domingo, 25 de maio de 2008

Almoço aos domingos



Aqui em casa nós revezamos os avós. Se a gente vai à casa dos meus pais num domingo, no outro nós iremos para a casa dos pais da Patroa. Dessa maneira, as crianças brincam com os primos e os avós dos dois lados da família. Nós poderíamos ter encontrado outra fórmula, mas essa parece suficientemente justa e adequada. Além disso, é ótimo filar o almoço de domingo na casa dos outros.

No domingo passado, nós fomos para a casa dos meus sogros. Sogro e sogra costumam ser uma unanimidade negativa. Mas comigo é diferente. Eu gosto de ambos. E não é porque a Patroa lê o blog de vez em quando. Acho os dois legais, de verdade. E no domingo passado eu levei um filme com o Sean Connery para o meu sogro. O nome do filme é “Ver-te-ei no inferno”.

A Patroa me viu com o filme na mão e perguntou se eu estava fazendo média com o pai dela.

_Média? Com esse título ele vai pensar que eu quero é uma briga - eu disse.

Mas eu exagero, é lógico. Ele gostou do filme. Quem não gostou foi o Chicão. O Chicão é um dos dois co-cunhados, casado com a irmã mais velha da Patroa. O Chicão é gente fina. Já saiu de madrugada na rua para me ajudar com alguma coisa. Já me ajudou a trocar pneu furado em curva no final de descida em horário de rush. Eu, ele e outro co-cunhado disputamos quem é o favorito do sogro e da sogra. Por causa disso, sempre que podemos, cada um procura mostrar que é melhor, mais sabido e mais fodão que os outros. Praticamos a Lei de Gerson o máximo que podemos, procurando levar vantagem nas mínimas coisas, observando os efeitos de todas as frases e situações embaraçosas que criamos uns contra os outros.

O Chicão começou a ver o filme e disse assim:
_Esse filme é com o Sean Connery? Filme com o Sean Connery é filme gay.
_Então senta aí, Chicão. Acho que nesse filme tem nu frontal do Sean – eu falei.
_Jura? – ele perguntou.
_Juro, santa. Se você prestar atenção vai ver que ele manda uma mensagem para todos os gays do planeta quase na metade do filme, antes de tirar a roupa.
_E qual é a mensagem?
_Comam o Chicão.
_Rá, rá. Só se esse Chicão fosse careca...
_Qualé Chicão, vai me dizer que você tem preconceito?
_Preconceito? Eu não. Cada um cuida do que é seu. Eu cuido do meu...
_Pô Chicão, essa não. Essa é muito velha.

Mas é lógico que não sou eu nem o Chicão. O favorito é o outro cara, o Moacir, que nós chamamos de Moa ou de Cizinho, o primeiro genro. O Moa também é chapa da gente. Já carregou botijão de gás na chuva para a gente. Sabe aquela piada do sujeito que usa o banheiro de porta aberta? Inspirada no Cizinho. Só para você ter uma idéia do grau de preferência, o Cizinho tem uma gaveta de cerveja importada na geladeira do sogro. Enquanto eu e o Chicão disputávamos quem sacaneava o outro com frases cada vez mais xulas, o Cizinho chegou do futebol e ganhou, sem pedir, uma cerveja holandesa. Minha sogra preparou uma pururuca especial só para o dito cujo. O Cizinho virou para a gente e falou que o mandiopã estava di-vi-no mas que, infelizmente, ele havia comido tudo por recomendação médica.

As crianças correram para mostrar os desenhos para o Cizinho. As irmãs Patroa correram para as últimas instruções e recomendações inteligentes e sábias do Cizinho. E a gata da casa veio e ronronou especialmente para o Cizinho. Quando terminou de esclarecer a todos com suas fantásticas inspirações, o Cizinho virou para nós dois e perguntou qual era o filme que as bonecas estavam assistindo.

_Isso aí tá com cara de filme gay! – disse o Cizinho.

E o Cizinho nem precisou falar nada. O Sogrão levantou e deixou a poltrona Patrão para ele e tomou o Super C.R., o Super Controle Remoto, das mãos do Chicão.

_Cizinho é que é feliz – disse o Chicão.

E o Sogrão recomeçou o filme. Desde o letreiro, para que o Cizinho entendesse tudo.

Desse jeito, os domingos passam bem depressa.

6 comentários:

Mwho disse...

Careca,
Você é um herói!
Abraço,

Careca disse...

Mwho, eu queria mesmo era ser o Batman!

pevê disse...

Careca,
Esse negócio de cunhado é mesmo complicado. Como diz aquela piadinha - daquelas boas e velhas - se cunhado fosse bom começava com outra sílaba.

Mas me ocorreu o seguinte: pelos registros que vc tem feito, duvido que vc tenha algum dia carregado botijão de gás nas costas ou mesmo trocado pneu furado em descida. O que acaba me fazendo pensar que vc é que é o "cara" na família Patroa.
Abraço.

Maroto disse...

o Cizinho tem blog?

Careca disse...

Pevê, é verdade, mas eu deixo o Cizinho pensar que é ele.

Careca disse...

Maroto, blogue não, mas ele vai ter um Mega Portal B2B do Cizinho.

Frase do dia