sexta-feira, 14 de março de 2008

Se o penhor dessa igualdade



A verdade às vezes dói. Mas é a verdade. Nós, os brazucas, somos piores que os gaúchos em termos de bairrismo. Estamos sempre querendo estar na crista da onda. Nós somos metidos, principalmente onde não somos chamados. Adoramos dizer que somos amigos do rei. “Lá tenho a mulher que quero, na cama que escolherei”, como o Bandeira era sabido!! Nós somos furões. Entrões. Saidões.Temos que estar em todas.
Isso não é exagero. Lembram do atentado às torres gêmeas? No dia 12 de setembro, no mundo inteiro, ninguém sabia ao certo o número de mortos. As manchetes foram horrendas: Atentado derruba torres – Milhares morrem, Terrorismo atinge New York, Vítimas passam de dez mil...EUA sofrem atentado – Terror mata 6 mil...
Em Porto Alegre, a Zero Hora proclamou: Dois gaúchos mortos no Atentado às Torres Gêmeas. A contagem oficial dos mortos só foi divulgada três ou quatro semanas depois do ataque terrorista. Mas os gaúchos já sabiam, exatamente, quantos deles tinham morrido. E não estou criticando os gaúchos, é mera constatação. Aliás, dizem que, por estar mais ao sul, os gaúchos são brasileiros decantados. No dia treze, cada Estado do sul, sudeste e centro-oeste procurou manchetear um número aproximado dos seus mortos. No Nordeste, não. Eles procuraram fazer uma soma conjunta, para evitar discriminação. Você sabe, eles atuam em bloco que é para garantir mais recursos de emendas.
Nós somos uns narcisistas servis. É exagero? Não. Ontem eu estava tranqüilo, lendo o jornal na Internet, quando vi a manchete: Uol – Últimas Notícias - 13/03/2008 - 17h58 - Cafetina brasileira foi quem delatou o governador de Nova York no escândalo de prostituição (http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/03/13/ult23u1472.jhtm) . À noite, a Folha aliviou um pouco o tom. A moça já não era mais uma delatora, mas colaboradora da investigação. (13/03/2008 - 21h16 - Cafetina brasileira contribuiu com investigação que derrubou governador de NY ). Hoje, ainda não conferi as manchetes, mas a moça não deve ser mais cafetina. Já deve ter passado para empresária do sexo. Empreendedora em relações íntimas. No sábado, aparecerá o anúncio de que a moça está sendo sondada para posar nua numa revista masculina. Se fizer isso mesmo, daqui a uns meses poderá ganhar programa na TV. Dirigido ao público adolescente, é claro. E se ela não posar nua, talvez abrace uma religião... Nós assistimos essa sacanagem há anos. E alguém deve estar gostando, senão já tinham passado para outra.
Nós, homens e mulheres brazucas, temos que estar em todas. Já viu cerimônia do Oscar? Um apresentador vai descobrir um brasileiro que ajudou a esticar o tapete vermelho para a cerimônia. Ou o brasileiro que dirigiu a limusine de um ator.Mas vai achar um brasileiro. Copa do Mundo? Se não tem a seleção na final, o juiz, o bandeira, um técnico, um gandula terá de ser brasileiro, ou filho de brasileiros naturalizado no estrangeiro, e nossos corações e mentes estarão com ele. Teve uma final sem seleção onde não tínhamos achado nenhum brazuca, mas alguém lembrou que a bola, a bola era fabricada no Brasil. E a TV correu para a fábrica.
Mas eu digo isso com orgulho. Porque nós, brasileiros e gaúchos, brazucas, também somos os caras legais que você encontra em qualquer lugar do mundo. Pode puxar conversa, nós não vamos deixar você falando sozinho. E quando a gente oferece ajuda, can I help you, nós estamos sendo sinceros. É pra valer. E, pode observar, nós temos um sorriso bacana e um jeito alegre e divertido. Homens e mulheres. Não, não é malandragem. Não estamos a fim de enganar ninguém. E é por isso que gostamos de ir para o estrangeiro vestindo a nossa bandeira. Não é só para que você, que é gringo, veja as nossas cores. É para você, que também é brasileiro, veja a gente e saiba, de longe, onde encontrar a rapaziada e se sentir em casa. Brasil, sil, sil!
Caramba! E o 07 de setembro está longe!

4 comentários:

Anônimo disse...

ô careca, isso se chama "ter assunto".
hahaha, mas é engraçado mesmo. aqui em casa, como a familia do zé é de uberaba, ele sempre descobre gente de uberaba em tudo quanto é noticia, só pra dizer:
"- tá vendo? sempre tem gente de uberaba. Eu digo, eu digo."

Careca disse...

Franka, achei que isso era falta de assunto.
E pergunta pro Zé se ele conhece um outro José, um cara assim, de altura mediana. É meu vizinho. Ele diz que é de Uberaba.

macost disse...

Careca...
quando tem jogo de futebol vc canta o hino nacional? rs
confessa...

Careca disse...

Maria,
é ululante. Aqui em casa cantamos o hino em pé, sentido, com a mão no peito ...

Frase do dia