quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Uma árvore bem família


A tarefa de construir a árvore genealógica chegou da escola alternativa. Eu e a Patroa ajudamos o primogênito. Eu não sou muito bom com árvores. Todas elas me respeitam, nenhuma quis me bater, até hoje. Embora alguns galhos já tenham caído na minha cabeça. E não sei muito sobre gênios. Eu sou um dos caras com o menor raciocínio lógico do planeta.

Minha preguiça mental é daquelas de usar calculadora de celular para conferir conta e troco de restaurante. E eu demoro. Me atrapalho com as teclas do telefone. Os garçons ficam meio com raiva de mim, enquanto eu demoro a conferir. Eles me olham como se eu estivesse duvidando da máquina registradora de somar deles. E é exatamente isso.

Uma vez, um amigo meu me falou que isso existe, sim. A máquina de somar que soma para mais. A máquina de multiplicar que multiplica para menos. A máquina de dividir que divide errado para mais. Ou para menos. São calculadoras viciadas, como os dados, as roletas, os baralhos marcados, os odômetros de carros usados à venda e os taxímetros no final da tarde.

Essas coisas todas existem e fazem o maior sentido, como as árvores genealógicas. Eu confiro conta. Nunca achei nada errado nas somas, mas sei que um dia isso ainda vai acontecer. É como acertar na mega-sena. Você duvida, duvida, duvida, e um dia ganha a quadra. E aí torra toda a grana em novas apostas. Entendeu?

Bom, a Patroa decidiu que eu não era bom para desenhar árvores e assumiu a tarefa. Eu tratei de imprimir as fotos de todos os parentes que eu consegui encontrar na pasta de fotos do computador.

_Imprima os casais juntos, do tamanho 3X4 – ordenou a Patroa.

A Patroa é muito, muito boa para mandar na gente. Acho que a Patroa é uma das mulheres mais ordenantes que eu conheço. E eu obedeço. Qualquer outra pessoa que tenha a noção do perigo e um pingo de juízo deverá agir logicamente e obedecer a Patroa. Ela é bem obedecível, a Patroa. Eu e o meu filho, que fará 6 anos em 2009, nós não somos bobos, nós obedecemos. Nós aprendemos que é bom fazer isso há muito tempo. Estamos bem treinados e condicionados.

A Patroa usa muito os comandos de voz. Com pequenas alterações na inflexão de voz, nós já sabemos se o assunto é urgente ou se poderemos enrolar um pouquinho. Graças à extraordinária habilidade da Patroa de arquear e de manobrar as próprias sobrancelhas, nós também podemos utilizar a linguagem visual para tomar decisões rápidas sobre a obediência à Patroa. Eu e meu filho sabemos, por exemplo, que se a Patroa utilizar determinada inflexão de voz acompanhada de uma sobrancelha levantada será melhor correr. Duas sobrancelhas, reze e entregue tudo para o Divino. Sobrancelhas, aba do nariz se movendo e voz aguda, salve-se quem puder.

E no caso da árvore “gênia” e lógica, como batizou o meu filho, nós preferimos seguir todas as instruções passadas pela Patroa, até porque já estávamos com muito sono. Meu filho colou um monte de frutinhas vermelhas em galhos desenhados pela Patroa. E eu imprimi as fotos. Faltaram só umas poucas. O meu filho colou as fotos de acordo com as recomendações maternas. E escreveu “Árvore da Minha Família” por cima de tudo. E ficou super bonita essa árvore “gêmea” lógica. Parecia mesmo uma macieira, cheia de frutões vermelhos com fotos de gente. A Patroa aprovou.

_Pai, ficou legal essa árvore “geme a lógica”!
_Ficou, claro! Mas onde é que dói?
_Dói o quê, pai?
_Se essa árvore geme, onde é que dói?
_Ai, pai...

E no dia seguinte, a professora elogiou a árvore. Mas criticou as fotinhas.

_Ficaram muito pequenas e também faltaram pelo menos quatro fotos.

Tem sempre alguém insatisfeito.

4 comentários:

Anônimo disse...

Faltaram fotos?!? A professora é que não percebeu que eram as fotos daqueles seus tios fantasiados de maçã no último halloween.

Manda a Patroa arquear as sobrancelhas pra professora, ela vai ver só...

Chris

Rodrigo Carreiro disse...

"Minha preguiça mental é daquelas de usar calculadora de celular para conferir conta e troco de restaurante"
Eu também
auhuhauhauhahu

Careca disse...

Chris, eles estavam mais para Capetões que maçãs. Agora, mandar na Patroa? Não rola mesmo. E ela ainda ia achar graça.
Abç,

Careca disse...

Rodrigo, grande abraço. :)

Frase do dia