quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Três blogs que eu leio

Um dos melhores escritores que eu leio nessas minhas andanças pelos blogs é o Paulo Bono. Ele é o cara que escreve no “Espalitando”, o link que está aí, na coluna da direita. O Paulo tem um olho para aqueles tipos que a gente costuma evitar, quando se olha no espelho. Ele também é muito bom para falar com aqueles sujeitos de quem a gente procura se afastar quando anda pelas ruas da cidade. Eu também acho ele muito bom, isso é muito pessoal, para trazer de volta aquelas lembranças meio esmaecidas e tristes dos tempos em que eu não contemplava o fracasso. O Paulo costuma atualizar o blog quinzenalmente. E é sensacional também ler os comentários que a turma que ele conquistou costuma deixar. A julgar pelo que dizem as dezenas de fãs mulheres, a vida sexual do Bono deve ser alguma coisa que mataria o Henry Miller de inveja.

Outro cara super divertido, também baiano, é o Rodrigo Carreiro, do blog Terra de Ninguém, também linkado à direita. Rodrigo é um mestre em diálogos longos e desconcertantes. Ele me lembra um conto do Norman Mayler em que o escritor fica anotando as frases do diálogo que está tendo com alguém. No conto, o escritor acaba ficando sozinho, feliz por ter conseguido capturar a vivacidade daquela conversa interessante. Mas no blog do Rodrigo, a gente sente que não está sozinho, você quase pode ver ele contar a história pra gente.

Um blog diário que leio é o Frankamente, o blog de crônicas da Lúcia Carvalho. Sou fã de carteirinha dela, que é capaz de arrancar risadas da minha boca em dias nublados e também em noites de cataratas e enchentes. A Franka é ótima para fazer um sorriso brotar no canto da minha boca. Ela é especialista em chamar a atenção para os fatos do cotidiano que não nos chamam a atenção, mas deveriam. E também é especialista em maluquices e neuras do dia-a-dia. A turma de comentaristas habitués também é excelente, o que completa a diversão e o entretenimento proporcionado.

Uma das coisas mais engraçadas da Franka é sua idolatria ao Mário Prata. Ela gosta tanto do Prata que colocou uma foto dele no blog. O grande cronista também é fã da Lúcia e fez algumas crônicas a partir do que ela escreveu. Mas não botou foto da Lúcia. Ela coloca tarja nas fotos do rosto dela e isso é super engraçado. Da primeira vez que vi essas tarjas, fiquei achando que parecia coisa de pivete, tipo “olha aí, olha aí, é o meu guri”. Mas é claro que não é nada disso. São as fotos mais inocentes do mundo. Só que estão com tarja. O que só aumenta a curiosidade para saber como é a Franka e como são as pessoas que convivem com ela.

Recentemente, ela trocou umas figurinhas do blog. Por conta disso bateu recordes de comentários recebidos. Ela também vive aparecendo nos jornais e rádios de São Paulo. Para mim, ela é uma espécie de Musa dos Blogs. Mesmo com a tarja. A Franka também é cronista da Revista da Folha e recebe mais visitas por dia no blog dela que o zoológico dessa cidade, em dia de domingo. E todo o mês, um carro-forte da Google estaciona na frente da mansão dela, para descarregar a dinheirama dos clics e direitos autorais que ela recebe. Ela torra tudo em farras homéricas com amigas, amigos e princesas estrangeiras, em Paraty. Ah, e quando ela está a fim de passear como celebridade, ela vai para a Ilha de Caras e tira umas fotos do próprio pé. E depois publica, sem tarja. É. Ela é um pouco diferente. Mas, na Internet, o melhorzinho nada na areia, cumpadi!

E tem muito mais blog legal por aí.

12 comentários:

GUGA ALAYON disse...

Oba,
já tentou o:
Marconi Leal http://marconileal.opensadorselvagem.org/
e o:
Ao mirante, Nelson
http://www.interney.net/blogs/aomirante/
IMBATÌVEIS
abç

Rodrigo Carreiro disse...

Vou procurar algo do Norman Mailer para ler heheh
Valeu, careca.
E vou ler também esse Frakamente.

Anônimo disse...

ah, entendi. você ficou com ciúme de eu ter colocado uma foto do mário prata no frankamentee não uma sua. pera que assim que eu sair daqui (a M. ainda não descobriu que eu tenho blog) vou colocar uma sua também. claro, tarjado. hahaha. brigada careca. musa dos blogs é demais.

Careca disse...

Guga, boas dicas. O Nelson é hilário. Abç

Careca disse...

Rodrigo, o Norman tem um monte de coisa boa. E a Franka é genial.

Careca disse...

Franka!, acabei de falar de você! E falei muito bem, é claro! Puxa, vou ter a minha própria foto tarjada, legal!

Paulo Bono disse...

Já o meu blog diário é o Caminho do Careca.

abração, Carecone.

Careca disse...

Bono, cumprimentos, Mestre Bono, sou seu fã, cara. Abç,

anlene gomes disse...

valeu as dicas, o baiano é muitcho bom. e o seu também, vim diretamente da franka pra cá, sem escalas! voltarei!

Careca disse...

Anlene, os baianos são mesmo excelentes. E a Franka é um doce!

Anônimo disse...

Olá! Adorei o texto..também sou fã fo Frankamente!
queria aproveitar para divulgar o meu blog

www.paralelof.wordpress.com

bjuss

Careca disse...

A Franka é uma unanimidade inteligente!

Frase do dia