terça-feira, 7 de outubro de 2008

Parabéns, Mana!

Minha irmã foi promovida e estamos soltando foguetes em família. Essa minha irmã sempre foi meio gênia, até já apareceu na televisão. Era um concurso mirim de perguntas e respostas. Depois de uma maratona de perguntas durante um ou dois meses, minha irmã ganhou o troféu de prata. Segundo lugar, uma passagem para o Rio de Janeiro, com direito a visitar a Academia Brasileira de Letras e uma enciclopédia. O primeiro lugar era uma viagem para a Disney. Claro, muito mais educativa. Anos depois ela conheceria a Disney com os filhos. Depois voltou várias vezes para a Disney. Acho que nunca voltou para a Academia Brasileira de Letras, mas tem a enciclopédia até hoje.

Acho muito legal quando acontece essa coisa de reconhecimento de mérito. Quando alguém chega perto de você e fala, cúmplice: “Parabéns, você merece!”. E minha irmã, merece. Hoje eu queria muito ter estado com ela, mas coincidiu com outro evento em que a Patroa foi chamada a participar. Desse modo, fiquei em casa mesmo, porque ela mora um bocado longe daqui e ontem quase não dormi, porque veio um menino amigo do meu filho dormir aqui em casa que acabou que quase não dormiu.

Esse menino acordou às duas, às três e às três e vinte. Às quatro eu acertei o relógio com esse menino choramingando. Tentei ligar para o pai, mas acho que o telefone estava desligado. A Patroa tentou todas as táticas de sossega leão com o menino, mas ele estava decidido.

_Quero ir embora, estou com saudade do meu pai e da minha mãe – disse, resoluto. Ao mesmo tempo, ele procurava os tênis para calçar. Felizmente, a Patroa teve a presença de espírito de ligar o Cartoon Network. E o desenho animado ajudou a apaziguar os ânimos até às cinco e meia.

Por causa disso, as minhas olheiras hoje estavam me chegando aos joelhos. No trabalho, as pessoas foram super-solidárias.

_Bicho, a despeito do que andam dizendo por aí, estamos com você! – disse o Mr. Flowers.
_Careca, muita calma nessa hora, meu amigo! Levanta, sacode a poeira e roda o Chacrinha, benza Ó Pai! – disse o Engraçadinho do Cubículo.
_Careca, fica assim não, força, Careca, você vai superar essa! – disse, para minha surpresa, o C3PO. Esse sujeito lúgubre abandonou a impressora e veio cavar a minha tumba, eu pensei. Esse canibal quer roer o occipital da minha caveira, disse o meu sexto sentido dentro da minha meia. Esses caras todos querem me ver no paredón, Caracas!

Então? Pode-se observar pelo singelo exemplo apresentado, que o reconhecimento de mérito é mesmo algo raro. Por isso, fiquei contente quando alguns minutos mais tarde fiquei sabendo que minha irmã havia sido promovida. Imediatamente, tratei de dissipar aquele nevoeiro de falsa solidariedade que envolvia o meu cúbi (é o cúmulo chamar aquilo de uma palavra maior).
_Pípou – eu disse, com o melhor sotaque nordestino que consigo fazer. Pípou, obrigado por essa maravilhosa seção de mau-olhado. Desejo a vocês o dobro do que me desejaram agorinha mesmo, ó meus colegas de cubículo. E que seja eu o primeiro a chutar de bico, a canela do desgraçado de vós que desejou a minha queda nesse vale de lágrimas, nessa sarjeta de dramalhões mexicanos e brasiguaios. Tenho dito.
Parabéns, Mana!

10 comentários:

Poupadordeporra disse...

Valeu destituido de pelos no himalaia. Qual delas? apenas curiosidade...

Rodrigo Carreiro disse...

Agora deu até vontade de dar um "vásefuder" pra um monte de gente ahahah
E parabéns a sua irmã.

Mwho disse...

Desenho animado 24h (Cartoon Network) é o melhor calmante para crianças!
Para homens adultos, ESPN!!!

Anônimo disse...

Careca você me dá a impressão de ser um putz pai e agora um putz irmão...

Espero que você também consiga ver que o seu reconhecimento por mérito acontece a cada dia... olha só quantos pentes já passaram por aqui. E se o povo vem, lê e volta e porque o conteúdo é bom mesmo.

Chris

Anônimo disse...

Oh, que legal! Parabéns pra sua maninha!!! Abraços.

Careca disse...

Véi, a que começa com Rá. :)

Careca disse...

Rodrigo, mande não, é hora de cuidar que a maré está virando e virão os dias magros e secos...

Careca disse...

Mwho, também acho.:)

Careca disse...

Chris, obrigado, mas essa turma da kombi volta de pura teimosia... e eu acho ótimo!

Careca disse...

Janaína, ela merece. Qualquer dia escrevo mais sobre ela. Grande abraço,

Frase do dia