segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Em chamas

Hindi Zahra - Beautiful Tango


Uma coisa que Steve Jobs não inventou, mas com certeza chegaria lá, é uma espécie de aviso Albert Camus para os usuários da Internet. Seria um botão de emergência, super-vermelho, que a gente usaria quando estivesse pensando em coisas tristes demais ou muito desanimado. O botão estaria bem ao alcance do mouse, de preferência no canto direito da tela, mas também poderia ser acionado à distância, pelo tocador de mp3, twitter ou pela mais chinfrim das engenhocas disponíveis. O sujeito apertaria o botão e imediatamente todas as parafernálias eletrônicas que o cercam iriam disparar as mensagens gravadas pelos amigos, as fotos, os filmes, e as lembranças das coisas bacanas que todo mundo adora compartilhar pela rede. O botão também avisaria a algumas pessoas especiais que você, de alguma forma, estava começando a subir no telhado.

Talvez fosse necessário ter vários tipos de botões escadinha, para deixar bem claro o nível de subida do telhado. Um vermelho dois degraus, um vermelho sangue nível cinco, e a escada totalmente cheia, em vermelho vivo, quase violeta. Para cada número de degraus, Para esses, sim, haveria uma convergência eletrônica remota das maravilhas da modernidade que culminaria com o carro de bombeiros parando na frente da residência.

_O que foi, o que foi?

_O senhor apertou o botão vermelho vivo?

_Não, não fui eu, deve ser um engano, um trote.

_Peguem ele, podem aplicar o sossega-leão.

_Mas o que é isso? Socorro!

E é lógico que os bombeiros seriam super-profissionais e salvariam vidas e mais vidas dos seres que subissem no telhado. Não é?

Pensando bem, não funcionaria. Se uma coisa dessas existisse eu tenho certeza que quebraria depois de uma semana de funcionamento ininterrupto na minha casa. Eu sou um cara super-saudosista e piegas, vivo pegando foto velha para olhar, escuto música antiga, tenho coleção de cartão-postal, etc. Para se ter uma idéia, eu guardo até cartão de natal que recebo de oficina de automóvel. Também tenho um de uma empresa que vende gás, toca até Jingle Bells. Acho bonito.

Mas todo mundo sabe que essas coisas de deixar a gente saudoso e rememorativo não fazem nada bem para a saúde. Além disso, conhecendo a qualidade dos serviços públicos e privados oferecidos por estas bandas, acho que só mobilizaria um carro de bombeiros se a escada em que eu subisse estivesse em chamas, ou se o botão vermelho violeta acionasse um cassetete eletrônico.

3 comentários:

leila disse...

dã. desculpa. por que albert camus?

Careca disse...

Leila, o Camus disse que a maior questão filosófica é decidir se a vida vale a pena ser vivida. É claro que vale, mas ele morreu de acidente de carro e não deixou isso muito claro.

Anônimo disse...

Hilário!

Vc guarda até cartão de oficina, rsrsrsrs

eu tb era assim, mas estou melhorando e vc vai conseguir jogar alguma coisa fora...
já estou bem melhor, mas foram anos de sofrimento
Liz

Frase do dia