sábado, 7 de julho de 2012

O Careca e a Suíça



Robbie Williams - Radio

Terminei o recamier/banco de ripas. Só o que precisava era de uma broca nova. A velha estava desgastada e demorava demais a concluir os furos. Foi só trocar que fiz todos os furos em 15 minutos. Usei a barra roscada 3/8 para unir as 9 travas de ipê. Para apertar bem, usei pequenos pedaços de madeira como espaçadores entre as travas.

Não consegui um alinhamento total, eu sabia que não teria jeito, já que todas as travas eram de espessuras diferentes e usei uma furadeira na mão, não foi de bancada. Desse jeito, por maior que seja o cuidado na marcação dos pontos de furos, na hora "h" a máquina sempre desliza um pouco. Com dezenove furos de cada lado, no final a diferença é expressiva, foi preciso bater forte na barra roscada.

Depois de ter os dois lados bem unidos e a seco, apertei umas porcas de segurança nas extremidades. Tinha comprado as porcas no ano passado para outra coisa que acabei não fazendo. Fiz o acabamento em cera depois do almoço. Gostei do resultado.

Queria ser perfeccionista, mas não sou. Tenho a maior pressa em terminar as coisas, o que muitas vezes compromete a qualidade, eu sei. Mas sei também que o meu entusiasmo é curto, gosto de emendar um projeto no outro, enquanto estou no pique. Muitas vezes errei por excesso de cuidados, uma vez estraguei um desenho bacana porque fui apagar uma coisinha de nada e borrei um grande pedaço do desenho. Nessas horas me sinto bem Larry King, uma coisinha besta à tôa gera uma consequência desastrosa. Isso também acontece com os textos, é claro. Nunca sei a hora de parar e às vezes acabo indo para umas direções esquisitas, então volto tudo e apago. O melhor é começar do zero, pelo menos para mim.

Uma pessoa muito inteligente disse que é um clichê de pseudo-artista dizer que o maior defeito é ser perfeccionista e que perfeccionismo não é defeito. Há controvérsias. É possível até argumentar que o perfeccionista perde muito tempo com preparativos e organização, mas mesmo isso é questionável. A verdade é que os preparativos e a organização são partes essenciais de qualquer projeto. E a mais pura verdade é que, sendo defeito ou qualidade, eu gostaria de ser perfeccionista.

Em primeiro lugar, isso fica super-bem em legenda de foto. "Fulano de tal, o perfeccionista, comemora a grana preta na conta bancária". Lindo, né? Ou então, "Careca brinda a chegada de 2013 na Torre Eiffel". Nem precisa dizer que isso seria perfeito, né?

Em segundo lugar, bom, não tem segundo lugar. Perfeccionista que se preza não admite o segundo lugar, detesta o terceiro lugar e morre de raiva da quarta colocação.

De qualquer forma, qual seria o antônimo de perfeccionista? O google traz relaxado como primeiro resultado. Relaxado? Felizmente ou infelizmente não me sinto relaxado, nem acomodado e nem satisfeito. Mas também não me sinto o contrário de nada disso. Estou neutro. Mas sem apatia. Como a Suíça.

Nenhum comentário:

Frase do dia