quarta-feira, 19 de março de 2008

Não Tibet com o Dalai Lama




Eu fico observando os outros quando paro nos semáforos. Faço isso discretamente. Uso os espelhos, para não deixar ninguém assustado. Conforme observou, bem antes de mim, o grande Jacques Tati, quase todo motorista enfia o dedo no nariz assim que para no semáforo. Por isso, eu conto até trinta antes de começar a observar os outros. Com o dedo no nariz, é claro.
Em geral começo minha observação pelo retrovisor. Dou uma esquadrinhada no motorista que está atrás de mim. Depois faço o mesmo usando os espelhos laterais. Por último, dou umas espiadas de lado. Essas espiadas de lado são difíceis de fazer porque eu tenho muito torcicolo de manhã, sabe? Então eu fico ali, de pescoço duro, disfarçando que não estou bisbilhotando o motorista do lado, quando na verdade estou. É super difícil. Às vezes, o meu pescoço está tão duro que só dá para espiar se eu virar o tronco junto. Ou então, eu viro só os olhos. E isso é meio grotesco. Quero dizer, eu mesmo nunca me vi fazendo isso. Mas de vez em quando algum motorista leva um susto e eu percebo.
Estou ali, meditando no semáforo, observando o ser humano com moderação. Sou um egoísta, é verdade. Mas gostaria de dividir com vocês, ó meus leitores, o tipo de coisa que eu penso nesses momentos de intensa meditação. Para isso, escolhi o que aconteceu hoje, por volta das oito e trinta, no semáforo em frente ao Palácio, sentido rodoviária. O parágrafo seguinte é uma tentativa canhestra de transcrever um pouco da agitação cerebral que ocorre quando para no sinal vermelho.
“Olhe aquele cara ali, meu Deus, será que eu vou ficar velho e feio assim? Valei-me! Esse maníaco do fusca quer estourar os tímpanos de todo mundo! Estou enjoado. É de passar mal! Cadê o Engov de ouvido? E eu não posso andar armado. E que nhacanhaca é essa que ele está ouvindo? Ivete Sangralo! Je-sus! E esse taxista, tá olhando o quê? Deviam cobrar mais imposto de taxista. Mas fazem o contrário. Esses caras rodam mais que todo mundo, mas pagam menos. Mesma coisa de caminhão. E deviam cobrar mais imposto de quem tem carro velho. Daquele fusca ali, por exemplo. E deviam cobrar mais imposto de carro feio. Olha só, solta mais óleo que pastel de rodoviária. Deviam cobrar mais imposto de quem gosta de música ruim. Deviam cobrar mais imposto de gente feia também. E o que é aquele ovo colorido de vermelho? É seu reflexo, anta! Aliás, você deve ser o único careca do mundo que tem caspa! Ai caramba, tem um alternativo na faixa de pedestre. É um coroa de chapéu. Mexicano. Será o Velho Tom? Não. O Véi fugiu? Ele não tem memória. Mas tem uma coleção legal de flash-backs! Ih! Vai chutar o fusca da Ivete! Chutou! Bem na hora que o sinal abriu! Boa! Vou me mandar antes que sobre pra mim. Rá, rá.”
E o quê diabos isso tem a ver com o Dalai Lama?
Bom, eu também sou a favor da não-violência. Eu também sou de paz. Eu também quero que os caras do bem continuem a tentar subir no Everest, na cordilheira do Himalaia. E eu também torço para que os monges e o pessoal do Tibet consigam viver em paz. Mas tudo na vida tem limite, né? Se não desse, queria que chutassem o equilíbrio pra escanteio e cobrissem os chinas de porrada, no melhor estilo Kung Fu. E se não fosse pelo meu torcicolo, eu até entraria nessa briga. Mas, assim como você, eu apoio a luta dos tibetanos diariamente, torcendo com os meus olhos. Até no semáforo.
E o título está escrito em Fanho, porque estou muito gribadu.

12 comentários:

Anônimo disse...

por isso coloquei aqueles vidros fumê.

Careca disse...

Franka, a última vez que eu fumê, eu traguê. E você?

GUGA ALAYON disse...

é incrivel o que tem de Dalais fumando um tb...
ótimo poste

Careca disse...

Guga, o Tom Jobim fez aquela música por causa do Dalai."É o Lama, é o Lama..." O Jobim era engajado.
Valeu.

Anônimo disse...

já eu sou totalmente contra esses vidros fumê, insulfilm ou sei lá como se chama. além de acabar com o passatempo dos 'observadores compulsivos dos personagens do trânsito' (como o careca - e eu também), tira aquele prazer secreto de xingar de 'féladaputa' aquele desgraçado que entra à direita sem dar seta ou de mandar encarar um tanque de roupa suja a madame que para em fila dupla pra pegar seu pimpolho na escola. qual é a graça de xingar, se você não vê quem se está xingando??

Careca disse...

Márcio, se o barbeiro for coroa eu xingo é de ma-con-nhei-rô!

Anônimo disse...

hahaha, xingar coroa de maconheiro é ótimo, careca! vou incorporar ao meu repertório!

macost disse...

Careca
grande observador das idiossincrasias e comportamentos bizarros!
Por isso sua fã! :))
É isso aí: é a lama, é a lama...rs
abraços

Careca disse...

Maria, bizarros, mui bizarros.
:)

Anônimo disse...

puxa, tão chique vidro fumê, gente... que implicança, dá pra cantar e dançar a vontade dentro do carro,pô...

Careca disse...

Frankilda,
você tem um ônibus com vidro fumê?
Ou você dança paradinha? Você canta MPB ou hip-hop?

Maína Junqueira disse...

Ahahahahah, legal é cantar e dançar e todo mundo vendo. Assim, faz cara de louca, e manda um dedo para o compadre que fica cutucando o nariz e olhando como se você fosse uma coitada.
Enfim, o trânsito é um campo de batalha e tanto!
E fumê no trânsito é o que mais se vê por aqui.

Frase do dia