sábado, 21 de julho de 2012

Pelo andar da carruagem



Nicole Willis and Soul Investigators - No One's Gonna LOve You

Uma das expressões mais usadas aqui em casa é a famosíssima "Pelo Andar da Carruagem". Não sei vocês, mas nós falamos assim mesmo, com maiúsculas antes de cada palavra, que é para acentuar a pompa da expressão. O significado é um pouco intangível, é sobre a possibilidade de uma coisa dar errado mesmo que se faça uma grande força para que dê tudo certo. Mas não é nada científico, está mais para um chute bem dado. Hoje, por exemplo, lembro da expressão ter sido usada ainda pela manhã, quando tentei ligar o carro para ir até a padaria e o motor ranhetou.

_Seu carro pifou de novo? - disse a minha mulher.

Eu não disse nada, é claro. Nós gostamos de fazer perguntas retóricas nas manhãs de sábado. E todo mundo sabe que não é preciso responder pergunta retórica. E nas manhãs de sábado, ninguém merece pergunta retórica.

_E aí, seu carro estragou? - disse a minha mulher.

Bom, não era uma pergunta retórica, mas às vezes é melhor não responder a pergunta nenhuma quando se está irritado porque o carro não liga.

_Ele está meio indisposto - eu disse.

_Seu carro está meio indisposto? - disse ela.

_Caramba, estamos com um eco aqui em casa! - eu pensei em dizer. Mas não disse, é claro. Fiquei sem falar nada.

_Xii, Pelo Andar da Carruagem hoje vai ser o bicho! - disse a minha mulher.

Mas nem foi tanto. Eu peguei o carro da minha mulher emprestado e fui à padaria. Tinha fila saindo porta afora. Então fui ao supermercado, que fica ao lado e que também vende pão. Estacionei na parte de trás, ao lado de dois outros carros. Ao passar pelo caixa o sistema do cartão estava fora do ar. Tive que esperar numa fila para usar o cartão em outra máquina. Quando voltei o carro estava cercado por três caminhões de mercadorias, não havia saída. Com calma e método, enfiei a mão na buzina até que atraí a atenção de um dos transportadores, um sujeito que era um pouco mais franzino que Lou Ferrigno.

_Quer sair? - ele disse. Tinha uma voz surpreendentemente fina. Acho que voz fina é truque de lutador de jiu-jitsu.

_Não, eu quero ficar e criar raízes - eu disse.

_Ah, pensei que quisesse sair - disse o halterofilista.

_Não, eu gosto de ver o mundo entre caminhões - eu disse.

_Tem certeza de que não quer sair?

_Absoluta. Aqui é um ótimo lugar, é bacana, por isso está cercado.

_Você tem senso de humor, isso é bom. Quando quiser sair buzine.

Fiquei cinco minutos buzinando até o incrível Hulk voltar.

_Mudou de idéia? - ele disse.

_É temporário. Prometo que eu volto assim que puder.

_Pelo andar da carruagem, duvido que você volte hoje - disse o sujeito.

É uma expressão muito usada mesmo.

Nenhum comentário:

Frase do dia