quarta-feira, 16 de julho de 2008

De volta a Keri Smith



Quando eu me sinto completamente sem inspiração, eu enrolo um pouco, assobio e depois corro para a Keri Smith. Ô mulher genial! Eu aprendi há muito tempo que se você não sabe fazer uma coisa, o melhor é procurar alguém que sabe. E a Keri sabe fazer uma coisa muito bem: inspirar a gente. Acho ela um tremendo guru. E uma vez até tentei deixar um comentário num dos blogs dela, mas, estranhamente, não consegui. Não funcionou. Depois achei foi bom, é melhor não quebrar esse encanto.

Descobri a Keri por pura sorte. Fiz uma busca de alguma coisa no São Google e cliquei num link para uma ilustração dela. Foi um mero acaso. E eu nem gostei muito da ilustração, mas quando eu já estava zarpando fora li uma única frase que a moça escreveu e fui fisgado. Era um trecho de 100 idéias. As sugestões dela me fizeram pensar em coisas bacanas, que fizeram com que eu me sentisse bem apenas por ser humano.

Hoje eu entrei num dos blogs estranhos que a Keri participa, indica ou põe link. Chama-se “Learning to love you more”. O blog propõe ao visitante 63 tarefas (assignments) diferentes, que podem vir a fazer de você uma pessoa mais amável. São coisas bem interessantes, que só podem ter partido do coração de alguém que gosta de pensar em coisas ternas, amigáveis. Isso é muito importante hoje em dia, pois parece que estamos sendo o tempo todo bombardeados com slogans do tipo “seja violento”, “não confie em ninguém”, “brigue agora”,”paranóia já”, “morda a mão que te alimenta” e “joga pedra na Geni”. O blog traz o relato e fotografias de pessoas que cumpriram algumas tarefas. Traz também as fotos de uma exposição da família que cumpriu todas as tarefas. Todas. O projeto “Learning to...” está em andamento desde 2002 e mais de cinco mil pessoas já entraram nessa brincadeira.

A tarefa número dois (Assignement # 2) é um barato: Faça uma gravação com os vizinhos. Sua tarefa é ir de porta em porta e pedir para quatro vizinhos cantar uma música, ou tocar uma música. Você terá de gravar essas músicas e fotografar os vizinhos, identificando quem é quem. Cumprida a tarefa, envie para o blog. Super bacana. Fiquei imaginando se eu conseguiria cumprir essa tarefa. Acho que sim. Tenho bons vizinhos. E com pelo menos quatro deles eu não teria o menor constrangimento de pedir para gravar uma música. Acho que alguns dos vizinhos poderiam me olhar como se eu fosse um daqueles negócios que o gato esconde, mas nunca tive medo disso. Tá. Mas não tenho coragem de fazer.

Outra tarefa que me chamou a atenção foi a de número 62: Faça uma placa educativa. A tarefa consiste em você fazer uma placa com uma informação básica e simples e colocá-la em lugar público e bem visível. Como exemplo, o blog traz “Como por a mesa”, um cartaz que ensina o ser humano a fazer exatamente isso: colocar os talheres e pratos na mesa. Pensei em fazer um monte de placas: “Como dobrar camisas”, “Como amarrar os sapatos”, “Como fazer um barco de papel”, “Como costurar um botão”, “Como dar banho num bebê” , “Como dar um beijo esquimó”, “Como fritar um ovo”... Só coisa legal.

Aí quase me decidi por esse daí de cima, da ilustração do soro caseiro. Pretendia fazer bem grande e colar num ponto de ônibus. Mas os problemas começaram a surgir. Não existe uma receita única. A fórmula tem pequenas variações, as proporções nem sempre são de um para três. Alguns usam uma pitada de sal e duas de açúcar para um copo. Outros usam a mesma medida para um litro. Por conta disso, pensei que se colocasse o cartaz poderia ser multado por poluir a cidade. Poderia ser acusado de propagar uma fórmula errada. Poderia ser fotografado e levado à execração pública por estimular a automedicação. Poderia ser acusado de prática ilegal de bruxaria. Poderia me ferrar. Ou seja, o slogan “Fique na sua” venceu. Então, pretendo fazer um diagrama de como engraxar os sapatos. É menos complicado.

Não vou ser exaustivo quanto ao blog. Sinceramente, acho que vale a pena visitar. Confira aí em http://www.learningtoloveyoumore.com/.

Ah, e continuo recebendo sugestões para a Rádio Careca. Por favor, indique uma banda legal. De preferência, coisa de 2006 pra cá.

8 comentários:

Mwho disse...

Careca,
Já tentei entrar neste site da Keri Smith algumas vezes, mas logo de cara fico meio confuso...
Que tal escrever algo como: "Para entender Keri Smith"?
Abração,
Mwho.

Maroto disse...

sei não, Careca, me senti meio no projeto 'Learning not to bother to pay the mico' :(
Daí me vinguei te passando um meme, daqueles bem contagiosos.

Poupadordeporra disse...

Fala, careca. Este site aí tá na moda véi. Fica combinado assim: eu não te ligo, você não me telefona e a gente se vê. Abraços.

Anônimo disse...

Fiquei muito feliz com esse post. É, são ótimas idéias! Eu colocaria nos cartazes uma das minhas receitas de pão-de-queijo, fotos do nascer do sol, do pôr-do-sol lá na minha cidade (é lindo!), receitas de feijão tropeiro, de broa de milho, biscoitão lá de minas. Ah, tanta coisa legal de verdade. Agora, eu tenho sim alguns vizinhos que cantariam, mas acho que eles ficariam rindo na gravação o tempo todo. O detalhe é que eles (esses vizinhos) são cuca fresca mesmo, viraria vídeo cassetada isso sim. Mas eles são divertidos...risos.
Careca, você é ótimo em salvar nosso dia, né. brigaduuuuu
abração

Careca disse...

Mwho, eu também não entendo a Keri. Ela é pirada, mas ela me inspira.

Careca disse...

Maroto, acho que mostrar a cara e pagar o mico, mas com dignidade, é a proposta principal da Keri. O que é meme?

Careca disse...

Velho Tom, a gente se vê. Abçs,

Careca disse...

Uai, seriam gravações bem felizes, então. Abçs,

Frase do dia