sábado, 26 de março de 2011

Brava gente criativa

Eu olho para qualquer lado e lá estão elas, as pessoas criativas. Cacilda, como tem gente criativa nessa cidade! E algumas têm solução para tudo, fico de queixo caído. Naturalmente, essas pessoas criativas com solução para tudo merecem ficar numa categoria à parte, em destaque. Sobre elas falarei depois. Primeiro as mais pebas, as pessoas "só" criativas.

A criatividade, como qualquer pessoa que assiste o Discovery sabe, é um vírus. Ela circula por aí, virulentando aqui, virulentando acolá, até que gruda num ser humano. Uma vez contaminada, essa pessoa começa a se achar o ó do borogodó e outros seres que estiverem por perto que se cuidem. Os sintomas da criatividade são bem diferentes de uma gripe no que se refere à pessoa contaminada, mas são exatamente os mesmos em relação às outras pessoas que estão em volta. Ou seja, quando estamos ao lado de uma pessoa tomada pela síndrome virótica da criatividade ficamos morrendo de medo de que ela espirre alguma coisa em cima da gente. Ou peça um lenço. Ou fique fungando e passe o vírus pra gente.

Nem todas as pessoas criativas fungam, é verdade, mas um monte delas faz isso enquanto perguntam a nossa opinião sobre alguma coisa que fizeram.

_O que você acha dessa arandela que fiz com palitos de picolé?

_Gostou desse porta-retratos de gesso que fiz?

Outras pessoas criativas dão um jeito de colocar a pergunta que querem fazer em nossas bocas. Não me perguntem como conseguem isso, certamente é obra do vírus.

_Caramba, a maneira como a luz do sol incide sobre aquela orquídea é perfeita. Como você conseguiu fazer esse arranjo?

_Puxa vida, aquilo ali não é lata de aerossol? Eu sempre achei muito careta aquela recomendação para não reutilizar a lata.

Bom, pelo menos comigo é assim, tem gente que acha que é imune e não se preocupa com a coisa. Eu não, eu já tive esse vírus e observo com horror e cautela as pessoas criativas que se aproximam. Todas elas, inclusive as pessoas criativas que têm solução e resposta para tudo, me deixam ressabiado, com a sensação de ter sido escaldado e com dor no fígado.

Veja bem, não tenho nada contra pessoas criativas, seria o mesmo que ter horror a pessoas gripadas. Mas não quero ser contaminado. E da mesma maneira que não posso fazer nada contra o vírus da gripe, também acho que difícil conter a criatividade sem uma coisa parecida com uma quarentena. Aliás, minha receita particular contra a criatividade também vale contra a gripe: vitamina c(caipirinha de limão com mel) e cama.

O problema é que está cheio de pessoas assim. Sério. Elas estão por toda parte. Na fila do banco, no supermercado, no táxi, na saída da escola, na TV, no parquinho olhando as crianças. E eu tenho escutado de muitas delas as sugestões criativas para solucionar os problemas de educação, segurança, saúde, infra-estrutura, da água no etanol e até da sucessão na Vale do Rio Doce.

_Se é pra acabar, bota o Adriano no lugar - disse uma pessoa criativa.

Bom, talvez não seja mesmo um problema ter tanta gente criativa por aí. Mas solução não é.

Nenhum comentário:

Frase do dia