uma excelente médica e um dia quero ser uma cirurgiã neurologista amadora.

Careca disse...

Franka, finalmente! Acho que eu tentar oftalmologista amador da próxima vez.

Careca disse...

Alvarez,
li umas coisas no seu blog e achei muito legais. Manda bala!

Frase do dia