quinta-feira, 8 de maio de 2008

Meus 15 segundos



Vamos supor que o Andy Warhol estivesse certo e hoje, no final da tarde, fosse o dia dos seus famosos 15 segundos. Acho que o Warhol tinha dito 15 minutos, mas o povo viu que era tempo demais e resolveu abreviar. Vamos lá. Todo mundo que presta atenção no planeta estaria prestando atenção em você, depois da 18 horas. O que você diria nos seus 15 segundos?

Peguei você de surpresa? Mas acho que é assim que a coisa acontece. A Comissão de Escolha dos 15 Segundos Mais Importantes da Sua Vida não se reúne todos os dias e tem milhares de pessoas para escolher. E então? Esses caras têm mais o que fazer. Eles não vão trocar o seu horário. Nem adianta pedir. É ao vivo, não é gravação.

Eu pensei numas coisas. A primeira e mais óbvia: ficar calado. Olhar fixamente para frente, como se estivesse olhando os olhos de todo mundo. Piscar devagar, um olho de cada vez. Depois os dois juntos. Um mutismo enigmático, mas significativo.

Nááááá.

Aposto que muita gente ia fazer isso. Mas é só lembrar de alguém de olhos grandes que a gente se toca que ficar calado não é uma boa opção. Além disso, meus olhos não são muito expressivos, estão mais para míopes.

A segunda coisa em que pensei foi em dizer o meu nome. Mas ia parecer propaganda política. E dizer o nome para quê? Tanta coisa importante para dizer e aí eu falo o meu nome? Não tem nada a ver.

A terceira coisa em que pensei foi declamar uma poesia. Mas é meio besta, isso de falar poesia. Ainda mais em 15 segundos. Se eu fosse o Manoel Bandeira, por exemplo, só daria tempo para dizer: “Minha primeira namorada foi o meu porquinho da índia”. O que me deixaria gravado na memória do planeta como um inacreditável pedozoófilo careca. E isso não corresponde à realidade. Não, senhor. Poesia, música, assobiar e fazer careta não acrescentariam nada à consciência planetária.

Quer dizer, o tempo é curto. Tem de ser bem aproveitado. Se eu tivesse um negócio de família, tipo plantação de milho, talvez eu puxasse brasa para a minha sardinha. “Comprem milho Careca. Comprem milho Careca”. Mas, com certeza, a Comissão deve vetar esse tipo de anúncio. E eu também não tenho negócio de família.

Nesses 15 seg, beber um copo dágua gelada seria uma crueldade com quem tem sede? Acho que a Comissão deve vetar o uso de material de contra-regra, tipo chiclete, bife, garfo, faca, lâmpada, fósforo, régua, cordão, buzina, corneta, bumbo, bomba, vela e qualquer objeto de cena.


BRANCO.

Então eu pensei em branco, durante um tempo. Quer dizer, não conseguia pensar em nada decente, louvável, educado e bacana para se dizer para alguns bilhões de seres humanos do planeta. Todas as sacanagens, bobagens, idiotices, burrices e sandices que vinham à minha cabeça já estão sendo ditas, todos os dias, há muitos e muitos anos. Não quero ser mais um a repetir ignonímias.

Aí eu pensei no que o Pelé disse. Love, love, love. Ele podia ter dito qualquer coisa, teve até mais do que 15 segundos, mas escolheu uma mensagem curta, simples, objetiva e direta. Não é o que todo mundo precisa há mais de dois mil anos? Talvez ele tenha razão. Mesmo assim, um monte de gente chamou ele de babaquara. O Caetano não. O Caetano sacou a transcendentalidade. Depois esqueceu. É difícil. Os 15 segundos não garantem aprovação por unanimidade. Muito pelo contrário.

Eu não tenho medo de me chamarem de babaca. Meu receio é de, no final, se isso acontecer mesmo, acabar por aparecer de um jeito ridículo, improvisado. Como o calouro do concurso da TV, que segue aos tropeços até o microfone e diz: eles me empurraram, eles me empurraram! Antes de mandar um beijo para o papai e a mamãe.

Na verdade, meu medo mesmo é de não ter nada para dizer. E na hora h, ficar sufocado em conselhos banais, paternalistas. E aí ficar parecido com animador de quadrilha: Usem fio dental! Protejam as crianças! Vote em gente honesta! Cuidado com o sol! Olha a chuva!

Ou pior ainda, pensar no final do livro do Kafka e antes do clic final dizer: “Igual a um cão.” Então eu torço para a Comissão demorar muito a me escolher.

E você? O que você diria nos seus 15 segundos?

23 comentários:

Paulo Bono disse...

não sei, eu gaguejo nessas horas.

abraço, careca

Anônimo disse...

careca, eu diria bem devagar:
f r a n k a m e n t e . . .

Careca disse...

Franka, frankacêntrica?

Careca disse...

Paulo, ga-ga-ga-gue-gui-gui-gui-go-go-go-seu tempo acabou.

Anônimo disse...

Eu diria os nomes de pessoas bem bacanas e brilhantes como o Careca e a Franka. É, Careca, eu já estive a um passo de declarar a 3ª guerra mundial aqui na família e suas palavras me frearam e as da franka me distraíram. Aí, a raiva passou, inúmeras vezes. Meu muito obrigada!

Anônimo disse...

careca, frankonfiante pra karái.

Careca disse...

Uai, puxa, que lisonja! Eu é que agradeço!

Careca disse...

Franka, quem pode, pode.

Rodrigo Carreiro disse...

Eu ia suar cuma porra e não ia sair nada!

Mwho disse...

Teria o direito de permanecer calado?
ou
Nada a declarar.
Abraço,

Maína Junqueira disse...

Careca, que tal um dedo?

Pó pará. Tô falando do polegar, para cima e para o alto.

Um positivo nessas horas sempre cai bem.

beijos!

Careca disse...

Carreiro, você seria um tipo perspirante!

Careca disse...

Mwho, celebridades podem se dar a esse luxo!

Careca disse...

M.J., positivo, positivo, prato, positivo, positivo, prato, genial!

Anônimo disse...

careca, positivo prato positivo prato positivo prato voce copiou de mim, seu bandinha.

Careca disse...

Franka, foi uma citação sem aspas e mancada minha. Perdão!

Doll Kinha disse...

Com certeza eu levantaria os dedos indicador e medio das duas mãos e diria: PAZ E AMOR MEU POVO!!!
BjKas DollKa

Careca disse...

Doll, é, o Pelé é show de bola.

Anônimo disse...

Eu diria: Oi, meu nome é Adriana, sou comunicóloga, viciada em café, tenho 1,58m, não gosto de girafas nem de pandas e não suporto o cheiro da flor dama da noite...

Acho que é isso.

Beijos, Adri
http://drikaninha.zip.net/

Careca disse...

Adri, eu também troco de calçada toda vez que eu vejo um panda. Mas girafa eu gosto, acho bacana aquele pescoço, comer folhas, é bem astral. Só corta o barato na hora de beber água...Bjs

Anônimo disse...

careca, amei ser copiada feito o lfv. hahaha.

Careca disse...

Franka, também gostei.

Gente, pra entender tem que ler a crônica "A bandinha", em http://frankamente.blogspot.com/.

leila disse...

mas ô careca, são 15 minutos, vai. se bem que eu fugiria da camera, talvez gritando sosgatinhos!

Frase do dia