segunda-feira, 23 de julho de 2012

Segunda-feira eu me sinto velho



Ladi6 - "Like Water"

Pela manhã eu torci para que o carro pegasse de primeira e ele pegou. Comecei bem o dia, eu pensei. Então me mantive inabalável. As crianças pediram panquecas para a minha mulher e comeram tudo rapidinho. A comida do Rafa acabou. Lutei e venci o desânimo que sempre me atormenta às segundas-feiras e tratei de por mãos à obra. Fui para o quintal, cuidar das coisas, olhar a horta, cortar e lixar madeira. Fez um dia bonito.

Estou em casa, eu pensei. Não posso ficar parado, preciso fazer alguma coisa. Então corri para o computador e fiquei escrevendo durante horas e horas. Mas nada fez muito sentido, ruminei coisas bovinamente e me distraí.

Eu encontro um livro que ensina a fazer mil sanduíches diferentes. Eu encontro um livro que ensina a fabricar uma espada japonesa. Keri Smith fez 42 anos. Vejo no Youtube a dança da atleta australiana dos cem metros com barreiras. Vejo no Facebook uma foto do meu amigo Velho Tom debaixo de uma árvore. Ele ainda tinha cabelos compridos e usava uma barba grande na época. Visito um blog que me dá a dica de um vídeo hilário de Jerry Seinfeld e Larry David andando de fusca e tomando café. É extraordinário como os dois irradiam uma alegria enorme conversando sobre nada. Não é apenas talento. É quase um superpoder.

Fico pensando longamente sobre o que eu pensava quando era bem mais jovem. Houve um tempo em que eu também queria fazer as coisas se moverem apenas com a força do pensamento. Hoje em dia ficaria feliz se tivesse força para conseguir encher uma folha de papel. Às vezes acho que realizei um monte de sonhos. Tenho certeza também de que deixei um monte deles para depois e que muitos desses não vingarão. Mas quem pode saber o dia de amanhã? Já estive pior? Eu me pergunto muitas vezes as mesmas perguntas.

Passados tantos anos, quem eu ainda admiro? Meus pais, minha mulher, meus irmãos, alguns familiares e amigos. Também incluo na lista alguns escritores, pintores e músicos. Quem você colocaria em primeiro lugar na lista de pessoas que você detesta? Às vezes eu acho uma canalhice escrever perguntas retóricas. Outras vezes simplesmente admito que não há como fugir delas.

As crianças passaram o dia mergulhadas nos dois episódios finais de Harry Potter. Desgrudaram da tela e ficaram irritadas quando souberam que o jantar seria sopa. Não. Cassoulé. Elas mudaram de idéia porque estava uma delícia. Antes de dormir eu brinco de lutar judô com os dois, treinando imobilizações. Eles detestam a minha chave de dedão do pé. Antes de dormir querem a leitura de mais um capítulo de um dos livros do Harry Potter.

Estou cansado. Em todas as segundas eu me sinto velho.



Nenhum comentário:

Frase do dia