terça-feira, 4 de março de 2008

Um campeão de auto-ajuda




Tive um pesadelo horroroso outro dia. Eu estava sentado numa bela cadeira. E havia uma bela mesa de madeira. E havia uma porção de livros. Eu deveria estar, mas não estava feliz. Eu gosto de livros. Procuro estar cercado de livros. Mas no pesadelo eu não estava feliz. E eram livros a rodo. Mas eram livros de auto-ajuda.
Os títulos eram horrorosos.
“Como aumentar o seu poder de fogo”, dizia um.
“Arrebente a boca do balão”, dizia outro.
“Abra as asas para o sucesso”, vaticinava um terceiro.
“Faça amigos, faça inimigos e venda para todos”, afirmava um quarto.
Estava a ponto de gritar quando percebi que era um pesadelo.
Acordei. Abri os olhos devagar. Eu agora estava numa biblioteca. Livros para todos os lados. No sonho, eu pensava estar dentro de Auto-de-Fé(Elias Canetti). E essa parte foi muito legal. Mas eu não lembro de quase nada. E isso é chato à beça. Só lembro de pesadelos. Dos sonhos, que são bons, quase patavina.
Mas isso me deu a idéia de listar os títulos de livros de auto-ajuda que deveriam constar da cabeceira dos aflitos. Nenhum deles foi escrito ainda, mas quem quiser pode usar os títulos. Veja abaixo:
“Contente-se com pouco ou quase nada”- um guia para quem ganha salário mínimo.
“Viva feliz com migalhas”, uma variação do tema acima.
“A alegria de penhorar” – aprenda a se livrar das dívidas com a mercearia.
“Curta o banho de sol” – para conviver com os colegas de cela.
“Cucaracha feliz” - para quem já desistiu daqui e foi tentar a sorte na América.
“Muamba pra todo mundo” – freqüente a tríplice fronteira com um sorriso no rosto e pacotes de cigarro debaixo dos braços.
“Sacode a poeira” – um guia para a limpar a casa, a cabeça e levantar o astral.
“Carro, espuma e sucesso” – um guia para lavar o carro e vencer no mundo dos lava-jatos.
“Tire a mão da minha lingüiça: um guia para CEO's com déficits de atenção”.

Calma, calma. Sem alvoroço. Eu sei que esse último aí despertou o seu interesse. É um livro de verdade. E não é de auto-ajuda. Ouvi falar desse livro em http://selvabrasilis.blogspot.com/ . Mas veja uma resenha decente sobre ele em : http://www.osviralata.com.br/01prosa/01_tireamao.html .

Pode ir lá que é legal.

12 comentários:

Anônimo disse...

bem, para quem já escreveu um guia de como desentupir privadas que vende nas livrarias mais famosas de são paulo, acho normal.

Careca disse...

Desentupir...parece bem interessante. Eu acho por aqui?

Anônimo disse...

hahahaha: "35 segredos para se chegar a lugar nenhum". aquele livrinho que está a direita no meu blogue.

Careca disse...

É segredo? Ih, Franka, vou contar pra todo mundo.

Unknown disse...

Careca você é economista e se chama Claudio Didjéi?

Careca disse...

Márcia, infelizmente não sou economista (mas quero ser milionário). Meu nome não é Cláudio. E pensei que Didjéi não fosse nome, mas profissão. Agora, se eu fosse economista e me chamasse Cláudio Didjéi, certamente estaria no BACEN animando festinhas como "D.J. Careca - juro alto e lucro embaixo".

Anônimo disse...

Agradeço a lincada.
Abraço
Albano (não é o Claudio "Didjêi")

Careca disse...

De nada, Albano.
Abraço,

Anônimo disse...

Careca, o que lhe falta de cabelos sobra em espirituosidade. Estou me divertindo muito aqui. Você é ótimo. Obrigada.

Careca disse...

Palpiteira,
continue com os bons palpites no seu blog, valeu

Anônimo disse...

Claudio Djissey Shikida é o nome do sujeito (eu) que, sim, morri de rir com os dois posts que me envolvem. :)

Careca disse...

Gente, gente, o nome do Dijêi é Shikida...
:)
Valeu, Cláudio, obrigado por não me processar.

Frase do dia