sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

TV 3D e provérbios populares

Uma vez por semana procuro almoçar com os meus pais. Algumas vezes isso não dá certo, porque aparece alguma coisa urgente no trabalho, ou eu me atraso e acabo almoçando no shopping. Mas hoje deu certo e lá fui eu almoçar com os meus pais.

Encontrei a casa cheia de sobrinhos. Como as férias escolares estão perto do fim, as crianças estão um pouco desconfiadas, olham para a gente como se fôssemos portadores de obrigações fora de hora. O menor dos sobrinhos tem a mesma idade da minha filha e é igualmente complicado na hora das refeições. Inventa pretextos e mais subterfúgios para só comer o que quer e acaba não comendo quase nada. No almoço de hoje, só quis um pouco de salada. Minha mãe, a avó, se preocupou.

_Coma logo a salada, rapazinho. E se não comer o arroz, o feijão e a carne vou ter que ligar para seu pai. – ela disse.

O menino fez bico. E não comeu mais nada.

_Olha, vovô, esse menino não comeu nada – disse a minha mãe para o meu pai.

_Deixa ele, deixa ele – disse o meu pai.

E o menino saiu todo pimpão da mesa. Na minha época de menino, minha mãe jamais tolerou que saíssemos da mesa sem que todos tivessem terminado. Hoje em dia muita gente não liga para isso. Mas lá em casa, procuramos cultivar a regra antiga. Com algumas escorregadas, é verdade. Os outros sobrinhos comeram rapidinho e também se prepararam para se mandar. Mas dois deles são adolescentes, começando a querer conversar à mesa, a participar da conversa dos adultos.

O assunto era a nova televisão em 3D. Os dois queriam dar palpites.

_A boa mesmo é aquela TV japonesa – disse um.

_Que nada, a coreana é que é o bicho – disse o outro.

_A japonesa é melhor para videogames – disse o primeiro.

_Mas a coreana tem a opção de gravação e já vem com..

Fiquei observando os argumentos dos meninos. Percebi que estou mais por fora do que braço de caminhoneiro, dedão de franciscano, umbigo de vedete e cueca de super-homem, tudo junto. E aí me vi devaneando nos próvérbios populares. Tem um que eu acho o máximo, "mais perdido que formiga no varal". Outro, genial: "tudo se lava, menos má língua". E dois que sempre gostei muito: "todo chato cutuca" e "gente ruim não precisa de chocalho".

_E aí, tio? Qual é a melhor TV 3D? - eles disseram.

_Bom, eu estou mais perdido que azeitona em salada de fruta - eu disse.

E estava mesmo.

2 comentários:

franka disse...

eu gosto de um que fala: "jacaré dançou, virou bolsa".

Careca disse...

Franka, é uma Lacoste?

Frase do dia