segunda-feira, 28 de março de 2011

A revolução do Facebook e o Careca

Eu ouvi falar sobre as revoluções que o Facebook anda aprontando pelo mundo e fiquei curioso. Nossa! Eu bem que estou precisando de uma revolução, eu pensei. E entrei no facebook. Estou lá com o meu eu verdadeiro, sem a minha peruca de Careca. Estão lá um monte de amigos e conhecidos.

Achei o maior barato e também achei um monte de gente que não via há anos. O facebook parece reunião do tipo Peggy Sue. Isso é estranho. Também é Miss Corações Solitários. Achei legal. E no primeiro dia mandei uma porção de solicitações de amizade. Como recebi só um punhadinho de confirmações de amizade, percebi que não sou tão popular quanto achei que era. Eu sou muito perceptivo, né?

Como eu sou chegado em sínteses rápidas e apressadas, cheguei à conclusão de que é por isso que o Facebook anda provocando revoluções. Não é todo mundo que manda milhares de pedidos de amizade e fica numa boa depois de receber só umas três ou quatro confirmações, e todas dos parentes. Não, senhor. Não, senhora. O pior mesmo é mandar milhares de pedidos e nem os parentes responderem. Isso pode ter acontecido com o Mubarak, por exemplo. Ou com o Gadhaffi. Ouvi dizer que os dois têm famílias grandes e pode ser que mesmo alguns dos filhos prediletos não tenham respondido à solicitação de amizade. De tanta raiva, eles começaram a perseguir os "brimos", ou "primos", como se diz. E em algum momento a coisa fugiu ao controle.

Acho que isso tem um fundo falso de verdade. Por isso eu queria ver um documentário, uma prova, uma testemunha crível sobre os efeitos revolucionários do Facebook. E nem precisava ser do Egito ou da Líbia. Eu me contentaria mesmo se fosse um efeitozinho revolucionário daqui mesmo, do Brasil, do Distrito Federal.

Sim, porque um monte de gente disse aqui e acolá que o Facebook foi muito usado pela juventude, que percebeu que não tinha oportunidades, não tinha futuro e saiu facebookando por lá até encher as praças e derrubar as ditaduras. Aqui não tem ditadura, mas a juventude sem oportunidades e sem futuro daqui bem que poderia facebookar e derrubar um ministro ou dois, só para testar a ferramenta.

Pensando bem, isso não daria certo. Tenho lido sobre a fritura de alguns ministros nos jornais. Muitos são queimados e recebem sovas humilhantes diariamente mas não largam o osso. Não caem nem se a juventude acertar um facebook direto no queixo do indivíduo. Além disso, com um ministério tão grande, se um ministro cair a gente vai demorar a perceber.

4 comentários:

Paulo Bono disse...

depois procura lá, Paulo Bono

abraço

Careca disse...

Falou,:)

Mwho disse...

Não consigo ficar à vontade no tal do Facebook...
Acho que estou ficando velho!

Careca disse...

Mwho, um amigo disse que o Facebook é só um disk-amizade mais ajeitado. Mas você tem razão, estamos ficando velhos.

Frase do dia