sábado, 5 de abril de 2008

A garganta profunda do escorpião do planalto



_Você trouxe?
_O dossiê?
_É claro!
_Trouxe. Está aqui.
_É o verdadeiro?
_Não, é o forjado.
_Não, eu quis dizer que esse é o verdadeiro dossiê forjado.
_É a única cópia.
_Então esse não é o original.
_Isso, o original é outro. Que está com você sabe quem.
_Eu não sei de nada.
_Mas agora vai ficar sabendo.
_Como vou saber de alguma coisa se o dossiê é forjado?
_Não, você não está entendendo. Eu disse que se você sabe quem está com o original, então ele está sabendo de tudo. E você agora também vai ficar sabendo.
_Espere, espere, espere. Vamos começar de novo.
_De novo?
_É. Você trouxe o dossiê?
_Fala baixo.
_Baixo.
_Não. Fale mais baixo que podem estar gravando.
_Quem está gravando?
_Você sabe quem.
_Não sei não, senhor. Eu só pedi uma cópia do dossiê. E me falaram que você poderia me ajudar.
_Quem falou?
_Você sabe quem.
_Não, eu não sei. “Você sabe quem” está sabendo disso?
_Acho que sim. Ou então você não estaria aqui, me entregando uma cópia desse dossiê.
_Você me considera um traidor, não é?
_Na verdade, para mim você é um patriota. “Você sabe quem” é que acha você um traidor.
_Ele te disse isso?
_Ele quem?
_Ora, você sabe quem.
_Não, mas está em todos os jornais.
_Quem será que vazou?
_Ora, isso é elementar. Foi o cara que entregou o original para você sabe quem.
_Ele está com o original?
_Claro, o original é feito para ser entregue para você sabe quem.
_E eu que pensei que quem fez o original estava do nosso lado.
_Que nada. Quem fez o dossiê original só pensa no lado do bolso. E isso não tem a menor importância. A única coisa que importa num dossiê é a chantagem que se faz com ele.
_E se não tiver chantagem?
_Está brincando? Um dossiê só existe em função de uma chantagem. Senão é outra coisa.
_ Um banco de dados?
_Não. Num banco de dados as informações estão reunidas para proporcionar relatórios gerenciais úteis de forma a permitir conclusões objetivas. Num dossiê, as informações estão truncadas para desinformar, confundir e provocar equívocos.
_Você está gravando tudo, não é?
_ Como disse o escorpião: Não posso evitar, é da minha natureza. E um dossiê se faz com outro.

4 comentários:

Tatiara Costa ; ) disse...

Oi! Interessante seu texto. Realmente com um dossiê se faz outro.
Abraço.***

Anônimo disse...

Tatiara,
:)

Anônimo disse...

careca. nasci, sem querer, em 27 de outubro. escorpião. Como disse o escorpião: Não posso evitar, é da minha natureza. vou ter que te denunciar pro meu amigo feagassê.

Careca disse...

Franka,
só não me entregue para "você sabe quem".

Frase do dia