domingo, 27 de julho de 2008

Leishmaniose no lago norte

Dois belos cães que a minha irmã criava no quintal de casa tiveram que ser sacrificados há coisa de dois meses. Ficamos chocados. Mas não teve jeito. Os dois estavam com leishmaniose.

Trata-se de uma doença infecciosa, que também pode provocar lesões cutâneas, inclusive em humanos. Para os cães, não existe cura, pois existe uma chance muito grande de reincidência. Os veterinários sempre recomendam o sacrifício. Para os seres humanos, a leishmaniose representa um risco significativo, pois essa enfermidade é transmitida por mosquitos que carregam protozoários parasitas das células fagocitárias nos mamíferos. Ou seja, esses protozoários atacam as células que fazem a defesa das outras células.

Desse modo, foi preciso sacrificar os bichos e também dedetizar muito bem a casa, para evitar a possibilidade de novos mosquitos voltarem a picar mamíferos da residência. Minha irmã avisou os vizinhos, acionou a Zoonoses, cumpriu o seu papel de cidadã. Outros animais da casa e os humanos também fizeram exames para verificar a possibilidade de novas vítimas. Aliás, a Zoonoses mandou gente para coletar amostras de sangue de todos os animais da rua dela e de ruas próximas. Mas os resultados não saem.

Para aumentar a insegurança, após conversar com outras pessoas, ficamos sabendo que a Zoonoses possui uma fila com cerca de mil e quinhentos cães para serem abatidos. Tentei, mas não consegui confirmar essa informação. Essa bicharada toda estaria com a doença.

Por isso, eu agora vou para o espelho, dou dois tapinhas nas bochechas e digo:

_Jo no soy um perro no!

2 comentários:

anna disse...

nem vc nem o waldick.

puta absurdo essa situação dos bichos.

ganhamos 2 tartaruguinhas daquelas proibidas. em uma semana uma morreu. falei prá minha filha ligar prô ibama para levarmos a que sobrou.
eles não só não tinham logística prá ficar com ela como seríamos autuados. ela explicou que havíamos ganhado. não queriam nem saber.
sábia, como é, desligou no ato o telefone.

Careca disse...

Anna, não é regra, tem gente boa, mas algumas pessoas nas repartições não poderiam passar perto de felinos sem serem enterrados.

Frase do dia