segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O primeiro dia

O primeiro dia parece um dia como qualquer outro. Faz sol, depois ameaça chover um pouco. E você nem liga muito para o tempo que está fazendo de qualquer jeito. A sua primeira preocupação é como dar a notícia em casa.

Sei de pessoas que demoram alguns dias para chegar e dizer que é o início de uma nova fase. Durante alguns dias, esses caras se vestem do mesmo jeito, saem no mesmo horário, voltam para o almoço e depois saem novamente, respeitando os horários estabelecidos e mantendo as aparências.

Esses caras também ficam com uma enorme dificuldade de encarar as outras pessoas normalmente, durante alguns dias. Eles se sentem diminuídos e fracos. Ficam com problemas digestivos e com menos apetite. Também pensam em retomar vícios antigos. E alguns voltam a fumar desbragadamente.

Outras pessoas reagem de forma diferente. Tomam a coisa como um ataque pessoal. Ficam furiosas, agastadas e revoltadas. Uns poucos ficam violentos. Pensam em retomar vícios antigos. E alguns voltam a beber destampadamente.

Outros ficam indiferentes. É como se a coisa não tivesse acontecido com eles. Parecem entrar em transe quando comentam o assunto. Uma tênue nuvem de algodão embaça a visão dessas pessoas. Os ouvidos também escutam menos. Os outros sentidos também se amortecem sozinhos, não é preciso voltar a vício a nenhum.

Não me enquadro em nenhuma dessas categorias. Teria medo de um dia ficar mais perto da última. Não acho que tenho muita coisa sob controle mas isso não me preocupa demasiadamente. Também não me sinto desamparado, tenho braços fortes, família e alguns ombros amigos em quem me apoiar. Aliás, uma das pessoas em quem me fio e confio, outro dia foi simples e direto quando falei das minhas incertezas e preocupações:

_O que vier a gente enfrenta.

Então, começa hoje, mais uma vez, o enfrentamento.

2 comentários:

leila disse...

coragem aí, boa sorte!

Careca disse...

Leila, obrigado pela força!:)

Frase do dia