quarta-feira, 4 de junho de 2008

Cubículos



O ser humano quer ser abelha. Esses bichinhos trabalham, trabalham, trabalham. O ser humano, em geral, zumbe. O ser humano inveja profundamente as abelhas. Quer dizer, o ser humano que manda. Esses caras querem que todos os seres humanos parem de bater as asinhas por aí e trabalhem. Para eles, é lógico. Tudo é diferente para o ser humano que manda. Ele quer agitação, movimento, produção. O ser humano que manda é o mesmo que cobra resultados. É por isso que o ser humano inventou o cubículo e decidiu que é bom trabalhar em cubículo, igual às abelhas.

Eu já vi alguns documentários sobre colméias. As abelhas operárias preenchendo o seu hexágono com o mel das flores. É uma beleza. O meu um quarto de cubículo não é muito bonito. É virado para dentro. Mas é a parte que me cabe de um latifúndio de cubículos na empresa. Eu acho lindo. Tenho espaço de sobra. Eu só preciso avisar aos outros que vou girar a cadeira. É uma medida de segurança, o aviso. É como a seta no trânsito. Vou virar, vou virar, vou virar. Aí viro. Também é preciso avisar que vou levantar. Vou levantar, vou levantar, vou levantar. Aí levanto.

Até agora ainda não acertei ninguém. Mas já derrubei um monte de coisas. O engraçadinho do cubículo já tentou colocar um apelido em mim. Todo cubículo de mais de um tem um engraçadinho. Quando o cubículo é bem grande e só tem uma pessoa, essa tal pessoa não é engraçadinha. Ela manda nas abelhinhas. Basta pouco para o engraçadinho do cubículo criar intimidade. No meu caso, o pouco foi o fato de ser careca e míope. Nós somos muito apelidáveis, os carecas e míopes. Não vou dizer o apelido que o cara inventou. Espero que não pegue.

Para chegar até o meu cubículo eu preciso passar por uma porção de cubículos. Na sala multifacetada de quadriláteros e hexágonos cubículos onde eu trabalho, existem pelo menos 36 nichos de trabalho. É muita gente. E se você prestar atenção, é possível escutar a moça que trabalha lá na entrada brigar com a empregada pelo telefone. É gente pacas. E alguém, lá no meio, viu uma notícia sobre implante de cabelo e está comentando, bem alto. Finjo que não é comigo. Vou tomar um café curto.

Logo antes de chegar ao meu cubículo, perto do corredor que tem a impressora coletiva, existe um cubículo só de mulheres. Elas usam o telefone o tempo todo. Acho que há uma disputa para ver quem fala e ri mais alto. Se eu fosse juiz dessa pendenga, eu racharia o prêmio entre as seis.

Meu cubículo não é hexagonal, é um quadrilátero. Meus três colegas de cubículo são superativos. Eles teclam o tempo inteiro. Teléc, teléc, teléc. Então eu tento acompanhar o ritmo. Também fico telecando, telecando, telecando. Mas eles são bem melhores nisso do que eu. Eles quase não fazem pausa. E falam ao telefone enquanto teclam. Eu não gosto de fazer isso porque fico de pescoço torto, não falo direito e misturo o que eu falo com o que escrevo. Eu, volta e meia, pauso, pauso e pauso. Aí eu fico lendo a papelada que eu tenho que ler. Eu leio, leio, leio. E depois eu fico dizendo para mim mesmo: entende, entende, entende. E estou conseguindo, conseguindo, conseguindo.

Mas o impossível acontece. Uma abelha entra zumbindo na sala climatizada, hermeticamente fechada. E a minha concentração desaparece por alguns minutos. Aí eu digo: vou levantar, vou levantar, vou levantar. E levanto e me preparo para outro café curto. Ou seja, o trabalho é legal e super-divertido. E tem muitas reuniões.

9 comentários:

Anônimo disse...

"lama, lama, lama".
putis, me copiou de novo sem autorização.
sou super, super, super inteligente.
assim num dá ô careca.

Careca disse...

Franka, você assinou uma torização de plágio uns dias desses. Eu tombém. Esqueceu? Além disso, eu nem mencionei o positivo, positivo, prato. Mas eu não tô copiano docê não, sô. Tô copiando da Bíblia, ainda esta noite tu Me negarás três vezes, tesconjuro...

Mwho disse...

Somos abelhas.
Comecei a reparar nisso agora...
Acho que tem uma abelha bem perigosa trabalhando perto de mim...
Estou teclando meio escondido...
Por precaução...
Abraço,

Mwho disse...

Somos abelhas.
Comecei a reparar nisso agora...
Acho que tem uma abelha bem perigosa trabalhando perto de mim...
Estou teclando meio escondido...
Por precaução...
Abraço,

Anônimo disse...

e num é qui eu lembro disso. É memo, oceis deram torização um pro oto sim.hahahahahahahah abração

Careca disse...

Mwho, muito cuidado com essa abelha. Disfarce bem.

Careca disse...

Uai, viu Franka, a Uai está aqui de prova!!

Anônimo disse...

ah é, esqueci da torização.
vivo dando fora comigo mesma.
franka, franka, franka mente.

Careca disse...

Franka, você é super, super, super esquecida. E eu também.

Frase do dia