quarta-feira, 16 de abril de 2008

Coisas para fazer enquanto há tempo




Eu sou maníaco por listas. Eu gosto de entrar em supermercado com lista na mão, para não perder o foco. Senão acabo levando prateleiras, alicates e outras coisas essenciais para a reafirmação permanente da minha personalidade masculina, de macho alfa super-porreta. Ou então coisas para perder a barriga, incluindo apetrechos de bicicleta. E quando eu não tenho nada para fazer, eu pesquiso listas interessantes na Internet. Tem lista pra caramba. Os maiores ditadores de todos os tempos. Lista de fotos de tatuagens de atrizes pornôs. Lista de maiores santos. Lista de pecadores recalcitrantes. Listas dos carros mais caros do mundo. Lista de lugares que você precisa visitar antes de morrer. Listas das coisas mais ridículas que você já fez numa festa. Enfim, tem lista de tudo mesmo.
Aí eu achei a lista de 100 idéias desse tal de Keri Smith. Nunca nem tinha ouvido falar dessa cara. Puro google. Mas gostei de algumas das idéias e resolvi postar aqui, com os meus comentários. Legal, né?

14. Trace your footsteps with chalk.
Risque as suas pegadas com giz
Eu percebi que não chegaria a lugar nenhum. Eu percebi que todos os caminhos me levavam para dentro de mim mesmo. Aí procurei um pedaço de giz no bolso. Eu sabia que estava ali. Um pedaço de giz branco pequeno. Estava junto com duas moedas, uma de dez e outra de 25 centavos. Abaixei, com cuidado. Levantei a mão que estava com o giz, como se fosse um braço periscópio. Estudei o meu próprio pé calçado. Observei com cuidado antes de começar. E no meio da multidão, comecei a riscar a minha pegada, segurando o giz com força contra a beirada do sapato. Quando tive certeza de que a silhueta do meu próprio pé estava completa, levantei devagar. Lá estava ela. Uma pegada quase perfeita. Então me abaixei e com um traço rápido, risquei uma linha reta, para marcar o lugar da sola. Agora, sim, estava completa. Um traço para delimitar a meia sola faz uma diferença bem grande numa pegada.

29. Study the face of someone you do not like. - Estude o rosto de uma pessoa que você não gosta. Eu não tenho nenhum inimigo declarado. Mas existem muitas pessoas que não gostam de mim. Param de conversar, quando eu me aproximo. Cochicham quando me afasto. Riem escancaradas quando estou de costas. De qualquer modo, para levar essa idéia adiante, com toda honestidade, eu deveria começar pelo espelho. Eu, muitas vezes, não gosto de mim mesmo. Mas o que é que posso fazer? Eu vivo o dia inteiro comigo mesmo. E a noite inteira também. Aliás, esse cara vai comigo para onde eu for, até no banheiro. Até em feijoada com sarapatel. Tenho que admirar a perseverança desse sujeito, pois ele vai comigo até em reunião de condomínio. E eu tenho um rosto comum. Pouco queixo, mas não tão pouco quanto Noel Rosa. Tenho nariz batatinha. Míope. Sobrancelhas estrangoladas. Definitivamente. Orelhudo. E agora, com verrugas. Tem uma bem pequena, do lado esquerdo do nariz. E uma outra, maior, antiga, discreta, meio escondida pelo queixo. Minha pele é mais para oleosa. Dá para ver muitos poros sem lupa. Aliás, dá para ver poros a dois passos de distância. Mesmo assim, minha filha diz que eu sou bonito. Mas ela quer um videogame só pra ela.

35. Give away something you love. - Dê alguma coisa que você ama. Não, o meu patacão de 1811, não. Minha HQ Almanaque do Homem Aranha Número 1? Nem pensar. Meu CD do Cream? Jamais. Minha coleção de canetas de banca de revista? Necas. Não. Não. Não. Caramba. Essa eu sou incapaz de tirar do papel? Será que eu jamais conseguirei dar alguma coisa que eu amo para uma outra pessoa? Também, que idéia mais besta! Talvez emprestar... com juros...

