terça-feira, 15 de abril de 2008

Cortar o caminho para andar em círculos



Você só precisa se inscrever e pagar uma quantia ridícula para se matricular numa das oficinas do Centro Cultural Renato Russo. E foi o que a Minha Amiga tentou fazer. Eu já escrevi sobre a Minha Amiga antes. É a mulher do Meu Amigo. Psicóloga. Gente fina. Dá nó em pingo dágua. Pois a Minha Amiga quis fazer uma inscrição no Centro Cultural Renato Russo para uma oficina de artesanato.
_Careca, você nem imagina o trabalho que deu.
Eu nem imagino. E então ela me conta.
_Bom, eu liguei pra lá e atendeu uma mulher, com voz de preguiça. Sabe aquela voz de estou te fazendo um favor? Perguntei se ainda tinha vaga na oficina. E a mulher perguntou de volta qual era a oficina. Eu disse “todas”. Assim, eu queria muito fazer uma oficina. Só não sabia qual eu queria mais. E ela, muito grossa, diz que já fecharam as inscrições. Como assim, fecharam? Para todas? É. Fiquei fula de raiva. Mas não deixei parecer. Agradeci, muito educada, na maior finesse, polida como a faca. Jararaca! Eu pensei. Mas não deixei transparecer nada. Telefone é bom por causa disso. Se fosse videofone ela teria me visto bater os pés no chão, de raiva! Agradeci, numa boa, falei boa tarde, foi um prazer, obrigada, clic, queime no inferno, sua fedorenta! Vadia!
Eu engoli umas risadas com o chopp e esperei a continuação.
_Careca, eu lembrei do anúncio do rádio e tive certeza de que a mulher estava me esnobando. Fui conferir no jornal e lá estavam todas as oficinas com inscrições abertas. Ainda tem mais uma semana de prazo. A mulher estava com preguiça. Liguei para outro telefone do centro cultural. Queria reclamar, mas atendeu a mesma mulher. A voz era inconfundível. Sabe a Daniela Mercury, pois é, não parecia nem um pouco com a voz dela. Era mais assim, mais para a voz da Jane, lembra da Jane e do Erondí. “Não se vá!”! Pois parecia a voz daquela bruxa. Aí eu disse, muito calma, muito complacente. Alô, eu acabei de ligar procurando vaga nas oficinas mas a moça que me atendeu, acho que foi você mesma, disse que as inscrições estavam fechadas. Bom, eu sou da assessoria de imprensa do governador e queria confirmar o fim das vagas para suspender as chamadas no rádio, nos jornais e na tv. Já lotou é?? E pelo telefone deu para escutar a moça suando debaixo dos braços. Não, sabe o quê que é, foi um engano. Olha, aguarda um instante que eu vou passar para um dos professores, aqui, fala com ele. E aí eu falei com um professor que me explicou todas as oficinas, me passou todos os horários e ainda me convidou para uma aula teste numa oficina de desenho. Eu só continuo se gostar. Vai ser depois de amanhã. Não é incrível? A atendente só estava com preguiça de me passar as informações. Esse povo é muito, muito esquisito.
_E na aula de quarta-feira? Você vai fingir que é jornalista da assessoria do governador nesse curso?
_Pois é, como é que eu faço para sair dessa?
_Oras, diga que foi demitida.
_Não, aí eu continuo na mentira.
_Então diz que você não é você, mas é a sua irmã gêmea. Ela é que é jornalista. Você é psicóloga.
_Não, muito complicado.
_Oras, então diga que é vizinha da tal jornalista e que pediu a ela para cavar uma vaga para você.
_Interessante. Continua.
_Quer saber? Não diga nada disso. Fala que inventou essa história só de raiva da atendente.
_E se a atendente for amiga desse professor? Provavelmente é, porque foi ele que socorreu ela pelo telefone.
_E se você faltar na aula grátis de teste?
_E perder todo esse esforço?
E então eu lembrei de uma vez que apostei todo o dinheiro que tinha no bolso numa mesa de bilhar. Isso não me ajudou em nada. E nem mesmo tem qualquer relação com a história da Minha Amiga. Eu às vezes sou muito esquisito. E então resolvi colocar no blog para ver se recebo sugestões inteligentes para ela sair dessa embrulhada numa boa. Mas tem que ser rápido que a aula-teste já é amanhã.

16 comentários:

Paulo Bono disse...

esquece as saídas criativas.
diz que não é jornalista porra nenhuma. que só fez aquilo pra provar o mau-atendimento da puta da recepção. vai correr tudo bem.

Careca disse...

Paulo,
é isso aí, pô!

macost disse...

já eu nao falava nadica. chega lá e dizia com a maior cara lavada: sou a fulana, tudo bem? etc etc etc vim pra tal da aula. legal né? esses cursos...enfim
e tem que dar satisfa agora a mó de que? a atendente deu satisfa? o professor convidou porque quis.
beleza?

Anônimo disse...

não fala nada. manda ela ir fazer um peeling antes e ir de máscara.

Mwho disse...

Acho que a melhor explicação é não dar explicação...

Careca disse...

Maria,
beleza pura!

Careca disse...

Franka,
aquela máscara é super-brasileira, primeiro é amarela e depois é verde!

Careca disse...

Mwho,
é, quase ninguém gosta de passar recibo!

Anônimo disse...

Se essa sua amiga psi for quem eu estou pensando, diz para ela passar um oleozinho de peroba naquela carinha de pau que deus lhe deu e fica tudo em paz. Se ela resistir, refresca a memória dela: pergunta como foi que ela escapou de um policial que pegou a gente no flagra ao estacionarmos numa vaga para deficientes. Faz uns 15 anos, mas foi digna de um oscar. Ela não deve ter esquecido.

Careca disse...

Cynthia,
olha o oleozinhô aí, gente!

Unknown disse...

É muito simples..simplesmente se disfarce de samambaia, faça cara de paisagem e se te perguntarem alguma coisa, negue, negue até sob tortura.
Não sei, nunca ví, não fui eu....
BjKas Dollka

Careca disse...

Dollka,
ué, trocou de perfil? Vou sugerir um disfarce de violeta. Que tal? Violetas são bem discretas, né?

Doll Kinha disse...

Eu nunca troco de perfil...rsrs Eu digito o email errado mesmo. Sou distraída...rsrsr
Bjkas DollKa

Careca disse...

Doll,
Bjkas

Mairavilhosa disse...

...então Careca, não se preocupa mais com a minha questão não. Já dei um jeito, ou melhor meu inconsciente deu o tal... eu simplesmente me esqueci da tal aula hoje À tarde, na verdade, somente me lembrei agora à noite porque o Cabeça me avisou que você estava arrancando os poucos fios de hair que te restam pra me dar uma saída.. " O que não está resolvido, resolvido está", né?!?! ..ou não????
... e diz pra Cynthia que a idéia foi dela, aliás ela estava dirigindo e resolveu estacionar ali, eu nem sabia dirigir nessa época?!?!?!... o que aconteceu é que me deixei levar pelo afã da situação...
Bejins,

Careca disse...

Mairavilhosa,
melhor assim. Meu inconsciente também já me livrou de uma boas enrascadas. Se bem que foi ele que me colocou nas mesmas enrascadas. Pensando bem, meu inconsciente é um irresponsável.

Frase do dia