terça-feira, 1 de março de 2011

Desligamento imediato

O despojamento é a primeira evidência do seu desligamento imediato. É assim que eles falam hoje em dia, quando você fica sabendo que perdeu o emprego. Quando você é chamado ao Departamento de Pessoal, a primeira coisa que lhe pedem é o crachá de acesso ao edifício. Em seguida, vem o recolhimento dos cartões de saúde, do plano dentário e as chaves dos armários. Caso você tenha um cartão de garagem, você também é chamado a devolvê-lo. Ah, e se houver um telefone blackberry da empresa, você também é convidado a retorná-lo.

Tudo é muito polido, sereno e cheio de verbos e pronomes oblíquos quando você é demitido. Eles também te comunicam que o seu acesso à rede será bloqueado em alguns minutos, durante aquela conversa. Mas se você quiser gravar alguma coisa, poderá fazer uma solicitação para isso, mais tarde. Muito mais tarde. E é lógico que você não quer saber de gravar nada e só pensa em dar o fora dali o mais rapidamente possível.


Você é comunicado de um bocado de coisas quando é desligado de imediato. E por um
tempo, você se sente uma máquina que foi desligada de uma maneira bem impessoal, como se alguém apenas tivesse apertado um botão. Você se sente uma máquina desnecessária que deseja se mandar dali o mais depressa possível. Por mais que a gerência de pessoal seja bem educada e se esforce para lhe dar a impressão de que não tem nada a ver com aquilo. E até lhe garanta que está tão surpresa quanto você.

Nenhum comentário:

Frase do dia