84. Write a list of all the things you do to escape. - Faça uma lista das coisas que você faz para escapar; a) Fecho os olhos; b)Rezo; c)Sacudo a perna ou o pé, vigorosamente; d) Aumento o volume do som, especialmente quando toca “Cool Kids” do Screaching Weasel; e)Assobio o Hino Nacional; f)Canto o Hino à Bandeira; g)Procuro papel; h)Rabisco papel; i)Amasso papel; j)Vasculho o lixo; k)Faço uma lista do que eu tenho no lixo; l)Choro; m)Blogo.

89. Write about or draw some of the doors in your life. - Escreva ou desenhe algumas das portas na sua vida: FRANKA. Jim Morrison. Dante Alighieri. Aldous Huxley. Jim Dodge. Jacques Tati. Chaplin. Tarzan. Bradbury. Houston. Cannetti. Hemingway. Kafka. Dostoiévsky. Lobato. Bob Dylan. Raul Seixas. Zé Ramalho. Tim Maia. Scliar. É tanta gente, se eu escrever 10 páginas ainda vai ficar faltando. Mas as primeiras, a mais importantes, foram os meus pais que abriram. Lembro, até hoje, de “Aqui Estão Eles”, do Walt Disney. Eles leram algumas portas todas as noites, até que eu decorasse. E depois leram outras, e mais outras e mais outras, até que eu lesse sozinho.

12 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

Cara, listas são uma liberdade mas também uma prisão. Eu fazia listas de tudo, tipo aquele cara do livro/filmes "Alta Fidelidade". É um vício, mas me livrei aos poucos. De vez em quando volta heheh

Careca disse...

Rodrigo,
por sinal, livro, filme e trilha sonora de primeira qualidade. E já reparou o tanto de lista que tem em blog?

Paulo Bono disse...

costumo achar os posts sobre listas que têm por aí a maior chatice. mas o seu foi bacana. a única lista que costumo fazer e inclusive pra sacar as pessoas é o Top 5 de filmes.

Careca disse...

Paulo,
Top 5 de filmes de ficção científica: 1-Solaris (Tarkovsky); 2 - Marte (Mission to Mars); 3 - Alien e Matrix; 4- 2001; e 5 - Blade Runner.
Valeu, cara!

Doll Kinha disse...

Super-mercado, feira, lista de músicas, filmes dublados e legendados, lista das roupas que tenho e as que preciso comprar e até lista do que vou comprar quando ganhar na loteria, pois é, verdade, eu faço lista do que comprar se ficar rica...Quando eu era adolescente fazia listas com nomes de meninas e meninos para quando tivesse filhos escolher os nomes, mas depois cresci, amadureci e desisti de ter filhos e joguei as listas fora, mas não desisto de ganhar na loteria....
BjoKas DollKa

Careca disse...

Doll,
eu também jogo toda semana na loteria. E se eu entrar num cassino, também vou querer vencer a banca...

Mwho disse...

Você me fez lembrar de uma lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos que guardei por muitos anos sem nunca ter ido atrás de qualquer um deles...

Careca disse...

Mwho,
é uma lista a se resgatar. Um top 5 de melhores filmes de qualquer gênero é muito difícil de fazer, se você for justo. Uma lista rápida de diretores já é problema: Welles, Ford, Chaplin, De Palma, Eastwood, Cohen, Coppola, Polanski, Truffaut e Hitchcock. Viu? Faltou um monte de feras.

Anônimo disse...

pô careca.
eu não sou uma das portas da sua vida? porta franka. pô.
aliás, nasci no mesmo dia do dante aliguieri, se não me engano.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Home Theater, I hope you enjoy. The address is http://home-theater-brasil.blogspot.com. A hug.

Careca disse...

Home Theater,
você faz anúncio de blog em blog? Deve dar um trabalhão, hein cara?

Careca disse...

Franka,
já corrigi. Olha lá o texto de novo.

Frase do dia