quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Hugh Laurie, o escritor e o fim do horário de verão

Comecei a ler um livro do Hugh Laurie, que vem a ser o Dr. House, da série da TV. É legal. Cheio de frases espirituosas. Mas não estou conseguindo focar no livro. Não é culpa do escritor, o problema é o horário de verão. Às seis da manhã ainda é escuro total. Eu acordo, numa boa, mas os meus olhos se recusam a entrar em foco antes de umas seis e vinte. Assim, não aproveito mais do que uns dez minutos de leitura por dia. Nesse ritmo, qualquer livro fica moroso e chato de ler.

A única maneira de aproveitar bem a leitura matinal é ler contos e histórias curtas. Mas estou um pouco enjoado de literatura rápida. Queria pegar um livro mais denso, mas andei atolando em diversos. Hugh Laurie se esforçou, dá para notar, mas receio que vou acabar deixando o livro de lado. A única chance do Hugh é permanecer no banheiro até depois do horário de verão.

A verdade é que o horário de verão me incomoda um bocado, já reclamei antes por aqui. Eu demoro a me adaptar e quando finalmente estou adaptado, o relógio ganha uma hora a mais. No sábado, à meia-noite vamos atrasar o relógio uma hora. Vai acontecer tudo de novo. Durante quase um mês acordarei uma hora antes do necessário. Será a melhor oportunidade para ler no período da manhã. Mas para isso, será preciso vencer o sono e encarar a leitura.

Para melhorar a concentração, já pensei em tomar um chuveiro frio rápido, para despertar e encarar a leitura. Mas não dá certo. Na única vez que fiz isso, fiquei morrendo de frio e sem a menor concentração para a leitura. Então, entro no banheiro com os olhos fechados, acendo a luz forte e vou abrir os olhos devagar. Aí pego o livro e começo a ler. Parece uma coisa besta, mas não é. Sou uma pessoa de hábitos arraigados. Dispenso novidades às seis da manhã.

E também quando chego do trabalho. Não dá para pensar muito no que escrever. Se eu demorar muito, não escrevo. E depois que eu escrevo, eu gosto de desenhar um pouco. E existem também todos os outros projetos.

É preciso estar atento e forte. We can work it out.

Nenhum comentário:

Frase do dia