sexta-feira, 18 de abril de 2008

Uma carta para o futuro



Mais duas idéias de Keri Smith
02. Write a letter to yourself in the future – Escreva uma carta para você mesmo no futuro
Prezado Careca,
Espero que esteja se divertindo com o pessoal do asilo. Os enfermeiros são legais? E as enfermeiras? Nem deixam você chegar perto, né? Eu te falei, ninguém gosta de velho tarado, seu gagá. Você sempre soube que acabaria assim, então deixa de frescura. Você se acostuma com as fraldas. E com o Coréga também. É natural, é da idade. E a cadeira de rodas também. Era isso ou o andador. E o andador é muito chato e barulhento.

Aposto que a programação da TV deve estar ainda pior do que hoje. Mas não é por isso que estou escrevendo. Você agora, em 2040 já deve ter esquecido de mim. Eu sou aquele que fez você começar um blog em 2007. Eu tinha um bom motivo. Era preciso fazer alguma coisa. Qualquer coisa. Você mesmo não queria fazer nada. Então eu fiz você mudar de idéia. Primeiro com as músicas, fazendo você voltar a escutar músicas. Depois, com todos aqueles papéis e lápis. Fui eu que segurei a sua mão e fiz você desenhar, junto com o seu filho. Você adorava desenhar, Careca. Mesmo assim, ficou mais de cinco anos sem pegar num lápis. E eu não estou te escrevendo para pagar sapo, nem para te dar uma lição de moral. Cara, você se anulou durante muito tempo. Pura preguiça.

Eu sou o seu passado. E uma das coisas que aprendemos há muito tempo é que o passado é imutável e imóvel. Nada se agita no passado. Até mesmo ontem está preso numa gelatina de âmbar. O DNA do passado é irrecuperável. Não se move. Não dá para fazer novos dinossauros. E os esforços que fazemos para imprimir velocidade e ritmo no que já fomos e fizemos são falsos e vãos. Somos crocodilos albinos de nossas próprias vidas. Choramos lágrimas amargas para o que fizemos e não pode ser alterado. E depois comemos o pão que o diabo amassou.

Não é que nem videogame, sabe? Você não pode reiniciar a hora que quiser. Você não salva, faz uma pausa e depois continua a marcar pontos. Na verdade, você e eu sabemos que é o contrário. A contagem é regressiva desde o dia em que nascemos. E tem gente que reza para ouvir, no dia em que a indesejada das gentes chegar, uma palavra de conforto. Nós, você e eu, também torcemos para receber um gesto de atenção. Um olhar de respeito. Vivemos para isso. Para que alguém, na última hora, segure a mão direita com cuidado e depois feche os olhos que já foram nossos. Com cuidado. Não queremos que a falta de brilho em nossas pupilas assuste as crianças de nossas crianças.

É por isso que eu te escrevo, Careca. Para te dizer que se não fosse por mim, você nem teria tentado. E estaria perdido num xarope de auto-piedade. O futuro nós sempre soubemos como seria, não é? Nós sempre soubemos que seria lento, doloroso e solitário. Não é nenhuma novidade.
E acorda, Careca! Chama o enfermeiro para tirar você do sol! O inferno, desde o fim da camada de ozônio, está sobre nossas cabeças!

P.S.: Tem um cigarro no envelope, junto com a carta. Se você estiver vivo, nessa altura do campeonato vai valer a pena dar umas tragadas.

19. Take 15 minutes to eat an orange – É pra já.

14 comentários:

Paulo Bono disse...

porra, careca.
esse texto me pegou num dia ruim.
aí fudeu tudo.

abraço

Careca disse...

Paulo,
hoje é sexta. Toma umas cervas aí em Salvador e relaxa.
Abraço,

Rodrigo Carreiro disse...

É, careca... Tem que ter cuidados com suas palavras ehhehe
Até que eu fiquei meio depressivo quando li, afinal todo mundo se vê nessa posição e é uma merda, mas como aqui em salvador tá um calor desgraçado, a raiva vai toda pro filho da puta do sol.

Careca disse...

Rodrigo,
tem umas barraquinhas legais aí na praia. Pegue um lugar na sombra. E aí peça uma bem gelada. Viu? Acabaram-se os problemas.

Anônimo disse...

então careca, para que não receba essa carta daqui anos, convido vc para integrar meu grande e último projeto existencial: o "vila velha".

amigos se juntam e vamos comprando desde já casinhas próximas. quando entrarmos na velhice, contratamos uma van com motorista, fazemos um contrato com geriatra, dentista, cuidadores.e lógico alguém prá fazer uma agenda contendo lazer e controlando os compromissos. o melhor desse proffional é que tb nos lembrará das atividades já que aquele alemão com certeza estará infernizando nossas mentes.
anna

Careca disse...

Anna,
seu projeto é muito bom. Mas só estarei dentro se a casinha for em algum lugar perto de Berna.

Mwho disse...

O passado me dá amnésia...
Acho que o meu está naquela fantástica gelatina de âmbar!
Gostei.

Anônimo disse...

putz... o projeto se localiza do lado de cá do atlântico.

anna

Careca disse...

Mwho,
amnésia! Boa sacada!
Gostei idem.

Careca disse...

Anna,
tudo bem, abro mão da vizinhança de Berna se o projeto for ali, pros lados de Angra.

Anônimo disse...

taí, depois de lhe acompanhar por aqui, lendo você, adorei essa carta pro futuro. Escreverei a minha e lhe enviarei. Guarde, quem sabe um dia lá no asilo a gente até pode se encontrar. Como reconhecer? Eu sempre guardo seus desenhos, né!!!
(meu blog é novo, só agora tomei coragem)
abraço

Careca disse...

PcomM,
é um nome muito bom! Um início promissor!
Um abraço,

Anônimo disse...

carta pro futuro é em papel ou em email?

Careca disse...

Franka,
na dúvida, além de escrever vou gravar em CD, DVD e disquete...

Frase do dia