sexta-feira, 20 de julho de 2012

Os peixes congelados do leão



Nicole Willis and the Soul Investigators - If This Aint Love Dont Know What Is

Um amigo me conta que a turma do leão o convocou a quitar um débito de seis anos. As pessoas costumam guardar comprovantes por cinco anos, mas esse meu amigo é precavido, tem arquivos de dez anos. Foi checar e confirmou. O débito já havia sido pago há seis anos. Tirou cópia do comprovante e foi para a convocação. Alguém lhe disse para ir de casaco e que levasse um livro. Sábio conselho. Chegou cinco minutos antes da hora marcada. A antesala estava com o ar condicionado ao máximo. O casaco era de couro, forrado. Abriu o livro e esperou. Era um bom livro. Três horas depois a porta da sala onde seria recebido se abriu. Uma mulher berrou o seu nome e ele foi até lá. Não houve pedido de desculpas pelo atraso, nem mesmo um olhar constrangido. Era apenas uma burocrata fazendo o seu serviço escroto.

_Trouxe o comprovante? - disse a mulher, absorta na tela do computador.

_Está aqui.

A mulher puxou o comprovante, uma cópia autenticada em cartório, e apertou os olhos para a tela do computador. Ela apertou ENTER e lhe estendeu a folha de volta.

_Já pode ir - disse a mulher.

_Está tudo certo? A convocação dizia que se eu não comparecesse hoje teria que pagar uma multa muito pesada.

_Já pode ir. Foi um erro do sistema.

_Foi um erro bem grande. Perdi a manhã inteira por conta desse erro.

_Mas agora está tudo bem, já pode ir embora.

_Esperei três horas lá fora, no maior frio. Ainda bem que uma amiga me disse para vir de casaco. Se tivesse um aquário na antesala vocês congelariam os peixes. Eu não vou receber um comprovante? - disse o meu amigo.

_Que comprovante? Não, não precisa de comprovante - disse a mulher.

_Preciso, sim. Preciso de uma declaração de que compareci aqui na hora marcada, de que fui atendido três horas depois, que apresentei o comprovante de quitação de débitos e que esclareci o que precisava ser esclarecido.

_Não, não precisa de nada disso. Já pode ir embora.

_Também preciso de uma declaração de que minha convocação aconteceu por erro do sistema.

_O senhor está insistindo à tôa. Já coloquei a informação no sistema. Não precisa de nada disso.

_Faço questão da declaração e tenho direito a ela. Vai que o sistema dá novo erro e eu tenho que voltar aqui novamente para mostrar que paguei o que já tinha pago.

_Isso não vai acontecer, o senhor já pode ir embora.

_Mas já aconteceu uma vez. E tenho direito a uma declaração de que compareci e entreguei uma cópia do comprovante de quitação de débitos. Ah, cópia devidamente autenticada em cartório, conforme o original.

_Tudo bem, eu faço uma declaração de punho.

_Com carimbo?

_Eu não tenho carimbo.

_Então pegue com seu chefe, só saio daqui com uma declaração assinada e devidamente carimbada...

Bom, ele só parou quando a mulher o ameaçou de prisão.

Nenhum comentário:

Frase do dia