segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O Rei na minha barriga

O rei na minha barriga é um reizinho de nada, que manda pouco e ninguém obedece. O que não é o mesmo, mas é igual. Meu reizinho não incomoda ninguém, fica na dele. Ele não é mandão nem nada. É até meio triste esse meu rei.

Descobri o rei na minha barriga quando eu ainda era criança e me disseram isso pela primeira vez.

_Esse menino tem o Rei na Barriga – disse alguém.

Só pode ter sido um adulto, reclamando de alguma coisa que eu deveria ter feito e não fiz. O adulto pensou então que eu não fiz a coisa por soberba, por me considerar importante demais para fazer a tal coisa. Nunca tive disso, é claro, mas com alguns adultos é difícil discutir. Consequentemente, alguém colocou o Rei na minha barriga. Não me lembro da situação em que me disseram. E nem de quem me disse. Mas desde então eu sei que ele está ali, o Rei, escondido na minha barriga.

Deve ser um Rei humilde e solitário porque não sinto nada na barriga. Se fosse um Rei grande, narcisista, muito chegado em pompas e circunstâncias, tenho certeza de que se faria notar com freqüência. Inventaria festas e recepções, reuniões de mando e desmandos, e anunciaria decretos mirabolantes entre constipações e espetadas lancinantes. Mas não acontece nada disso. Às vezes até me esqueço que esse Rei existe, é preciso alguém me lembrar. Afinal, esse Rei não atrapalha a minha digestão e nem incomoda o meu sono. É só um Reizinho modesto, do tipo quietinho, eu acho.

Outras pessoas pensam diferente. Tem gente que mal olha para mim e, de longe, já vai torcendo o nariz.

_Vê-se logo que tem o Rei na barriga – parecem dizer.

São pessoas excelentes, em geral. E muito sensíveis. Algumas até conseguem vencer a aversão inicial que a percepção do Rei na barriga provoca. Embora isso seja meio difícil, pois todo mundo sabe que uma pessoa com o Rei na barriga não tem cura, é e será para sempre intragável. Outras atribuem tudo a um equívoco, um engano inicial.

_Você até que é legal. Na primeira que te vi, achei que você tinha o Rei na barriga – dizem.

Elas visivelmente se esforçam para nos aturar, a mim e ao Rei, mas ninguém agüenta muito tempo. Isso porque também é sabido que as pessoas com o Rei na barriga um dia vão acabar levantando o nariz e esnobar todos os que o cercam. Por isso, de pura prevenção, as pessoas que acham que não têm o Rei na barriga, de uma hora para outra se enchem e explodem:

_Você tem o Rei na barriga! – dizem.

É pura prevenção. Faz sentido. E sou obrigado a concordar. De alguma maneira, por mais modesto que seja o Rei, a realeza dá um jeito de se evidenciar. Sei disso porque também aprendi com o tempo a detectar essas evidências e a enxergar Reis nas barrigas do outros. Mas não aponto para a barriga de ninguém. Não é da minha conta. E olha que tem gente que abriga verdadeiros tiranos. Mesmo assim não falo nada. Fico na minha. Tenho certeza de que o Rei na minha barriga concorda comigo.

2 comentários:

franka disse...

será que esse rei é careca ou será que você tem cabelo na barriga?

Careca disse...

Franka, os dois. Mas não sinto coceira.

Frase do dia