segunda-feira, 14 de março de 2011

Operação Caixa de Gordura

Na semana passada minha mãe também resolveu fazer uma pequena reforma. Ela decidiu mandar trocar a caixa de gordura da casa onde mora. Para isso foi convocado um trabalhador dedicado, o Seu Cosme. Chamado a avaliar a situação, Seu Cosme disse que tudo estaria pronto em, no máximo, duas horas.

_Mas é preciso que todo o material esteja aqui, disponível - ele disse.

O Seu Cosme é um cara fortão, perto dos cinquenta. É modesto, mas sabe fazer de tudo numa obra. E trocar a caixa de gordura é bico pra ele. Minha mãe fez ele ditar todo o material necessário. Conferiu a lista uma vez. Ele não acrescentou nada. Minha mãe conferiu mais uma vez. Ele não acrescentou nadinha e disse que era só aquilo mesmo.

_Tem certeza, Seu Cosme?

_Tenho, sim, senhora.

_Vamos repassar a lista mais uma vez que eu não quero ter que fazer mais de uma viagem para trazer material - disse a minha mãe.

_Não precisa não, senhora.

Mesmo assim minha mãe conferiu a lista novamente. Tudo certo. Meu irmão ouviu a história inteira e correu para fazer o orçamento da lista pelo telefone. Ele descobriu uma loja com uma super-pechincha e como eu moro nas proximidades, nada mais natural do que ir até lá pegar o material. Depois do almoço todos os itens da
lista já estavam na casa da minha mãe e o Seu Cosme deu início aos trabalhos na tarde de quarta-feira.

Na quinta-feira, pela manhã, minha mãe iniciou a maratona de idas e vindas à loja de material de construção para o término da Operação Caixa de Gordura. Até o final da tarde de sexta-feira, Seu Cosme se lembrou de um item faltante a cada duas horas, em média.

_Tem certeza de que não falta mais nada? - ela disse, depois da quinta e última ida ao comércio para a compra de um item fundamental para a continuidade do trabalho do Seu Cosme.

_Tenho, sim, senhora.

_O senhor não quer pensar mais um pouco, Seu Cosme?

_Não, senhora, não precisa. Tenho certeza absoluta.

_Olha lá, Seu Cosme. Não falta mais nada? - disse a minha mãe.

_Nadinha, não, senhora.

_Eu vou sair agora e não vou voltar para comprar mais nada para essa caixa de gordura, Seu Cosme. Nunca mais. Depois dessa, acabou - ela disse.

_Bom, agora que a senhora falou...

O Seu Cosme terminou o serviço no sábado.

2 comentários:

franka disse...

fechar o serviço com o empreiteiro "com material incluso" não tem preço.
tem é demora, porque ele demora mil vezes mais tempos do que você pra comprar a droga do material que esquece. hahaha. bem vindo ao meu dia a dia.
beijo.

Careca disse...

Franka, é impressionante! E todo dia ainda tem uma história de compras "erradas" e trocas. É um dia a dia duro. Grande bj,

Frase do dia