terça-feira, 15 de julho de 2008

Brianstorm



Os meninos estão de férias da escola alternativa. Isso permite que eu escute música em volume infinitamente maior do que o usual logo de manhã, bem cedo. Não senhor. Não senhora. Eu fecho os vidros do carro e curto o meu rock sozinho, só que alto. Não sou de molestar ouvidos alheios. E o som alto me ajuda a acordar e ficar esperto rapidamente.

Não sou um radical do som alto. Só acho que existem tipos de músicas feitas para se escutar alto. Ópera, por exemplo. Escutar ópera baixo é como pegar um lugar ruim no teatro. Você não vê e não escuta nada. Bossa nova, em outro exemplo, é música feita para escutar meio baixo, da altura do banquinho e do violão. E é música social, boa para se escutar acompanhado ou com alguém conhecido por perto, para se puxar conversa depois que o cara acaba de cantar. Tem que ser depois, senão o João Gilberto taca o sapato em cima. Agora rock, gente, rock é pauleira na cabeça. Boa para escutar no carro, berrando sozinho. Para ouvir rock e entender alguma coisa tem que ser alto.

E eu procuro escutar coisas novas. Eu gosto um bocado das velharias que eu escuto, mas às vezes torra o saco ficar pensando só em Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, o Peso, e os outros carinhas. Também gosto de escutar os berradores novos. E curto um bocado o Artic Monkeys, o Queens Of The Stone Age, o My Chemical Romance, o Portishead, Radiohead, Supergrass e outras bandas que nem são mais tão novas assim. E nem são mais tão rock assim.

É verdade que mudei de fonte. Antes eu escutava os grupos novos no rádio. Hoje, a programação é tão ruim que nem me dou ao trabalho de ficar procurando rádio. Procuro na Internet. No You Tube. Faço uma busca de vídeos de gols de futebol. Os caras que montam coletâneas de gols sempre escolhem músicas legais. E os meninos que montam clips com cenas de filmes e vídeo games também. Esses clips nem sempre ultrapassam a marca de dez mil visitas. Às vezes não chegam a cinco mil. Mas dá para ver que o sujeito teve um trabalho enorme para editar aquilo tudo só para escutar a música que adora muitas vezes.

E outras vezes eu não procuro nada. A música legal simplesmente me encontra, como se soubesse que eu precisava escutar alguma coisa daquele jeito, naquele instante. E aí eu coloco na minha lista de músicas buscáveis no Limewire. O Artic Monkeys, por exemplo, me pegou no meio da rua. Eu estava ali, feito besta no sinal vermelho. Do lado, para um maluco com o som na maior altura.

_Que som é esse? – eu berrei para o maluco.

_Hã? Artic Monkeys! – ele berrou de volta.

E eu encontrei a música que entitula o post. Taquei ela aí, na Rádio Careca. Aliás, vou trocar as 45 músicas na próxima semana, que essas já estão muito batidas. Quem tiver sugestões, é só mandar.

16 comentários:

Mwho disse...

Legal esse Artic Monkeys!
Só que levei o maior susto: o volume estava alto e eles já começam no pau!

Cau. disse...

Que bom! Todas as vezes que acham que estou deserdando minhas raízes do rock de raíz, explico que não dá pra ficar a vida inteira ovindo Beatles e Queen e ouço um Portishead.
Recomendo Gotan Project, tango com eletrônico de qualidade.

anna disse...

prá mim música alta somente para dançar.

com meus filhos de férias e fora de casa, tenho desfrutado momentos de um profundo silêncio musical.

isso não tem preço!

Anônimo disse...

Eu não sei como seria a vida sem música. Ela faz uma diferença absurda,né? Surgiu, recentemente, uma fonte de informações a respeito de novos sons. Meu filho de 13 anos! Eu não sei o que as pessoas tem contra esses caras chamados de adolescentes. Eu acho eles muito legais. Especialmente o meu filho. Tá bom, acabei de lembrar que ele às vezes é um saco...mas só às vezes.
Tô aguardando a nova seleção.
Um abraço
Tina

Anônimo disse...

gosto muito quando a música me encontra. aí fica um tempão na cabeça.

Anônimo disse...

Ahhhhh, tem toda razão, Careca. Eu não gosto de som alto, em casa eu respeito a vizinhança. Mas dentro do carro, aquele trânsito infernal de Sampa, eu pego meu iPod, taco no último e vou 'cantando' Queen até acabar a garganta. Tudo bem que eu mato o Fred de desgosto porque acabo com a música dele, mas é que não tem a menor graça ouvir e cantar Queen baixinho! Imagine, Innuendo, em som baixo... que horror! Gun´s também. Ou é alto, ou é alto. Abraços!

Paulo Bono disse...

cara, é difícil eu procurar coisas novas. é foda. uma mistura de conservadorismo com preguiça.

abraço, careca

Careca disse...

Mwho, mesma coisa, quase caí da cadeira.

Careca disse...

Cau, boa dica, o Gotan Project, valeu.

Careca disse...

Anna, bem lembrado, Simon e Garfunkel (The sound of silence).

Careca disse...

Tina, novas músicas na próxima segunda-feira, não perca. Abç,

Careca disse...

Uai, também me amarro. E sempre lembro do Milton Nascimento: "Certas canções que ouço..

Careca disse...

Janaína, é isso aí, rock é rock mesmo! Abçs,

Careca disse...

Bono, hoje em dia nem precisa procurar muito, as coisas novas e boas também acham a gente.

Maroto disse...

direto pra loja comprar um CD dos macaquinhos do ártico.

Careca disse...

Maroto, faz muito bem. Achei por R$14,30 na Cultura, aqui na cidade.

Frase do dia