segunda-feira, 28 de julho de 2008

A última palavra



Eu conheço o Cabeça desde que ele tinha 12 anos. Então, a gente tem um certa intimidade pra sacanear um ao outro. Verbalmente, é claro!

O Cabeça e a esposa dele estiveram no Peru. Ele gostou do artesanato local, mas só até perceber que todos os lugares vendem as mesmas coisas. Parece o Nordeste turístico. No Nordeste tem esculturinhas em barro, xadrez em barro, com lampião e cangaceiro. Vasinho. Camisa de algodão cru. Renda, bordado e rede. E depois você começa a ver tudo igual, só que em outro lugar. No Peru, é a mesma coisa. Pisco, gorrinho de lhama, bolsa de lhama, pisco, aquelas porcariazinhas que os caras vendem com cara triste, de fazer dó, “hecho a mano”. E de repente, começa tudo de novo. Custa uma merreca em soles, ou sólis, ou solzinho. Mas é difícil achar um troço diferente.

_Lembrei de você, Careca. Quase trouxe um artesanato típico.
_Pôxa, não precisava.
_Eu sei. Tanto não precisava que não trouxe. Só pensei em trazer.
_A lembrança é o mais importante.
_A lembrança é o c...
_É mesmo. E o que você ia trazer?
_Um falo esculpido, tipicamente inca, ou maia. Um autêntico Peru de pedra.
_Eu só aceitaria se viesse com a inscrição: Estive no Peru e lembrei de você!
_Rá, rá, rá!
_Ou podia ter mandado um cartão: “Escrevo aqui, sentado no colosso de Machu Pichu, vide verso ...
_Isso me lembra aquela música, “Quando voa o condor”...
_ “E a gente voa atrás”...
_Meninos, chega! – gritam as Patroas.

Acontece que o Cabeça voltou impressionado com a beleza e a magia do Machu Pichu.

_Mas e aí, Cabeça, gostou de verdade do Peru?
_Vai começar a sacanagem.
_Quiéisso? Pergunta inocente.
_Gostei, quer um pra você?
_Ah, qualé Big Head, é só uma pergunta normal.
_Normal é o c... seu Careca!
_Pô, Cabeça, você é um cara inteligente. Deixa de ser ressabiado. Só fiz uma pergunta corriqueira. Gostou do Peru?
_Tá legal. Gostei. Gostei muito. Foi incrível.
_E o dono? Foi carinhoso?

Não façam isso em casa, por favor.

11 comentários:

franka disse...

ah, vá, careca.
tem recuerdos bem legais.
eu adoro aquelas conchonas enooormes com escritos em letras cursivas: lembrança da bahia alagoas sergipe.

Rodrigo Carreiro disse...

Conselho dado tarde demais. Faço isso sempre hehehe

Anônimo disse...

Deixa eu ir até o café para parar de rir, não dá para nem tentar escrever algo que faça sentido agora... kakakakakakaka... Abraços.

Careca disse...

Franka, conchas desse tamanho nunca vi. As que eu tenho só cabem coisas assim: Lemb.BA, ENBLV (Estive Na Bahia e Lembrei de Você) ou ENALU (Estive Nas Alagoas e Lembrei de Usted).

Careca disse...

Rodrigo, e faz muito bem.

Careca disse...

Janaína, abçs

pevê disse...

Careca,
Acho que Cabeça não tem mais jeito. Além de ser um profissional liberal, que abriu o próprio negócio, o sujeito trocou uma aventura nas cavernas da República Tcheca pra pegar o trem do Peru.
Seguinte: Vamos trocar a coleção de discos por cassetes de música eletrônica e o Dom Quixote por uma coleção de fotos originais Cher.

Careca disse...

Pevê, sou obrigado a concordar. O Cabeça, como não tem mais as Pregas, achou que não seria bom ir para Praga. E aí trocou o suvaco da tcheca por um Peru na caverna, alguma coisa assim. É triste.

Mwho disse...

Careca,
Obrigado pela informação!
Vou sacanear o Cabeça oportunamente...

Careca disse...

Mwho, só não pode ser perto de mim, senão eu confirmo a sua identidade secreta.

Mwho disse...

Fechado!

Frase do dia