quarta-feira, 30 de julho de 2008

A minha opinião sobre tudo



Eu não gosto de deixar pergunta sem resposta. É um péssimo hábito, porque as pessoas imaginam que eu sou um cara metido a saber de tudo. Isso também é verdade, mas é apenas um fato derivado da mania de responder a tudo, mesmo que não esteja certo. Sou incapaz de deixar alguma coisa em branco. É um vício, eu admito. Tento me policiar porque isso poderá me meter em alguma encrenca.

Hum, isso está confuso. Vou tentar explicar. De alguma maneira, na minha mente ficou introjetado que se alguém me faz uma pergunta é necessário responder, mesmo que eu não saiba a resposta. E a resposta não pode ser “eu não sei”. Porque é muito desagradável para quem pergunta, já que se deu ao trabalho de perguntar para você, ouvir que perguntou a um total ignorante no assunto. Ora, se aquela pessoa perguntou alguma coisa para você, então é sinal de que você emitiu sinais inequívocos de que saberia responder perguntas sobre o assunto. Ou, de alguma maneira, a pessoa intuiu que você haveria de ser o esclarecedor de dúvidas individual e portátil dela, portanto você deve responder alguma coisa que preste. Está me acompanhando?

Pois então. Outro dia me perguntaram se eu sabia se valia a pena aplicar em ações nesse momento. Foi o Mr. Flowers, um cara lá no cúbi (cubículo é uma palavra grande demais para um lugar tão pequeno) que me perguntou. Eu falei assim:

_Vou virar. Vou virar. Vou virar – e todo mundo se encolheu para que eu pudesse virar a cadeira e conversar com o colega, frente a frente. Quer dizer, meio de lado. Lá é muito apertado.

Eu olhei para o Mr. Flowers e percebi que ele realmente achava que eu sabia alguma coisa sobre o mercado financeiro e também sobre a melhor maneira de acumular capital. Como alguém consegue imaginar coisas assim olhando para a minha careca? Eu não faço a menor idéia. Eu tenho uma aparência bem péba, pareço alguém que perdeu tudo na bolsa, inclusive a bolsa e os cabelos. Não sei como alguém tem coragem de perguntar sobre como ganhar dinheiro para mim. Eu não sei ganhar dinheiro. Eu tenho que trabalhar para isso. Quem sabe ganhar dinheiro tem um monte de gente trabalhando para ele. Aprendi isso vendo a Lista de Schindler.

Mas não poderia decepcionar o sujeito com um simples “não sei”. E também não poderia ficar em silêncio, como o sábio sufi. Afinal de contas, tenho uma auto-imagem a zelar. Portanto, minha caríssima Kombi de leitores, “jo" arqueei minhas sobrancelhas como só os especialistas da CVM conseguem arquear e tasquei a resposta.

_Existem sempre bons momentos para investir em ações. E há probabilidade de que este seja um deles, embora o mercado venha apresentando sinais de mudanças e instabilidades. Nesses momentos de grande tensão é prudente aguardar e arriscado assumir compromissos que carreguem alguma margem para dúvidas. Em outras palavras, eu aguardaria o momento propício para investir com grande segurança e retorno de dividendos. Assim mesmo, somente se eu soubesse que aquele instante realmente seria adequado para a obtenção inequívoca de bons lucros. Como a volatilidade no mercado financeiro é muito grande, certamente o melhor, sem dúvida alguma, é estar seguro de que essa é mesmo uma idéia da qual você não irá se arrepender.

_Aham – disse o meu colega de cúbi, o Mr. Flowers. E eu avisei que ia virar de volta e virei. Fiquei encarando a tela de computador à minha frente. Prestei a maior atenção aos ruídos. O Mr. Flowers e os outros dois à minha volta ainda estavam, audivelmente, prendendo a respiração.
_Você também manja de enriquecimento de urânio? – perguntou o Mr. Flowers.

12 comentários:

Paulo Bono disse...

o careca que sabia de mais.

Maína Junqueira disse...

Ahahahahahaha!!!!

Pois é mesmo uma arte dar respostas assim!
Muito bom!

franka disse...

careca, quando você acha que vai fazer um puta frio em são paulo?

poupadordeporra disse...

Carequinha que esparrama pela gruta o valioso líquido da existência, não tive a honra de sua visita. Magoei, agora é que não invisto nada na sua mão, embora eu seja sabedor de seu prazer ao analisar o crescimento do mercado.

Careca disse...

Bono, a frase sempre me lembra a piada do agente secreto português que pega o táxi e o motorista pergunta: para onde vais? E o araponga portuga devolve: Jamais saberás...

Careca disse...

M.J., é uma arte bem picareta, bem malasarte.

Careca disse...

Franka, vai, é claro. Mas também vai fazer um pusta calor. Quando é que eu não sei.

Careca disse...

Poupador, não fique magoado. Estive no seu blog, só não deixei pegadas. Eu cuido do meu mercado, mas se eu cozinho, eu não lavo.

franka disse...

careca, caraca, a lareira está às moscas.

Anônimo disse...

Mas e aí, Careca, você acha que a gente deve enriquecer urânio para fazer uma bomba atômica ou apenas para fins civis??? rsrsrs Abraços!

Mwho disse...

Careca,
Uso o mesmo discurso com os caras metidos a entender de vinhos...
Funciona muito bem!

Careca disse...

Mwho, os caras que sabem tudo de vinho só não são mais chatos que os chatos que sabem tudo de chopp.

Frase do dia