quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Uma partida de ping-pong

Eu já fui bom em ping-pong. Ou tênis-de-mesa, como preferem os pernósticos. Sim, já fui bom nisso. Tem gente que nem considera ping-pong um esporte. Para muitos Intelectuais e Ministros do Supremo, ping-pong deveria ser retirado de competições olímpicas. Eles têm seus motivos. Por exemplo? É um dos poucos esportes que combinam com uma barriga de chopp, junto com xadrez e tiro. Quero dizer, você não precisa realmente estar em boa forma física para jogar ping-pong. E a vantagem sobre xadrez e tiro é que você também não precisa estar muito sóbrio.

Com tudo isso em mente, resolvi aceitar o desafio do meu sobrinho de 15 anos para uma melhor de três de ping-pong. Partidas de 21 pontos. Regras clássicas. Saque queimado, repete o saque. Tem gente que joga com o saque revertendo para o adversário, mas prefiro a repetição. Bola na linha é bola dentro. Quina é azar do adversário. Ponto chorado vale o dobro.

Meu pai, sabiamente, me ensinou que cortar o saque do adversário é a humilhação suprema do ping-pong. Você pode até perder a partida, mas uma cortada de saque permite a você sair por cima, com um sorriso demolidor no canto dos lábios.

O garoto joga bem. Precisa aperfeiçoar o estilo da pegada, é claro. Eu pego a raquete no estilo "suyo zanbatha", que assimilei ao ver uma capa da revista "Lobo Solitário" publicada nos anos 80. Meu sobrinho prefere a clássica pegada tipo "caneta". A primeira partida foi apertada, com uma avaliação mútua cuidadosa. Eu explorei a proximidade do adversário, alternando a colocação da bola: perto da rede, longe da rede. É lógico que isso me levou a cometer vários erros. Também fiz a tradicional e emblemática "esquerda-direita-cruzada", que sempre sempre deixa os adversários aturdidos. O garoto pegou e respondeu com uma incrível jogada de sorte, com a bola batendo na quina à minha direita e mergulhando 90 graus.

_Putz! - eu disse.

E foi lamentável mesmo porque as regras eram claras. Ponto chorado conta dobrado, assim perdi a primeira partida. Na segunda, mantive a boca fechada durante todo o certame, com breves interrupções para alguns goles de cerveja. Apliquei raquetadas homéricas. Realizei jogadas deslumbrantes, que deveriam ter sido imortalizadas em dodecassílabos pelos mais valorosos poetas. O garoto não teve a menor chance. O ponto final foi uma cortada certeira com direito a giro de 360 graus. Ou seja, desci o braço e dei uma voltinha. Iuhu!

Eu estava bem. Eu estava no auge. Ou seja, a cerveja começava a falar baixo e ronronante no meu sangue. A terceira e última partida foi realizada com torcida discreta de Rafael, o cãozinho shi-tsu da minha filha. Ele ficou sentado, observando o embate. Disputamos ponto a ponto com um desfile de jogadas sensacionais. O "cartipiu estralado com revertério à esquerda". O "telefone vermelho com sino na orelha", a "cortada Africa Bambatha incendiária - tacando fogo casa abaixo". O terrível e dolorido "corte seco frontal com marca redonda no peito". E assim por diante.

Estávamos novamente 20 a 20, disputando o melhor de dois. Quem fizesse o primeiro ponto tinha vantagem incontestável. O saque era dele. Era o meu momento "karatê kid". A hora da "CORTADA SUYO ZAMBATHA", a cortada mata-cavalos que havia feito a minha fama no círculo restrito de jogadores de ping-pong da pesada, de meados dos anos 80. O silêncio se instalou em volta da mesa. A única coisa que eu ouvia era a respiração chiada do Rafael.

Foi daqueles momentos que colocam a câmara lenta nos filmes. Meu sobrinho sacou e apliquei a "CORTADA SUYO ZAMBATHA" com uma violência indescritível. Nem Petrarca conseguiria colocar aquilo em palavras. Nem João Ubaldo, que é um gênio. Estamos em câmera super-lenta agora. Vejo meu sobrinho piscar e abrir um sorriso de lado. A raquete dele surge da linha da mesa e descreve um semi-círculo quase perfeito, TOC. A bola laranja bateu no meu lado da mesa e depois sumiu.

_Uma "ZAMBATHA SUYO ZAMBATHA"!! Caramba! A cortada das cortadas - eu disse, sem pensar.

_Vale dois! - disse o meu sobrinho, abrindo os braços e cantando o hino dos vencedores.

_Ô balancê, balancê, quero dançar com você...

Talvez os Ministros do Supremo tenham razão. Esporte besta, ping-pong.

4 comentários:

anna v. disse...

Texto maravilhoso, acompanhei a partida com muita emoção!
Também já joguei pingue-pongue bem em algum momento da minha vida, e gosto muito até hoje, mas sou do time dos que pensam que trata-se de um clássico "esporte de play", bem como o totó, e que transformá-lo em esporte olímpico é uma incrível forçação de barra.
Ah, em tempo: chamar de tênis-de-mesa é uma espécie de piada de mau gosto, não?

Careca disse...

Anna, obrigado pelo comentário generoso. Realmente, tênis-de-mesa é exagero.

Mário disse...

Fala careca. Eu joguei muito ping pong e até treinei tênis de mesa por uns dois anos. Tina não acreditava nisso até que, em uma visita a Rio Preto, encontramos o treinador e ele me reconheceu. Mas nunca fui muito bom mesmo, e até acabei desistindo disso, já em Brasília, quando ia ao CO matar tempo com a galero do "poleiro dos paulistas". Não sei se vocÊ se lembra do Umberto Mantelli, mas ele era escroto e subia na mesa para dar cortadas. Era do tipo que humilhava os oponentes mesmo. E eu, com o sangue espanhol, ficava puto e apelava, sempre saindo na pior. É claro que a saída mais natural era optar pela mesa do bar...

Careca disse...

Mário, caramba, você teve até treinador! Em abril vai ter aniversário, vamos jogar uma partida, com certeza. Grande abraço,

Frase do dia