terça-feira, 10 de junho de 2008

Edifício meio burrinho



O prédio onde eu trabalho tem catracas inteligentes. É uma inteligência meio burrinha. Eu tenho de usar um cartão magnético no pescoço para acionar a catraca. Esse cartão deve ser colocado próximo a umas caixas de metal, que acendem umas luzinhas verdes ou vermelhas. Aí as caixas emitem um apito, pííí. Então é só empurrar a catraca e entrar.

_É um prédio inteligente – me disse, no primeiro dia de trabalho, o chefe de segurança do edifício.

_Ah, é. E quanto é dois mais dois? Hein? Hein? – eu perguntei para as paredes, para uma caixa de metal, logo no primeiro dia de trabalho.

O chefe de segurança me olhou como se eu fosse um babaca. E eu olhei para a caixa de metal como se ela fosse uma caixa de metal babaca. Detesto caixas babacas. Também detesto segurança babaca. Só para deixar isso bem claro, eu perguntei de novo:

_Quanto é dois mais dois? Hein? Hein? E você aí, nada de assoprar – eu disse, olhando para o chefe de segurança. Ele me olhou de volta como se eu fosse um idiota quatro vezes babaca. Ou então ele é estrábico. Talvez ele seja mesmo estrábico. Ou então não consegue tirar os olhos do próprio nariz. Tem gente que ama muito o próprio nariz. É narizístico, ao invés, de narcisista. Eu, por exemplo, gosto muito do meu nariz. Mas eu também sou um pouco estrábico.

Depois fui apresentado ao elevador. É bem bonito, o elevador. Muito educado. Muito eficiente. Muito espelho, aço escovado. Botões bonitos. Modernosos. Mas você tem que ser bem rápido. Você chama o elevador para descer e ele vem rapidinho. Você deve entrar depressa e apertar logo o andar para que ele desça. Caso contrário, como ele é um elevador muito inteligente e esperto, se alguém lá de cima chamar o elevador ele irá para cima. Aí ele não atenderá aos apertos de botão para descer. Coisa de elevador intelectual. Se ele começar a subir, ele nem sequer acenderá a luz dos andares para descer depois. Trata-se de um elevador esnobe.

_E aí, não vai perguntar nada para o elevador? – perguntou o chefe de segurança.
_Esse elevador é muito acadêmico. Pra fazer pergunta a ele tem que ter, no mínimo, uma pós-graduação – eu disse ao sujeito.

Nem deu tempo do chefe de segurança responder. O elevador é muito rápido. Ele me acompanhou até a sala onde eu iria trabalhar o meu primeiro dia de trabalho e apontou para outra caixinha de metal.

_É só passar o crachá perto da caixa que a porta abre. Aqui não usamos chaves. Todas as portas do edifício são eletrônicas, são inteligentes.
_Obrigado. Deixa eu aproveitar e fazer uma pergunta. O senhor sempre acompanha todas as pessoas que começam a trabalhar aqui?
_Não, senhor. Eu só acompanho as que gritam com as caixas de metal.

Inteligente, aquele chefe de segurança. Estrábico, mas muito inteligente. E quando eu entrei na sala onde eu trabalho, eu senti que vou adorar trabalhar nesse edifício. Embora ele seja meio burrinho, tadinho.

10 comentários:

Paulo Bono disse...

volta e meia eu entro num desses edifícios inteligentes para pegar uns freelas. os elevadores são realmente extraordinários. conversam com a gente, tem canal de notícias e ainda oferece cafezinho.

rapaz, o Caminho do Careca se tornou a minha leitura matinal.

abraço, carecone

Maroto disse...

hahaha, o pai desse elevador deve ser aquele do Hitchikers Guide to the Galaxy (Douglas Adams). Além de inteligente, esnobe e rápido, o bicho é filho de gringo! Chiquérrimo.

Anônimo disse...

tem concierge?

Anônimo disse...

acho até que o trabalho tá te fazendo um bem danado. mas existe um certo elevador num passado recente que eu jurava que não tinha câmera, mas tinha sim. o espelho era decorado e tinha uma câmera lá e eu fazendo micagem pro espelho...abração

Careca disse...

Bono, valeu a força. Seus textos também se tornaram leitura obrigatória para mim. Abraço,

Careca disse...

Maroto, taí um livro para reler. Dei uma passada na sua Revoada de Urubus e gostei. Um abraço,

Careca disse...

Franka, acho que tem. Eu entro com a peãozada, o concierge deve ser "9 to 5".

Careca disse...

Uai, depois que você falou é que eu reparei. Tem uma câmara no teto. A coisa menos ridícula que fiz foi enfiar o dedo no nariz...

Tatiara Costa ; ) disse...

nOSSA! vOLTEI ....
Tudo bem? Como sempre escrevendo coisas interessantes. Nunca entrei em um desse, que sabe um dia...
Abraços fofo.

Careca disse...

Tatiara, salve, salve, pelo que anda escrevendo, está de namorado novo, hein?

Frase do dia