sexta-feira, 13 de junho de 2008

O desapontamento paterno



Quando eu cheguei à escola alternativa dos meninos, havia três meninos e três meninas me esperando. E eu só tenho um de cada. Achei superlegal descobrir que os meus dois filhos são campeões de popularidade, mas não cabem seis crianças no banco de trás do carro. Só cabem quatro. E assim mesmo, bem acochambrado. E, além disso, eu só estava sabendo da combinação de duas crianças a mais para o almoço. A Rose é uma excelente cozinheira-babá-animadora-de-crianças, mas se eu chegasse com seis crianças para almoçar, no improviso, acho que ela teria um chilique. Então, olimpicamente, eu esperei que as crianças se acalmassem e conversei com o meu filho.

_Filhote, o que nós já combinamos antes? Nós já combinamos que não dá para combinar ir para a casa de amigos na hora de ir embora. Tem que ter, no mínimo, um dia de antecedência. O papai e a mamãe têm que conversar com o papai e a mamãe do amigo, para ver se não há nenhum problema. Os pais do seu amigo podem ter combinado médico. Podem ter combinado visitar a vovó. Podem ter combinado ir ao zoológico com os primos. Podem ter combinado ir ao cinema, com o vizinho. Podem ter combinado um zilhão de coisas.

_É, pai, mas... – ele ensaia uma justificativa, que eu tenho que atalhar.

_ Nós vamos atrapalhar a combinação dos outros, é? – eu digo, metido a educado.

_Poxa, pai, deixa eu falar! – eu não sei onde eles aprendem a falar essas coisas.

_Deixo. Mas antes nós vamos ver se todo mundo pode e quer mesmo ir lá pra casa, tá bom?

E, após rápida votação, o número de crianças que quer mesmo ir lá pra casa continua o mesmo e por pouco não aumenta em mais um. Foi sorte que o alternativo puxou o menino de lado e lembrou a ele da aula de natação. E hoje é sexta, eu pensei. Nem tem a desculpa da aula de natação. Eu estava num mato sem cachorro. Seis crianças dispostas a ir lá para casa. Não havia remédio. Eu teria que esperar os pais alternativos chegarem para ver se eles deixavam as crianças ir comigo.

Isso não está escrito em lugar nenhum. Mas o Código de Ética dos Pais dos Meninos e Meninas da Escola Alternativa é bem claro quanto a ir almoçar na casa dos outros: o ser humano recebente não recusa almoço para ninguém. Quem diz “não” é o pai da criança que quer ir. Ou então você dá uma desculpa para o pai do menino e livra a sua cara e a dele. Mas você não vai desapontar o filho do colega. Isso é trabalho de pai. Desapontamento é conosco mesmo.

Então eu abri a toalha de lanchar da minha filha para sentar e ver as crianças brincar. Os pais alternativos demoram muito a buscar as crianças. Principalmente às sextas-feiras. Trinta minutos depois disso, o pai de uma das crianças extras chegou. Ele lamentou, mas já havia combinado com a mãe do filho que levaria o menino com ele, para o final de semana. Tem muito pai alternativo separado, não sei a explicação. Mais dez minutos e chegou o último pai extra. Mesma coisa. Já havia combinado de pegar a menina e levar para ficar com a enteada e mais a filha da atual companheira. As filhas gostam muito de brincar juntas. Ou seja, os caras tiveram pena de mim.

Então, com quatro crianças apertadas dentro do carro, eu fui feliz para casa. E ninguém se machucou.

Nenhum comentário:

Frase do dia