quinta-feira, 11 de março de 2010

A máquina de bater no bumbum

De manhã bem cedo eu gosto de um café, com um pouco de leite. Em geral, acompanhado de um pão com manteiga. Minha mulher deixa no forninho para dourar um pouco. O pão fica mais crocante e gostoso. O cheiro de pão com manteiga e o cheiro do café são deliciosos. Eu não tenho muito olfato, por causa dos anos de cigarro. Só de vez em quando ele parece funcionar. E quando sinto esses cheiros gostosos de manhã bem cedo, em geral tenho um bom dia.

Estamos no meio de uma cruzada difícil, ultimamente. É a Batalha do Apetite Matinal. As crianças olham para o prato e não comem. Só enrolam. Ficam lembrando de histórias da escola. Inventam assuntos. Fazem manha. E não comem. Todos os dias inventam uma desculpa diferente. Minha mulher varia os pães. Troca a fruta, põe maçã, banana, laranja, mexirica, abacate e melancia. Nada parece funcionar.

Lembro da minha mãe. Ela colocava um chinelo sobre a mesa. Era um sistema bem persuasivo. Minha mulher barganha com o horário de video-game. Em dois dias, a barganha está esgotada. Então eu caio na besteira de falar na "máquina de bater no bumbum".

_O quê, paiê?

_A máquina de bater no bumbum. Já achei na internet. Vou comprar com o cartão de crédito e vão me mandar. É uma máquina importada dos Estados Unidos.

_Isso não existe, paiê - diz a minha menina, com os olhos assustados. Ela está mesmo em dúvida se a engenhoca existe ou não.

_Existe. Ela tem uma luva de borracha e uma corda emborrachada, assim ó. E também tem cinco velocidades de tapas no bumbum. Quanto maior o número, maior a velocidade. Dizem que na velocidade cinco seu bumbum fica vermelho igual ao quimono do Papai Noel.

_Ai, dedéu - diz o meu filho.

_Ai, caramba - diz a minha filha.

_Ai, ai, ai, ai, ai. Na velocidade cinco não se consegue falar outra coisa. Dói a beça - eu digo.

E para espantar as dúvidas, eu desenho a máquina de bater no bumbum. Nesse dia as crianças comem tudo no café da manhã. É como dizem, inovação e tecnologia são imprescindíveis.

Nenhum comentário:

Frase do dia