sábado, 29 de janeiro de 2011

As coisas que aprendi com os discos

Às vezes eu me pego cantarolando pedaços de músicas e fico tentando encaixar esses pedaços em alguma parte da minha vida. É um quebra-cabeça simples para as músicas do Beatles, por exemplo. Eu escutava longamente os Fab 4 na adolescência e no início da vida adulta, então é fácil encaixar músicas dos Beatles no meu período de intenso aprendizado para as coisas da vida. Jazz, rock, funk, música clássica, MPB e até reggae, eu consigo localizar facilmente na minha linha do tempo musical.

A tarefa fica mais complicada quando eu tento encaixar trilhas sonoras com alguma conexão para os filmes da minha memória, para as coisas emocionantes que já me aconteceram. Também é difícil evitar clichês.

Vamos supor, por exemplo, que eu queira tocar na minha cabeça o filme do nascimento do meu primeiro filho. Qual seria a música que eu colocaria no fundo? Seria possível encaixar uma canção? Seria apenas um violão? Bongôs? Bateria? Flauta?

O exercício se revela bem complicado, porque não consigo me decidir e acho que todas as canções e músicas em que penso são inadequadas, não cabem naquele momento.

Agora o problema começa a aumentar se você começar a se pegar colocando uma trilha sonora no meio de uma conversa que ainda nem terminou.

_Precisamos discutir a nossa relação - ela diz.

_(Tcham-tcham-tcham-tchaaammmmm - Beethoven é lógico)Hum-hum - ele diz.

_Acho que você não me dá muita atenção...

_(Todo dia ela faz tudo sempre igual - Chico, é lógico) Hum-hum - ele diz.

_...e também não...

_(I can´t get no...Stones) Hum-hum - ele diz.

_ ... e você também ....

_ (No, no, no, no...ainda Stones)Hum-hum .

_... por isso eu vou ...

_(This is the end... Doors)Hum-hum.

_...porque você é um...

_(I am the walrus...Beatles)Hum-hum.

_..e minha mãe bem...

_(Your mother should know...Beatles)

_...sozinho...

_(Picture yuourself in a boat... Beatles)

Um comentário:

franka disse...

hahaha
genial.

Frase do dia