segunda-feira, 21 de abril de 2008

Carecas famosos e outras bobagens

Depois que eu entrei no Hall da Fama dos Mega Blogs pelas mãos da Franka, do Frankamente, resolvi criar o meu próprio Ráu dos Carecas Famosos.

Vou começar pela ala de carecas famosos do cinema. O primeiro, obviamente, é o Telly Savallas, com o seu pirulito de Kojak. Nunca ouviu falar? Pesquise. Em seguida, vem Bruce Willis. E o terceiro é o José Padilha, diretor do Tropa de Elite, que ganhou um urso de ouro e vai virar estátua no lugar do Romário. Essa ala de famosos do cinema é bem grande. Também tem Oscarito, Grande Otelo, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, só para citar alguns nacionais. Aliás, só hoje é que eu reparei que todos os Trapalhões, os ídolos da minha infância, adolescência e idade de gente grande, foram ou são carecas. Os Trapalhões foram as risadas infalíveis de dezenas de domingos da minha vida.

A ala de carecas famosos da TV também é encabeçada pelos Trapalhões, é lógico. E pelo Jonathan Harris, conhecido como o doutor Zachary Smith do seriado "Perdidos no Espaço". Tá bom, ele tinha cabelo, mas era um careca na essência de ser careca. Ou seja, na falta de pelos e atropelos para manifestar a personalidade do Dr. Smith (Caramba! Às vezes até eu me surpreendo com minha capacidade de juntar polissílabos). É extraordinário o quanto eu me espelho no Dr. Smith. Devo muito a ele. Graças ao Dr. Smith eu sei como eu vou ser quando me tornar o velho ranzinza, egoísta, ignorante e pernóstico em que me transformo. É sério. Smith é um modelo. Era para ser um modelo às avessas, mas o mundo dá muitas voltas e a gente acaba se embolando. E é só por causa dele que eu chamo o meu Fiat 147, de 1983, de “lata velha de sardinhas enferrujada”.

Pois então. A ala da TV é gigantesca, mas tem uma seção especial de carecas disfarçados. Ela começa com Starsky e Hutch, As Panteras e Tarzan (aquela com o menino mexicano, o Jái - http://retrotv.uol.com.br/tarzan/index2.asp). Starky e Hutch não tinham cabelo. Usavam perucas e calças bocas de sino. As panteras também. Usavam calças bocas de sino, se depilavam e usavam perucas. E o Tarzan tinha cabelo, mas aquele menino, o Jái, não. Aquilo só podia ser peruca. Aquela série era demais. Surreal. Aliás, sabia que o Tarzan daquela série filmada no México veio gravar o grito de Tarzan em Foz do Iguaçu? Capitão Lee e Kowalsky, de Viagem ao Fundo do Mar, também usavam perucas. O Almirante Nelson usava uma peruca muito bem feita. Era tão bem feita que ele parecia careca.

No futebol, os carecas imperam. Basta citar Ronaldo, o Fenômeno.(Bastou eu falar e o cara deixou o cabelo crescer) No romance policial, Lawrence Block. No clássico, Balzac. Na ironia, Voltaire. Na física, Newton. Na moda, Klein. No carnaval, Piná (Lembra dela? A mulata careca que fez o Príncipe Charles sambar! Jesus, como nós, os nativos, já fomos pitorescos). E na pintura, Picasso.

Quer dizer. Tem careca famoso pra tudo quanto é lado. E nem mencionei muitas mulheres.

Tá vendo? Excelente companhia. Por outro lado, existem os carecas de que você nunca ouviu falar. Meu primo Carláile, por exemplo.

12 comentários:

Anônimo disse...

o primeiro bloguero famoso careca que conheço é você.
kojac da blogosfera.
hahaha.
engraçado.

Anônimo disse...

observação off-post da tia franka:
ô careca, porque é que você tem que ter essa coisa antipática de "aprovar" os comentários da gente?

Mwho disse...

E para mim, o mais importante de todos, o Zidane, que calou a boca daquele italiano chato e falador com uma carecada! Acho que há um simbolismo muito forte naquele momento!

Careca disse...

Franka,
e eu nem gosto de pirulito...

Careca disse...

Franka,
eu não desaprovo nenhum. Mas já andaram me xingando, e este é um blog família.

Careca disse...

Mwho,
foi super-metafórico e deve ter sido super-dolorido!

Careca disse...

Mwho,
outra metáfora daquelas e o italiano partia para o infinito...

Rodrigo Carreiro disse...

Quer dizer então que o mundo é dos carecas? ahn!? ehehhe

Careca disse...

Rodrigo,
não sei. Mas se for eu quero a minha parte em euros.

Anônimo disse...

Meu marido vem de uma linhagem de carecas!Mas ele tá ficando um careca charmoso. Quando a gente começou a namorar, ele já tinha as entradas que eu sabia onde iriam acabar! Acho que um homem sábio usa a sua careca com certo charme.

Careca disse...

PcomM,
é, usar com charme deve ser bom. Eu prefiro um boné. Em dia de sol forte, então, boné é o que há!

Anônimo disse...

Ola gostaria de comunicar que já se encontra aqui no canada o novo remedio revolucionario para calvice com o ASTRESSIN-B esta em topico de loçao sem perigo qualquer a saude eu como tinha o problema e agora meus cabelos voltaram gostaria de ajudar mais pessoas com esse problema . por enquanto nao esta em farmacias so comprando diretamente do fornecedor do laboratorio canadense. unico problema ainda é seu alto preço. um tubo de medicamento custa R420,00 REAIS MAIS A TAXA DE SEDEX PARA ENVIO.caso alguen esteja interessado entrar en contato comigo por telefone ou email. abraço Rubensl . (1) 6478596490
marciodiretor@yahoo.com.br

Frase do dia