terça-feira, 11 de março de 2008

Viva o duplipensar



Ainda é cedo para falar, afinal as eleições de lá serão em novembro, mesmo assim eu apostei com o Cabeça que os vencedores não serão os democratas. Mesmo porque já vi esse filme por aqui. Os caras que você pensava que eram os mocinhos são os vilões. E os corruptos vencem o tempo inteiro, bem antes do filme acabar. É triste.
Alguém se lembra do que é “duplipensar”? É da novela do George Orwell (1984). Na minha memória canhestra é o exercício diário de pensar a coisa certa e a que o Grande Irmão quer ao mesmo tempo. Dois e dois são cinco. Não se aplica apenas a quem vive sob regimes totalitários. Você pensa em agir como se o Grande Irmão estivesse certo, não faz a burrice que ele diz para você fazer, embora sinceramente acredite que esteja fazendo. E você admira o Grande Irmão por isso.
Vou desenhar um exemplo.
Tipo assim. O Fidel diz que vai sair, que agora quer descansar e quem manda agora é o Raul. Aham. Todo mundo acredita, escuta os discursos do Raul e aumenta o número de botes cubanos abatidos rumo à Flórida.
Outro exemplo?
Um político diz que é preciso meter a mão na coprofilia para entender de política e de projetos como o da transposição de um rio. Você é bombeiro hidráulico e não concorda com isso. Vive com a mão naquilo e nunca foi nem candidato a vereador. E também acha que o projeto de transposição é que deveria ir para o ralo. Mesmo assim votaria no político porque ele tem uma mulher bonita.
Não entendeu? Quer outro exemplo?
Tem uma fila enorme de pessoas na frente do cinema. Aí você vê um conhecido antigo, um sujeito que você detesta, bem pertinho do caixa. E pede para ele comprar dois ingressos para você. Ele faz cara de nojo, mas compra. E você corre para levar para a namorada. E só quando você se livra da multidão é que lembra que o sujeito é o ex-namorado dela, e que é por isso que você detesta aquele cara. E quando você consegue encontrar a namorada ela já está de mãos dadas com o ex. E ela dá tchauzinho antes de entrar no cinema com o sujeito. Mas você dá risada, porque o filme é Rambo IV e não vale nem fila furada.
Tá bom, esse não valeu.
Mais um?
A solução para o problema de transporte na cidade é investir no transporte público. Alguém passa com o carrão a 150 km/h na poça que existe em frente ao ponto-de-ônibus e molha todo mundo.Você também quer um carrão daqueles.
De novo?
Educação, saúde e segurança só melhoram com boas políticas públicas. Essas políticas pressupõem um mínimo de raciocínio e bom senso. E você votaria no Obama, ou na Hilary se fosse americano. Mas, da última vez, você não teve bom senso quando votou em quem não tinha um mínimo de raciocínio.
Mais um, outra vez?
Alguém aproveita as férias para um check-up. O médico chega e diz pro sujeito que ele só tem mais uma semana de vida. Ele vibra, pula de alegria e diz que nunca mais vai trabalhar.

Ou seja, o duplipensar permite assobiar e chupar cana ao mesmo tempo e tudo continuar por isso mesmo. Duplipensar é trair o próprio pensamento e se achar fiel a ele. É difícil. Mas nós aqui estamos meio viciados em duplipensar. Pensando bem, viva o duplipensar!!
Lá nos EUA vai dar republicano, de novo.

10 comentários:

Anônimo disse...

post meio fatalista, careca. porque você não conta mais sobre o mário salimon?

Careca disse...

Franka, não é fatalista não. Aliás, ser fatalista não está escrito na minha sina. Quanto ao Mário, vamos aguardar e ver o que nos reserva o destino. Maktub

macost disse...

é Careca,
tu ta meio big brother, i.e., vão matar o Obama, etc etc. Mas tudo bem, no fundo, eu até concordo com vc...tsk
uma boa semana, esqueci de desejar ontem!
Maria

Careca disse...

Obrigado, Maria. No fundo, eu também concordaria comigo, mas o mim não deixa.

Anônimo disse...

hahaha. é que eu, assim como a MJ, achei engraçado aquele post para esse cara com nome e sobrenome. além disso, "salimon" se parece com "saruman", o cara do senhor dos anéis, e eu associei 'nome à psoa'. hahaha. acho que EU vou fazer um post para o mario saruman.

Maína Junqueira disse...

Boa Careca.
Eu também tendo a acreditar que na hora H vai dar mais um republicano ness parada...

Maína Junqueira disse...

De vez em quando eu como letras.

Maína Junqueira disse...

Isso foi uma confissão, acho que vou enviar para o PostSecret.

Careca disse...

O senhor dos anéis é o joalheiro? Pirata? Clóvis Bornái?

Careca disse...

M.J. eu tendo também...

Frase do dia