domingo, 24 de agosto de 2008

A mula manca da felicidade



Dinheiro traz felicidade? Não. Não traz. Mas é sempre bom ter algum no bolso, só para o caso de querer dar umas risadas. Assim como as carpideiras, é possível contratar claques ambulantes, que podem te seguir pelas ruas, soltando gargalhadas a cada passo. Quem preferir, pode escutar gargalhadas por telefone, é mais barato e você não precisa ver quem está rindo democraticamente (de, para e por você). Tenho um amigo que está na carreira de claque ambulante há vários anos. Ele é claque dedicado. Só ri das piadas do Chefe dele. Ele é tão bom no que faz que já criou uma relação de risada simbiótica. O Chefe só acha graça das próprias coisas que diz depois que esse meu amigo dá risada. E meu amigo dá risada sempre, que é para não perder o emprego. Esse meu amigo não ri de verdade há vários anos.

Não. Dinheiro? Não traz. Embora não lembre de ver foto de milionário chorando. Mas tem gente que jura que, com dinheiro, é possível adquirir uns pedacinhos de coisas mais alegres aqui e acolá. Por exemplo, livros. Eu gosto de comprar livros. E sempre acho que não tenho todos os livros que gostaria de ter. O mesmo acontece com ferramentas. Mas posso ficar meses sem comprar ferramentas, e nem me sinto pior por causa disso. Também posso ficar meses sem comprar livros. Mas aí fico triste, chateado e repetitivo. Tenho que ler um bocado para poder escrever, senão fico dando voltas demais em volta do mesmo local do umbigo. Ler é uma das melhores coisas que inventaram no mundo. É tão legal que parece que você está fazendo alguma coisa. Embora você não esteja fazendo nada, só lendo. Mas não gosto de livros de piadas. E a maior parte dos livros que eu tenho e gosto de comprar são tidos como livros super-sérios.

Dinheiro não traz felicidade. Não, acho que não. Na verdade, não tenho mais certeza. Eu procuro observar as pessoas que têm muito dinheiro para procurar estabelecer uma relação lógica entre sorriso (felicidade) e dinheiro. Isso parece óbvio com o Sílvio Santos. Mas com o Antônio Ermínio de Moraes não dá para ter certeza. Ou então não sou bom em lógica. O Sílvio Santos nem sempre teve grana. Isso eu sei. O Antônio Ermínio parece que sempre teve. Mas também parece ter uma cara de que não vale a pena ter.

Dinheiro e felicidade. Não. Está certo, não traz. Mas o que é que traz? Eu não tenho a menor idéia. Quero dizer, tenho algumas. Sem querer entrar no terreno da poesia, acho que uma das coisas que mais me deixam feliz é ver outras pessoas felizes. Eu acho que no fundo e no raso, ver gente feliz é o maior transmissor de felicidade que existe na face da Terra. E um monte de gente já sacou isso. E mesmo quem não sacou obedece a essa lógica. Quando a gente é mais jovem (boa, essa, hein?), a gente corre para ver um monte de gente jovem reunida, que é tudo cuca fresca e alto astral. As multidões querem ser alegres nos estádios. Querem urrar de alegria. Todos nós queremos. Até a platéia da ópera, que um dia já foi o teatro cantado do povão. Assim, de acordo com essa lógica, não é preciso ter dinheiro para encontrar a felicidade. Basta estar disposto a mergulhar numa multidão de gente propensa a ser feliz. Pode ser no cinema, na feira, no show, no boteco, qualquer lugar que tenha gente.

Por outro lado, as multidões também estão sujeitas a variações súbitas de humor. E multidões tristes costumam provocar ondas lacrimejantes. É terrível. É pior do que perder a medalha de ouro no vôlei. Aliás, como teve choro de brasileiro nessa Olimpíada, hein? Toda hora um conterrâneo entrava em prantos. Foi difícil. Mas agora acabou.

E só agora, depois que fiz a ilustração desse post é que eu lembrei daquela música que as Frenéticas cantavam: ...a tal da felicidade, e que importa a mula manca, se quero, a tal da felicidade... Acho que era do Gonzaguinha. E nunca entendi porque tem uma mula manca na letra.

4 comentários:

anlene gomes disse...

outra boa imagem que um amigo usa sempre: "mais feliz que pinto no lixo".
careca, graças a franka, tou virando fã! besotes dmadrileños!

Rodrigo Carreiro disse...

Traz felicidade sim. Quem diz que não é porque tem muito ehhehe

Careca disse...

Anlene, a Franka vai me levar para a Globo, no lugar do Sérgio Cid Chapeuzinho Moreira, você vai ver!Se dependesse dela, inclusive, eu já teria entrado no lugar do Bussunda! Mas, além disso pegar mal, lá eles já têm um monte de carecas. Beijocas,

Careca disse...

Rodrigo, prefiro não generalizar. Tem muito rico que faz cara triste mas também está cheio de pobre que ri à tôa.

Frase do dia