sexta-feira, 11 de março de 2011

Carnaval e salada de fruta

O carnaval ainda não acabou na escola nem tão alternativa assim das crianças. Amanhã vai ter baile. Hoje já tive uma pequena prévia. Minha filha saiu de casa vestida de Princesa Iasmine. Meu filho atacou de Batman, mas levou a fantasia na mochila. Preparei a câmera fotográfica para registrar o evento, mas acabei me atrapalhando. Explico.

Uma das atividades da sala de aula da minha filha era a preparação de uma salada de frutas. Cada criança deveria levar uma fruta qualquer. Banana, maçã, goiaba, ameixa, laranja, abacaxi, uva, manga e até kiwi. Minha filha ficou encarregada de levar melancia. É lógico que lembrei da Magali. Na véspera, eu havia feito compras de frutas e acertado na compra da melancia.

Para isso, em pleno supermercado, eu me despi da minha aversão a fazer perguntas a estranhos e solicitei humildemente a ajuda de um funcionário do hipermercado.

_Amigo, eu não sei comprar melancia. E eu preciso muito comprar uma melancia para a escola da minha filha. Ela adora salada de frutas e escolheu levar melancia para fazer salada de frutas. Qual é o macete? - eu disse.

O cara me olhou como se a minha ignorância também fedesse, mas acho que depois ficou com dó e me explicou tudo com a maior calma.

_Você batuca na melancia, bate nela, dá um tapa assim, ó. Viu? Escutou o som? Pois então. Se o som for meio oco, chocho, a melancia não presta - disse o cara.

-E como eu sei se o som é chocho? - eu disse, enrolando a língua.

_Tem que dar uns tapas em várias melancias e ir comparando. Observe também a casca, ela deve estar com um verde vivo, mais brilhante. Mas se o som for chocho, a melancia não presta - ele disse.

E aí o sujeito virou as costas e se mandou para fazer outras coisas. Eu fiquei ali, batucando as melancias. Tum. Toim. Tunf. Toff. Taff. Tumpft. Dei um monte de tapas nas melancias, mas não conseguia me decidir. Aí apareceu uma velhinha e ficou me olhando estapear as melancias.

_Moço, não precisa dar tapa nas melancias. É só encostar o ouvido e tamborilar com os dedos - disse a velhinha.

_Muito obrigado, Dona Xepa, e como eu fico sabendo se a melancia está boa? - eu disse.

_Se ela está boa você não escuta muita coisa - disse a velhinha.

Hum. A teoria do som oco versus a teoria do "The sound of silence". Eu estava numa encruzilhada. Como sair desta? Com o canto do olho, eu vi outro funcionário do supermercado me observando tamborilar a melancia com os dedos, de ouvido colado. O cara, visivelmente, ria por dentro.

_Amigo, como faço para saber se a melancia está boa? - eu disse.

_É só pedir para partir ao meio - ele disse.

É óbvio que não poderia ser assim tão simples. Por isso, depois de observar uma melancia de casca verde e brilhante, com um som profundo e grave e tamborilar sem escutar muita coisa, levei uma grande e bela melancia inteira para casa. Cheguei em casa em estado de grande ansiedade. E depois de experimentar a melancia, fiquei tão ou mais feliz do que Cláudio Cavalcanti em Vereda Tropical. Estava deliciosa.

Portanto, nada mais natural do que perguntar para a minha filha o que ela havia achado da melancia e da salada de frutas.

_E aí, princesa Iasmine? Gostou da salada de frutas? A melancia fez sucesso?

_Que melancia?

_Aquela melancia que sua mãe preparou para a salada de frutas da sua sala. Estava gostosa?

_Ahn? Não sei, paiê - ela disse.

_Como não sabe? Você não comeu a salada de frutas?

_Não. Eu comi biscoito - ela disse.

_Biscoito? Mas não teve salada de frutas?

_Teve. Mas eu não gosto de salada de frutas - ela disse.

_Mas você ficou falando uma semana dessa salada de frutas. E a melancia? Experimentou a melancia?

_Não paiê, eu não gosto de melancia - ela disse.

_Mas foi você que escolheu levar melancia - eu disse.

_É, paiê, mas eu descobri que não gosto mais de melancia - ela disse.

_E você gosta de baile de carnaval? - eu disse.

_Muito - ela disse.

Mesmo assim, amanhã, antes de irmos para o baile, será melhor perguntar de novo, só para eliminar eventuais mudanças de gosto.

Um comentário:

anna v. disse...

Careca, comprar melancia inteira é coisa de doido. Aqui em casa tem sempre, mas a gente só compra o pedaço aberto, tipo uma grande fatia magaliesca. E aí é só ver se está vermelhinha. Fácil fácil.

Frase do dia