domingo, 29 de junho de 2008

Kung Fu Panda e o Esplendor do Amor




Eu e a Patroa fomos assistir “Kung Fu Panda” com as duas crianças e mais duas sobrinhas. É genial! Shopping lotado. Cinema cheio de menino, pipoca em tudo o que é lugar. Fomos super-preparados para encarar tudo no maior zen-budismo-super-astral. Ou seja, fomos com o compromisso de não falar “não” para as crianças por uma tarde, só para ver como é que é, pelo menos uma vez na vida. E foi o maior barato! Os meninos adoraram, o cinema vibrou, dei umas boas risadas, foi divertido.

O grande Walt deduziu há muito tempo que somos todos uns patos crédulos. Desde então, sua empresa nos arranca um troco todos os anos por conta de histórias maravilhosas que amamos e nossos filhos também. Há quem veja o filme como uma fisgada esperta da Disney numa espécie de espectador “padrão” de cinema, o cidadão 3G: “gordo, grosso e gonorante”. É uma maneira simplista de ver a coisa. Eu, por exemplo, não sou muito gordo. Agora, se você reduzir a coisa para espectador padrão F2G, sendo “F” de “flácido” ou “flatulento”, eu acho que essa crítica faz o maior sentido.

E embora faça sentido, não tira nenhum dos méritos do filme. O principal, e isso pouca gente nota, é que a simplicidade do roteiro serve para enfatizar a preocupação com a construção narrativa de cada cena. Já faz tempo que a animação deixou de ser só desenho animado. Cada plano é construído com detalhes narrativos extraordinários, com o requinte de câmaras circundantes de montanha russa infinita. As imagens são tão envolventes, que se você não estiver sentado, é tombo na certa. Eu adorei e vibrei com toda a manada 3G e a horda de greemlins do cinema.

As crianças puderam assistir um filme inteiro sem ninguém bancar a torre de controle, numa boa. Compramos as maiores pipocas, os refrigerantes, foram satisfeitas todas as vontades. Eles se sentaram e assistiram ao filme com o melhor dos comportamentos dos seres humanos. Mas na saída alguma coisa desandou. Meu filho e uma sobrinha resolveram aplicar todos os golpes de kung fu que viram no telão. Para receber os golpes, eles escolheram o stand up big pôster do Panda, uma gigantesco display de papelão na entrada do cinema. Fiel à minha palavra, eu falei suavemente para as crianças:

_Crianças, meditemos. Largai de dar porrada no Panda. Parai, desisti, sil vous plait, de chutar e socar esse papelão. Comportai! Arretez!

Por um segundo, as crianças pareceram atender ao meu apelo. Os socos se tornaram hesitantes. Os ponta-pés menos cheios de pontas e bicudas. Mas em apenas um milésimo de nanosegundo eles tornaram a cobrir o display de pancada. Paciente, insisti.

_Pombinhos! O pobre Panda não agüenta mais. Parai. Stop. Olhai os Beatles e os Rolling Stones...

Mas ao perceber que a coisa não funcionava, berrei.

_Vamos parar! Chega!!- no que fui prontamente obedecido por eles e por metade do shopping. Fui olhado, visto e apontado como um pai careca e histérico. E por conta disso, tratei de me mandar, rapidinho. A Patroa nem viu nada, tinha ido ao banheiro.

_Nossa! Quem estava berrando? – ela perguntou, assim que me viu.
_Um maluco, meu bem. Os seguranças tiveram que usar spray nos olhos do caboclo. O cara surtou.

Depois eu fiquei pensando. Não tem romance nesse filme de animação. Houve uma época em que era obrigatório ter uma cena de romance nos filmes, mesmo nos desenhos animados. Era o momento que eu rotulava de Esplendor do Amor. Tinha beijo, pegar na mão, coração flutuando. Agora não tem mais nada disso. Uma pena. Acalma as crianças e os adultos.

3 comentários:

Mwho disse...

Careca,
Sempre durmo vendo os desenhos animados. Hoje, consegui dormir vendo o primeiro episódio de "Perdidos no Espaço".
Vim para o computador para ver se acordo...
Abraço,

Careca disse...

Mwho, dormir nesse episódio é um sacrilégio contra um clássico que tem o meu ídolo Jonathan Harris, o Dr. Smith. Abç,

Mwho disse...

Careca,
Também acho, mas tentei ver na hora do "Jornal Nacional": onde quer que eu esteja, durmo! Acho que são as ondas eletromagnéticas!
Abração,

Frase do dia