terça-feira, 20 de maio de 2008

O pior dos pecados



Os sete pecados capitais. Todos eles são mortais. Mas não é só você que morre. É você e a sua alma. Se você cometer um deles, se não for perdoado, sua alma queimará no inferno por toda a eternidade. Foi assim que eu entendi, quando me ensinaram. Talvez eu tenha entendido errado, não importa mais. Para mim é isso que vale.

Não sou muito religioso, mas procuro fazer os instintos básicos mandarem menos. Tento abrandar um pouco o futuro fogo debaixo da minha alma condenada. Não sou muito guloso. Mantenho o luxúrio dentro das calças. Sou pão-duro, mas dou minhas esmolas. Tenho raiva de agüentar muita coisa calado, mas aguento. Minha soberba é meio chinfrim, classe média. Minha preguiça tem hora certa. E a inveja, se é forte, eu procuro sufocar debaixo do chuveiro frio.

Se eu tivesse que colocar uma hierarquia de importância, começando pelos menos “nocivos”, eu deixaria nessa ordem: gula, luxúria, avareza, ira, vaidade, preguiça e inveja.

Essa é a minha ordem. Pode não ser a sua. Não fique bravo. Controle a sua ira.

Gula é uma coisa terrível para algumas pessoas. Um bom jeito de verificar se você mantém a gula sob controle é numa boca livre. Em casamentos, por exemplo. Se você ficou na sua, e não correu na hora que liberaram geral, então você está bem, cara, você está bem. Agora, se ficou na sua, mas arrependido de não ter espetado um garfo na mão de alguém, você precisa de tratamento. O melhor tratamento para Gula é comer muito. Sem mudar o guarda-roupa.

Luxúria também pode ser terrível. O remédio para ela é o mesmo indicado para Gula, sendo que o melhor é nem usar nada do guarda-roupa. E sem esconder em guarda-roupa.

Avareza, me dá uns ataques. Já tive muitos ataques de avareza. Nenhum chegou ao extremo de me deixar anoréxico, a ponto de esconder comida, mas já cheguei perto. Mas também não me preocupo muito com avareza. Tem muito profissional espalhado no mundo trabalhando com ela, fazendo a gente gastar à toa. Por exemplo, lançaram o iPod. A Sony lançou a digital reflex. Além disso, o governo já fica com 40 por cento. Então, não tem muito jeito de ser avaro hoje em dia. E aí a gente vai e provoca inflação. O melhor tratamento para Avareza é freqüentar restaurantes caros e manter um guarda-roupa fashion.

A Ira me preocupa. Sou muito irado, às vezes. Mas ando mais controlado. As pessoas me chamavam de Careca Hostil, de tão raivoso que eu era. Uma vez fizeram uma plaqueta, dessas de acrílico. Colocavam em cima da minha mesa e eu nem percebia. Estava escrito assim: Mala Raivoso. Um dia chegou uma pessoa, de repente, e mandaram falar comigo. Esqueceram de tirar a placa. A pessoa olhou para mim, olhou para a placa, virou e foi embora. Se eu estivesse no lugar dela, eu também teria ido. O tratamento para a Ira é igual ao da Gula, só que você tem que bater no guarda-roupa.

A minha Vaidade é um pouco desproposital. Sei que eu poderia ser mais modesto, mas isso simplesmente não me ocorre. Acho que vou arder muito no inferno por causa da minha Vaidade. E ainda vou ficar me gabando. Rá. Rá. Minhas chamas serão mais altas e flamejantes que as do Cabeça! O melhor tratamento para a Vaidade é entupir o guarda-roupa.

Preguiça todo mundo tem. Eu tenho, principalmente depois do almoço. Mas é só tirar um cochilo que passa. Meia hora. Depois eu estou novo. O melhor tratamento para a Preguiça é arrumar o guarda-roupa. Mas primeiro tem que esperar ele ficar muito, muito bagunçado.

E por último tem a Inveja. É o pior de todos os pecados, a Inveja. A minha então, nem se fala. Eu devo ter uma das maiores Invejas de todos os tempos. Dá até raiva de pensar nisso. E eu poderia até contar uma ou duas situações em que a minha Inveja bota pra quebrar, fazendo até strip-tease em cima de bolo de casamento, mas não vou dar esse gostinho pra ninguém. Não, senhor. O melhor tratamento para a Inveja é ter um closet. Maior do que o do Cabeça!

E eu pedi para uma grande amiga definir Inveja. Ela escreveu assim: “Inveja é uma falta sentida que você vê plenamente preenchida no outro. Aí você pensa: Como? Ele tem o que EU não tenho? Não vai ter não”!!!

Nunca vi uma pessoa entender tanto de pecado. Mais que padre. É genial, essa amiga.

Depois tentei imaginar uma cor para cada pecado. É difícil.

16 comentários:

Paulo Bono disse...

sou guloso e preguiçoso. sou vaidoso tb. parece contradição um gordo vaidoso, mas sé assim.

abraço, carecone

Careca disse...

Paulo, carecas são vaidosos e querem ter cabelo.

Mwho disse...

Careca,
Sem incentivar os seus pecados, seus textos são muito bons. Agora esse seu amigo Cabeça, deve ser um pecador de guarda-roupa enorme...

Careca disse...

Mwho, obrigado, fico muito envaidecido. Sobre os pecados do Cabeça, eu não sei. Mas a gente é amigo há tanto tempo, não custa ir pro inferno comigo, né?

Anônimo disse...

hahahahahahha. Cara, adorei iso aqui!!

Anônimo disse...

Renne, que não seja a última.

Anônimo disse...

Careca,

Achei esta uma das suas crônicas mais precisas. Na medida. E se você conseguir pensar nas cores, vira o Kieslowski da crônica.

Careca disse...

Cynthia, obrigado. Vou procurar saber quem é o Kieslowski...

Anônimo disse...

Você deve ter esquecido o nome dele, mas certamente sabe quem é. O cineasta da trilogia das cores: A Liberdade é Azul, a Igualdade é Branca, A Fraternidade é Vermelha.

Anônimo disse...

cARECA, , TEM UM LIVRO QUE EU CONSIDERO MTO BOM, PRIncipalemente na parte da inveja, que segundo ele, a inveja é o único vicio que não dá prazer, pq o invejoso mesmo, aqule de verdade, não quer ter o que pessoa tem. Ele quer que a outra pessoa NÂO tenha!

Os vícios capitais e os novos vícios / Umberto Galimberti
São Paulo : Paulus, 2004.

Valéria

Careca disse...

Valéria, viu como aquela minha amiga é genial? Falou a mesma coisa. Obrigado pela dica do livro!

Careca disse...

Cynthia, obrigado pela comparação. Aquela é uma excelente trilogia. Abraço,

Anônimo disse...

Pô Careca, cê tá demais mesmo hein!! Dá até raiva de tanto que você escreve bem... (será inveja?!?!?!) Bejins, Maira

Careca disse...

Maira, eu é que invejo a sua inteligência, competência e firmeza! Só sendo assim, poderosa, para manter aquele cabra danado nos trilhos corretos da bem-aventurança! Rédea curta nele!!

Anônimo disse...

Olha a vaidade, Careca, olha a vaidade. Falta pensar nas cores.

Careca disse...

Cybthia, é mesmo, estou muito metido! Mas nem falo para alguém "atirar a primeira pedra" senão vou colecionar brita...

Frase do dia