segunda-feira, 7 de julho de 2008

Quiabos e a capa do Batman



Alguns anos de cotoveladas nas costelas me ajudaram a ter um sono leve. Depois de anos prestando atenção na respiração dos pequenos e levando algumas pancadas nos costados, tenho ouvido de tuberculoso em relação às crianças. Costumo levantar ao menor ruído estranho. Mas ontem à noite eu levantei com relativa lentidão durante uma crise de asma do meu filho mais velho, de cinco anos. A Patroa disse que já estava apelando para a eletrocução com afogamento quando eu finalmente abri os olhos e percebi que ela precisava de ajuda.

Meu menino estava tossindo horrores e buscava ar com ansiedade e desespero, igualzinho a mim, quando também tinha os meus acessos asmáticos. É difícil manter a calma nessas horas, mas é a única coisa certa a fazer. Se você entrar na onda de ansiedade, todo mundo piora. Então eu tratei de ficar calmo. Eram apenas duas e meia da manhã. Haveria uma longa madrugada para nós dois. Havia alguma coisa errada com o nebulizador e aqueles trezentos quilos de sono estavam me impedindo de ver o que era. Só consegui focar depois de uns dez minutos. Aí vi que era só um excesso de água.

Após uma sessão de inalação com os medicamentos apropriados, não foi esta a primeira crise de asma do meu filho, combinei com a Patroa de voltar a dormir. Ela manteve o plantão até umas três e meia. Às seis horas, meu filho já estava de pé. Ele melhorou um pouco, mas não havia condições de ir para a escola. Acertamos a estratégia para o dia e funcionou. Agora já estamos com uma consulta marcada no alergista. É difícil.

Uma das suspeitas do médico é que o meu filho seja alérgico a quiabo. Eu nunca entendi bem como isso começou, mas o meu filho adora quiabo. Frito ou cozido, meio babento, não importa. Ele se amarra em quiabo. Ele também adorava leite, como eu, mas o alergista proibiu. Então eu quase sumi com o leite de casa e passamos a consumir leite de soja. Passamos não. Ele passou. Não suporto leite de soja. Com isso, diminuí o consumo de leite para pouco mais de meio litro por dia. Isso, para mim, é super baixo. Eu sempre tomava um litro de leite por dia. Mas um dia o médico disse que leite poderia ser a causa das crises do meu filhote.

Depois do leite, o médico experimentou o milho, o grão-de-bico e a ervilha. Agora o médico quer testar o quiabo. Parece perseguição. Eram exatamente as coisas prediletas do menino. Eu me lembro dos minhas experiências de menino, para descobrir as minhas alergias. Abacaxi, tenho aftas cavernosas, mas nada fatal. Morangos, me dá coceira, mas nada escabroso. Camarões, não sendo sete barbas, tá limpo. Abelha, algumas ferroadas e não sei não, a coisa fica feia. Aí, um dia, todas essas coisas sumiram. Hoje sou bonzinho, bonzinho.

Mas agora estou só a capa do Batman. Começo a não fazer sentido.

Mas não parece maldade? É difícil um menino gostar de brócolis, de jiló e de quiabo. O meu filho adora. Aí vem o alergista cortar o barato. Na próxima consulta, vou mentir. Vou dizer que o meu filho não come quiabo nem amarrado, nem a peia. Aposto como o alergista vai recomendar refeições ricas em quiabos.

6 comentários:

Mwho disse...

Leite de soja era horrível, mas hoje tem um que é bem razoável: o Ades.
Se servir de consolo,dizem que a asma da infância costuma desaparecer ou melhorar na adolescência...
Filho doente deixa até o Super-homem só de capa...
Melhoras!
Abração,
Mwho.

Anônimo disse...

Não, quiabo definitivamente não está na minha lista de coisas gostosas e comíveis...risos. Mas vou torcer pra não tirarem o quiabo do cardápio. Ele gosta mesmo de quiabo assim? de verdade? nossa, virei fã do João, viu. Tem que ter coragem! Eu não tenho. abração

Anônimo disse...

Oi, Careca! Estive imersa em uma feira de tecnologia para os usineiros na famosa terra das pamonhas, Piracicaba. Até agora não sei porque as pamonhas de lá são anunciadas em alto volume em Sampa como "pamonha, pamonha, pamonha, pamonha de Piracicaba, pamonha quentinha..." por esses vendedores em kombi, dado que lá só tem cana, não tem milho. Enfim... Já li tudo o que eu perdi na semana passada e nessa. Achei o máximo seu menino gostar de quiabo, que é uma coisa boa demais da conta, sô! É bom como jiló e mais gostoso do que pamonha de Piracicaba! Ai que fome! Bem, queria deixar um alô e dizer que não abandonei a sua kombi, apesar da bronca que tenho desse veículo por conta da fraude dos perueiros vendedores de pamonha de Piracicaba. Vê se pode! Pamonha boa é lá das Minas Gerais! E tenho dito! Abraços!

Careca disse...

Mwho, não é só o sabor, é aquele enjôo que te deixa embrulhado o dia inteiro. Felizmente ele já está bem melhor. Abç

Careca disse...

Uai, felizmente ele está melhor e o médico não disse nada quanto ao quiabo,rs,rs. Mas é verdade, ele adora.

Careca disse...

Janaína, que bom que voltou à kombi! Mas você tem razão, pamonha famosa é a mineira. De Piracicaba, famoso é o rio...

Frase do dia