sexta-feira, 11 de abril de 2008

Glub




Para as pessoas que se obrigam a ser total e completamente honestas sobre elas mesmas e suas vidas, um blog diário pode ser muito perturbador, ofensivo e até agressivo para as pessoas que amamos. Ser verdadeiramente honesto consigo mesmo é admitir a existência de um caráter multifacetado. E você, antes de tudo, tem que admitir que é você que escolhe quem e o quê você quer ser. Essa responsabilidade é sua, brother. Você pode até ser levado a isso. Mas a palavra final é sua. E não dar a palavra final também é uma decisão de caráter. Ou de esquizofrenia.

Eu sou um, mas sou muitos. Eu sou o Careca. Eu sou o engraçadinho. Eu sou o bufão. Eu sou o babaca. Eu sou um dos três boludos, na Ilha Grande, acompanhado de dois grandes amigos que hoje nem vejo mais. É culpa minha, que me afasto de quem me comove, de quem me irmano.

Eu sou o reacionário. Eu sou o esquerdista que nunca aceitou pixar muro, parada de ônibus. Eu sou o covarde. Eu sou o valentão. Eu sou o menino agressivo que apela para as botas ortopédicas. Eu sou o ignorante metido a besta, que quer continuar ignorante. Eu sou o homem que fica em casa. O cara que chora vendo filme de guerra. O amigo do Mário. O bobo tímido. O rei do go-gó. Eu sou o sujeito honesto, modesto, que gostaria de saber mais. O misantropo. Sou só um cara comum, medíocre.

Quem é que eu realmente sou? Sou tudo isso. Mas na maior parte das vezes, sou só aquele último, o cara comum e medíocre que um dia escorregou numa casca de banana. Acontece com todo mundo. Mas sou eu que escolho quem eu sou. Para isso existem poucas atenuantes. E aqui, nesse espaço virtual, eu sou o Careca.

Debaixo do Careca, cabem todos os olhos, narizes e bocas. Eu poderia ser todas as minhas facetas. Mas eu não poderia ficar entrando e saindo de rodamoinho de facetas a vida inteira. Aqui eu escolhi ser somente alguns de mim. E eu até poderia me permitir entrar novamente naquele rodamoinho. Mas isso não me levaria a lugar nenhum distante do pinel. E uma coisa é certa. Se você escolher um lugar, seja um só, ali, naquele instante, mas seja verdadeiro. É o que eu faço. Pelo menos uma vez por dia. Pode ser pouco, mas por enquanto é o bastante.

Quando eu não escolho o que eu quero ser, quando eu não estou no controle, o pior de mim aparece. E ainda assim eu sou humano em minhas boas intenções e na minha malícia. Minhas reações aos eventos da vida, minhas opiniões sobre os amigos, os acontecimentos, sobre os estranhos em que tropeço, qualquer das coisas de que falo neste blog diário, exigem um certo grau de controle de pensamentos e sentimentos.

Mas para dividir essa qualquer coisa com genuína honestidade, de coração e mente, do fundo da minha alma, não posso ser só capitão, tenho que ter a bravura de afundar com o navio. E mergulhado do jeito que estou, só posso ir cada vez mais fundo.

14 comentários:

Anônimo disse...

adorei seu blog, e o texo tbm, muito fera!!!

Careca disse...

Luiz,
valeu!
:)

Paulo Bono disse...

Primeiramente, sou careca e gordo. Ganhei de você.

Parece viadagem, mas posso dizer que esse poderia ser o texto da minha vida. Tipo aqueles que a turma coloca no orkut. Do caralho mesmo. parabéns.
Vou ler os outros posts.

abração

Careca disse...

Paulo,
parece mesmo.
Brigado.
Abração,

Maína Junqueira disse...

eita, que belo texto.
e vamos afundar que aqui em cima tá chato demais!

Careca disse...

M.J.,
que belo planador, aquele da sua infância!

Maína Junqueira disse...

Sim, a gente passava muito tempo olhando para o céu.

Careca disse...

M.J.,
putz, é mesmo! O brinquedo é de adulto...

Anônimo disse...

dá para ver que você é puta honesto. por isso que venho aqui.

Careca disse...

Franka,
gosto muito da sua franqueza! Também é mais um motivo para visitar o seu sincero blog.

Anônimo disse...

Ótimo texto. Pra mim, saber que é possível ser muitos dá um conforto. Já pensou se tivéssemos que ser a mesma pessoa sempre? Chega a dar sono...

Careca disse...

Mawa,
também acho ótimo. Mas essa multiplicidade pode servir de atenuante?

liquidificador disse...

ser muitos e um de cada vez, com a maior honestidade. perfeito.

Careca disse...

Carol,
você se amarra numa síntese, hein? Mas é isso mesmo.

Frase do dia