terça-feira, 11 de outubro de 2011

A foto de reconhecimento tardio





Sergio Mendes & Brasil 77 - This Masquerade


Nesta escola nem tão alternativa assim onde os meus filhos estudam existe um passeio para uma chácara. É sempre na semana da criança. Os meninos e meninas vão para essa fazendinha, onde podem ver e tocar os bichos domesticados: vaca, bezerro, galinha, cabra, bode, carneiro, coelho, etc. Também passeiam na beirada de um córrego, atiram pedras numa lagoa, colhem frutos e vegetais de uma grande horta, vêem galinhas chocando ovos, dão de mamar a bezerros, etc, etc.

Na primeira vez em que foi a esse lugar, meu filho quase não dormiu na véspera, de tanta ansiedade. O sítio era descrito pelos colegas como a terceira maravilha do universo, atrás apenas da disneylândia(first) e do parque da mônica(segundão). A propaganda era tão sensacional que achei que o menino poderia se decepcionar um pouco quando chegasse lá.

_E aí, filhote? Gostou do sítio? - eu disse, quando ele voltou.

_É, gostei - ele disse, encerrando o assunto.

_Mas filhão, conta como é que foi? Qual foi a coisa que você mais gostou? - eu insisti, burramente.

_Dos girinos - ele disse.

E me mostrou uma série de fotos que ele mesmo tirou de um monte de girinos num cantinho da tal lagoa do sítio. Bom, eu pensei, quando a gente tem oito anos, as maravilhas da natureza nos deixam realmente empolgados. Mas, girinos? Olhei as outras fotos que ele havia tirado de outros bichos e plantas e algumas eram realmente muito boas. Eu pessoalmente achei bem interessante uma foto de um galinho magro bancando o valente no meio do terreiro.

Hoje, depois de um ano, voltei para a foto daí de cima. Um girino. A minha câmara é bem peba, não dá para focar direito coisas pequenas. Mas o meu filho conseguiu! Esse girino é menor do que a lasca de uma unha. E está bem centralizado na trama da rede. Acho que vou imprimir para esperar por ele, que está chegando agora à tarde de uma outra visita ao sítio. Esse é o típico caso da foto de reconhecimento tardio. Ou de um ataque de paitonite, não sei.

2 comentários:

Anônimo disse...

É bastante sintomático que tenhas se identificado com o galinho magrinho bancando o valente no terreiro. rssss.

Careca disse...

Só faltou o óculos, rsrssrs.

Frase do dia