domingo, 2 de outubro de 2011

A lógica da Caderneta

Uma das maravilhas analógicas que jamais poderão ser substituídas pela parafernália eletrônica é a Caderneta da Minha Mãe. Assim mesmo, com tudo em maiúscula. Essa agenda segue uma lógica em 3D, 4D e 5D que deixaria um Steve Jobs de queixo caído, coisa irreprodutível pelos gênios dos algoritmos e da computação moderna. A Caderneta tem de tudo um pouco e sobretudo, só minha Mãe consegue encontrar uma coisa ali.

À primeira vista, a Caderneta segue a ordem alfabética. Mas isso só vale para os nomes de parentes, para as pessoas da família. Minha Mãe anota o primeiro nome da pessoa e às vezes coloca o apelido entre parênteses, porque tem muito nome repetido na minha família. Tem muito telefone que mudou, mas na hora de anotar, todo mundo sabe, nunca tem lápis e borracha por perto, então existem números riscados e anotações feitas com qualquer coisa que estivesse à mão. Isso vale para lápis de maquiagem a carvão de palito de fósforo.

Além de conter as datas dos aniversários de todos os parentes, a Cardeneta é a minha única e melhor fonte de telefones de prestadores de serviços. A lista dos aniversários ficava na contra-capa da Caderneta, mas minha Mãe pensou melhor e resolver copiar a lista para a página da letra Q.

_Ué, Mãe, não entendi.

_Eu ia copiar na letra P, de Parabéns, mas a página já estava quase cheia, não ia caber. Então eu usei a página seguinte, não é ótimo?

_Ô, ficou uma beleza. E Mãe, mudando completamente de assunto, você pode me indicar um dentista?

_Tem a Doutora Regina, procura ela aí na Caderneta.

_Está em R? - eu disse.

_Não.

_Está em D, de doutora ou dentista?

_Não, está em C - disse a minha mãe.

Fiz cara de dúvida.

_É, C de Canal. Eu só comecei a tratar com ela por causa de um canal - ela explicou.

_É, está aqui. Nossa, Manhê, nessa Caderneta tem de tudo, hem? Mas por quê Benones está na letra E.

_Ele é eletricista, ué.

_Ah, está por profissão. Mas eu estou procurando o Adailton, que é eletricista também e ele não está aqui. Tenho certeza de ter dado o telefone dele para a senhora.

_Você me disse sim. Mas você também falou que não gostou do serviço dele e aí eu anotei em outro lugar.

_R de ruim.

_N de negativo. Tem um sinalzinho de menos em cada nome.

_É mesmo. E puxa vida, tem um monte de gente no N com negativo.

_É uma lista Ne-gra.

_É bem lógico. E Mãe, onde eu encontro o telefone daquele marceneiro que fez a sua estante?

_Olha em E - disse a minha Mãe.

_Ele também é eletricista?

_Não, ele é um sujeito Enrolado.

_Claro, claro.

É de fazer Steve Jobs babar.

Nenhum comentário:

Frase do dia