quinta-feira, 15 de maio de 2008

Como se sentir miserável



Topei mais uma vez com a Keri Smith depois de mais um dia de Yak Shaving. Primeiro fiquei com medo. Sabe todos aqueles e-mails de correntes que você recebe, que estão cheios de ameaças no final? Pois é, pensei que uma daquelas pragas estava fazendo efeito. Eu achei que meu computador estava navegando em círculos e tinha voltado no tempo, para algumas semanas atrás. Mas aí me deparei com o texto abaixo, numa tradução livre.

Como se sentir um artista miserável
(Ou o que não fazer, sublinhe qualquer linha pertinente)

1.Compare-se constantemente com outros artistas.
2.Fale com a sua família sobre o que você faz com a expectativa de apoio.
3.Baseie o sucesso de sua carreira em um único projeto.
4.Fique só com o que você sabe/conhece.
5.Subestime seu conhecimento.
6.Deixe o dinheiro mandar no que você faz.
7.Curve-se para as pressões sociais.
8.Faça apenas os trabalhos que sua família amaria.
9.Faça tudo o que o cliente / freguês /dono de galeria/ investidor pedir.
10.Estabeleça metas inatingíveis / estupendas. Para serem atingidas amanhã.

Obviamente, você pode substituir a palavra “artista” por qualquer profissão. Eu substituí por “pessoa”.

Naturalmente, resolvi fazer o post de hoje sobre ela. Tem um link para o blog da Keri aí do lado, à direita. É em inglês. E no meio de um monte de coisa legal que ela tem, ela bolou um kit de sobrevivência para artista. Ou melhor, para o ser humano. Já fiz um para mim.


HOW TO FEEL MISERABLE AS AN ARTIST
(OR WHAT NO TO DO, UNDERLINE ANY THAT CURRENTLY APLY)

1. CONSTANTLY COMPARE YOURSELF TO OTHER ARTISTS.
2. TALK TO YOUR FAMILY ABOUT WHAT YOU DO AND EXPECT THEM TO CHEER YOU ON.
3. BASE THE SUCESS OS YOUR ENTIRE CAREER ON ONE PROJECT.
4. STICK WITH WHAT YOU KNOW.
5. UNDERVALUE YOUR EXPERTISE.
6. LET MONEY DICTATE WHAT YOU DO.
7. BOW TO SOCIETAL PRESSURES.
8. ONLY DO WORK THAT YOUR FAMILY WOULD LOVE.
9. DO WHATEVER THE CLIENT/CUSTOMER/GALLERY OWNER/PATRON/ INVESTORS ASKS.
10. SE UNACHIEVABLE/OVERWHELMING GOALS. TO BE ACCOMPLISHED BY TOMORROW.

(Visite a Keri em http://www.kerismith.com/ )

13 comentários:

Paulo Bono disse...

fiquei na merda.

Careca disse...

Paulo, eu também. Por isso que corri para o kit de sobrevivência, que tem uma bela introdução.

Mwho disse...

É, também preciso montar o meu kit de sobrevivência. Se estiver vivo até lá... E hoje nem é segunda-feira!

Rodrigo Carreiro disse...

fiquei na merda (2)
fiquei com preguiça de ler o kit

Careca disse...

Mwho, não é segunda, mas não sei não...

Careca disse...

Rodrigo, ô preguiça miserável...

franka disse...

11. nunca faça um posts inúteis, de abacates, sanduíches, máscaras de lama, tarjas...
(queria ouvir isso)
hahahahaha

Careca disse...

Franka, fica numa boa. Nem a Jeannie conseguia ser gênio todos os dias.

Anônimo disse...

Aff, se você substituir "artista" por "acadêmico" a situação parece ainda mais negra. Acho que só o Joca não deve se sentir assim. Olha lá eu fazendo as tais comparações impossíveis. O Joca não conta, né, Careca?

Anônimo disse...

Franka, diz isso não. Entrei no seu blog e achei fantástico. Queria escrever como você. Olha aí, de novo!

Careca disse...

Cynthia, é uma comparação impossível.

franka disse...

oba, tem um comentário pra mim aqui!
careca, dá licença.
cyntia, obrigada e volte sempre ao frankamente.

Careca disse...

Acho que isso é um diálogo interblogetário. O blog da Cynthia é o Que Cazzo!!.

Frase do dia