sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Sorte, pura sorte



Um bilhete da escola alternativa que encontrei hoje nas coisas das crianças dizia assim:
“Queridos associados,
Caso tenham em casa garrafas pet, bandejas de isopor, latas e potes de iogurte, tragam para a escola porque estamos precisando desses materiais para o trabalho com as crianças. Por favor, pedimos ainda que tragam tudo lavado e seco. Temos recebido muitos materiais sujos, às vezes com mofo e até mesmo com restos de substâncias nocivas, como produtos de limpeza. Eles são usados para colocar cola, tinta na hora da pintura e, às vezes, se transformam em guarda trecos e até mesmo em dinossauros ou outros seres.

O trabalho com esses materiais ajuda as crianças a construírem uma relação mais consciente com o meio ambiente, aprendendo sobre a reciclagem e a reutilização de dejetos, valorizando assim a natureza e inibindo o consumismo exacerbado.
Coordenação”

Eu gosto da escola alternativa. Mas alguém precisa explicar para a Coordenação que dejetos não podem ser reciclados e reutilizados numa escolinha. Talvez possam ser reaproveitados como esterco, mas depois do tratamento adequado. Mesmo assim, não gostaria que as minhas crianças mexessem com dejetos, reutilizados ou não. Ficaria mais feliz se eles aprendessem a usar a descarga como se deve. E também não entendo de que maneira isso possa contribuir para a valorização da natureza ou inibir o consumismo acerbo ou exacerbado. Talvez quem mexa com dejetos não possa colocar a mão no bolso, é a única coisa que me ocorre.

Em seguida, a Patroa me conta que já começou os preparativos para a festa de aniversário da princesa. Temos uma amiga que é professora de jardim de infância, que começou a fabricar uma série de aventais de TNT para as crianças usarem. A Patroa conversou com a professora da minha filha, que é ótima professora, mas que disse que é contra o uso de TNT.

_Por quê? – perguntou a Patroa, interessada.
_É por causa do petróleo. Todo mundo tem que fazer a sua parte – respondeu a professora, que é ótima professora.
_É? Como assim?
_Devemos evitar o uso do petróleo.
_É, auuun, minha amiga está fazendo a parte dela. E eu faço um pouco, todos os dias. Inclusive, tenho horror a plástico.
_Ah, mas eu sou contra o TNT.
_Ah, sim, eu uso cada vez menos.
_Não brinca, eu estou falando sério.
_Eu também. Meu carro é flex. E nem vê cheiro de gasolina há um tempão...

Gente maluca. Confesso que eu fiquei tentado a tirar as crianças da escola.
Mas de que adianta? Estamos cercados de gente semi-preparada em todos os lugares. Nosso amadorismo só não é pior que a nossa inocência. E nós acreditamos piamente que nossas incapacidades serão perdoadas no último instante, só porque somos genuinamente bons, porque temos uma alma gentil. E até agora, temos sido perdoados. Mas é sorte, pura sorte.

Nenhum comentário:

Frase do dia