segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O aniversário da Patroa


O aniversário da Patroa está chegando, é na quinta-feira. É uma data complicada. A Patroa nunca me dá nenhuma pista sobre o que ela quer ganhar de aniversário. Tenho que adivinhar. E geralmente me dou mal nessa adivinhação. No ano passado, dei um livro que ela não gostou. Ela até que disfarçou que não tinha gostado. No ano atrasado, dei um outro livro que ela também não gostou. Aliás eu só percebi que ela não tinha gostado dos livros porque ela usou o mesmo disfarce dois anos seguidos. Por isso, neste ano, estou pensando em deixar de dar livro.

Mas aí é que está o problema. Tirante livro, que procuro acompanhar o mercado, ver a oferta, eu não sei comprar quase nada. Já desisti de comprar CDs de música, sou um neo-analfabeto musical. O vocabulário de grupos e discos evoluiu muito e já não sei mais de nada. Parei em B e S, Beatles e Stones. Sou ruim de comprar roupa e perfume. Sou péssimo para comprar sapatos. Sou uma lástima em bijouterias. E caixa baixo para jóias.

Além do mais, não consigo entrar em loja onde terei que deixar alguns pré-datados, logo depois de sentar e tomar cafezinho. É difícil. Sou uma vítima fácil de vendedoras habilidosas e gentis. Esse é um dos principais motivos para que eu evite entrar em lojas. Tem também a falta de grana, é claro. Também evito olhar vitrines, páginas na internet, propagandas em jornais e revistas, panfletos e out-doors. Rádio não tem problema. Sou quase imune a estímulos auditivos, o que significa que tenho a audição bem seletiva. Ou que eu sou um pouco surdo.

Sou ruim para dar presentes para a Patroa. Já me convenci disso. E o pouco que sei sobre o gosto que ela tem para presentes não me ajuda muito. Ela gosta de coisas bonitas, originais, super-legais, de marca boa e que tenham a “cara” dela. Também não adianta comprar nada que possa ser útil, prático, razoável e simples. Ela gosta do avesso dessas coisas, de preferência raros e frágeis. É um troço bem etéreo. Super demais, prá lá de complexo.

Como sempre, tento arrancar ao menos uma informação útil da Patroa sobre o que ela gostaria de ganhar.
_Faz uma surpresa, oras! – ela me responde, como sempre, contrariada.
_Me dê ao menos uma pista!
_Alguma coisa que eu goste, oras!
_Travesseiros, cama, lençóis, pijamas, colchões, pantufas...
_Rá!Rá!Não tem graça nenhuma, oras!

E acaba que não há evolução. Não consigo sair desse rame-rame. Ela fica irredutível com a sua vontade indecifrável, enigmática. E eu fico ali, na frente da esfinge, tentando bolar uma coisa inteligente, sabendo que não vai dar, não vou conseguir. É difícil demais comprar presente para a Patroa. No Natal, no Dia das Mães. No dia das namoradas. No dia do aniversário de casamento. Tenho sempre que adivinhar. No aniversário, então, aí é que a complicação aumenta. Além de adivinhar eu ainda tenho que ser romântico, audacioso, inventivo, alegre, imaginativo, cúmplice, chameguista e polivalente. Caramba!

Tento descobrir alguma coisa com a Rose, nossa cozinheira-doceira-lavadeira-babá-governanta-bombeiro-eletricista e telefonista.

_Rose, a Patroa disse alguma coisa sobre estar precisando de alguma coisa?
_Não, Seu Careca. Ela só me disse para eu não falar nada sobre presentes.
_Pô, Rose, nada?
_Nada, oras!

Hoje de manhã, aproveitei que a Patroa estava escovando os dentes e comecei:
_Já sei, vou comprar uma falkjhçlkhaflkhyfohçjçlooioi, você vai adorar.
_Uma o quê? – embolou ela.
_ Uma falkjhçlkhaflkhyfohçjçlooioi....
_ E o quê é isso? – na verdade, estou traduzindo, ele disse algo como "EFUQUEFEISSO", com espuma e tudo.
_Ah, as mulheres gostam de usar isso para liueohnfpaihçnçlmfçlhydpo, né?
_Mas do que você está falando? (tradução livre de "MADIQUIMERUIUANBDFOSSEFALAAHH")
_É surpresa, benhê, só no dia é que você vai saber!

Ainda não sei de nada, mas já ganhei algum tempo. Oras!

8 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

VocÊ tem que comprar 3 presentes, aí é mais difícil errar: um pra vc dar, e os outros seus filhos.
;p

Paulo Bono disse...

Somos dois.
Uma das piores fases do ano pra mim é procurar um presente pra "patroa". não tenho criatividade, nem paciência pra andar em shopping.
mas vai uma dica.
pode dar algo simples, nada criativo, como uma calça, uma blusa, sei lá. mas aí complementa com uns bombons diferentes...vai ficar tdo certo.
abraço

Anônimo disse...

Um álbum de fotografias de vocês (você e os dois filhotes)dizendo e declarando o amor de vocês por ela. Você pode pegar uma digital e encenar momentos em que ela seria a protagonista da cena, um de vocês atuando é claro, e junto com a foto vem um pequeno resumo, claro que todos os resumos seriam pra descrever como ela é uma mulher incrível. Deixar as crianças escreverem também. Porém, é um plano que poderia já ter iniciado dias antes pra dar tempo.Você disse que é difícil presenteá-la, mas a gente descobre o quanto as pessoas são importantes pra nós, quando elas nos amam no momento em que mais precisamos. Sentir aquele aconhego de paz que só sentimos quando estamos na companhia de quem amamos não tem preço!
Ou ganhar na mega sena e passar o dia todo rindo (até porque depois disso, você não se preocuparia com preços, né). Boa sorte.
abração

franka disse...

dá uma bolsa, careca. bolsa sempre dá certo.

Careca disse...

Rodrigo, boa tática, mas os gastos são triplicados.

Careca disse...

Paulo, valeu a dica, complementou a sugestão do Rodrigo: calça, blusa e bombom.

Careca disse...

Uaia, essa eu vou ter que me lembrar para o Natal, ou para o aniversário do ano que vem. Obrigado, um abração:)

Careca disse...

Franka, mas as bolsas estão caindo sobre nossas cabeças...Valeu a dica. :)

Frase do dia